O que é a multipropriedade imobiliária?

4 minutos para ler

Você já pensou em ter uma casa na praia ou no campo, flat, resorts, quarto de hotel, mas esbarra no valor de Investimento? E se você pudesse compartilhar uma propriedade com outras pessoas? Então acompanha esse texto pra entender melhor sobre a Multipropriedade Imobiliária.

O que é a Multipropriedade imobiliária?

De acordo com a norma, a multipropriedade imobiliária nada mais é do que “o regime de condomínio em que cada um dos proprietários de um mesmo imóvel é titular de uma fração de tempo, à qual corresponde a faculdade de uso, com exclusividade, da totalidade do imóvel, a ser exercida pelos proprietários de forma alternada”.

Explicando de uma maneira mais clara, pode-se dizer que essa forma de co-propriedade permite o compartilhamento de imóveis, com uso em tempo proporcional ao investimento que foi realizado pelo proprietário. Sendo assim, na prática, um mesmo imóvel terá diversos donos, tendo em vista que cada um deles pagou por apenas uma FRAÇÃO do valor total da propriedade.

Desse modo, cada um dos titulares exercerá pleno domínio sobre o imóvel em períodos do ano pré-determinados. Para essa situação, dá-se o nome de time sharing, que é quando os adquirentes possuem a propriedade e podem utilizar o bem por quantidades de tempo previamente fixadas entre os donos. Como exemplos disso, podemos citar as casas de veraneio, resorts, recantos de repouso e férias.

Multipropriedade no Brasil

Essa modalidade de investimento e de viagem já é bem difundida no mundo todo. No Brasil ainda é novidade, por isso é a hora certa de considerar esse tipo de investimento. 

O Projeto de Lei de Multipropriedades foi sancionado em dezembro de 2018 e tem como objetivo dar mais segurança para o comprador final e estimular a prática no Brasil.

Como funciona?

A multipropriedade imobiliária parte da ideia de que o imóvel será fragmentando em unidades periódicas, e a fração de tempo não pode ser menor que 7 dias. Uma das primeiras conclusões a que se pode chegar é que o imóvel nesse regime deve contar com, no máximo, 52 unidades periódicas, já que há 52 semanas em um ano. E vc pode adquirir 1 semana, 2 semanas, 1 mês, etc… Isso te dará garantia de uso ou direito de renda, durante esse período em que vc é o dono.

Quais são as vantagens?

Melhor ter 10% e usar 100% do que ter os 100% e usar 10%, concorda? Ao adquirir uma multipropriedade você não terá um imóvel subutilizado, como acontecem com as casas de praia na baixa temporada;

Você poderá adquirir uma propriedade de alto padrão investindo muito menos dinheiro do que seria necessário para ser o proprietário exclusivo do imóvel;

Você irá gastar muito menos com custos fixos e de manutenção, uma vez que as despesas são divididas com os demais proprietários;

Existe a possibilidade de você remunerar o tempo em que o imóvel não é usufruído ao deixá-lo disponível para alugar, ou seja, você poderá rentabilizar a propriedade;

Gostou da ideia? Então fale com a nossa equipe agora mesmo! A gente tem uma super oportunidade para vc investir em um fantástico hotel resort com águas quentes termais, complexo aquático, parque indoor, piscina de surfe, praça gastronômica e muito lazer para vc e sua família poderem desfrutar através desse sistema.

Entre no nosso site ou fale com a gente pelo telefone ou whats de plantão.

contato whats
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-
Open chat