Muro de arrimo: 3 pontos importantes para considerar

3 minutos para ler

Se você possui, ou esta considerando comprar um terreno com declive ou irá realizar uma terraplanagem em uma área inclinada, pode ser extremamente importante considerar construir um muro de arrimo. Chamado também de muro de contenção, essa estrutura permite que um desnível no solo seja mantido seguro, evitando desmoronamentos e outros acidentes que possam causar prejuízos e dores de cabeça no futuro. Aqui, reunimos três pontos importantes para você levar em conta antes de construir um muro de arrimo.

Consulte um especialista no assunto

Pode até parecer que estamos “chovendo no molhado”, mas, em se tratando de sua segurança, é sempre bom reiterar. Se você está em dúvidas ou já tem a certeza de que precisará construir um muro de arrimo, o primeiro passo é procurar um profissional com conhecimento no assunto para ajudá-lo. Um engenheiro poderá verificar e realizar as análises necessárias para descobrir como será a melhor forma de erguer o muro, garantindo a segurança de seu terreno e contribuindo para a eficiência da obra.

Escolha os materiais e o tipo de muro adequado

Também com o auxílio de um profissional qualificado, é possível pesquisar para decidir qual será o melhor material para o seu caso. Os muros de contenção podem ser erguidos com blocos de concreto cerâmicos, pedras, gabiões de pedra, concreto armado e até pneus. No entanto, a decisão do material será definida pelo tipo de contenção exigida pelo terreno, e há ao menos duas formas: os que são mantidos por gravidade e os por flexão. Confira aqui dicas de especialistas sobre como fazer muro de arrimo.

Pixabay/Pexels

Antes de construir o muro

Recomenda-se que o muro tenha uma capacidade de contenção maior do que a do solo que irá suportar. Isso porque, com as chuvas ou infiltrações, o peso exercido pelo solo poderá ficar maior, causando mais impacto no muro. Também é recomendado realizar a drenagem do terreno antes da construção e preparar o escoamento para que a água não acumule na área de contenção. Além disso, para prevenir danos como infiltração, ou até que o muro desmorone com o tempo é necessário fazer uma boa impermeabilização.

Construction Projects/flickr

Agora que você já sabe algumas informações importantes sobre como fazer muro de arrimo em seu terreno, é hora de colocá-las em prática. Lembre-se de consultar a experiência dos profissionais e de pesquisar sobre a qualidade dos materiais que serão utilizados na obra.

Um muro de contenção bem calculado e executado garante a estabilidade de seu terreno por muito tempo, evitando eventuais situações que possam gerar problemas e até acidentes. Por isso, todo cuidado é válido na hora de zelar por sua propriedade e seus arredores.

Quer um terreno para iniciar seu sonho de construção? Nós temos diversas opções pra você! Fale agora mesmo com um de nossos corretores ou visite nosso site.

contato whatsPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-
Open chat