O que é AVCB e qual a sua importância?

8 minutos para ler

Muitas pessoas não conhecem o AVCB, mas este é um documento fundamental para qualquer estrutura se manter em segurança, seja ela comercial ou residencial. Por conta disso, empreendedores e engenheiros devem trabalhar buscando a aprovação deste documento de prevenção e combate a incêndio.

Ademais, a sigla significa Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros. É uma autorização que garante que a estrutura está adequada com as normas e regulamentações referentes a incêndios, oferecendo dessa maneira uma segurança muito maior para o local.

Qualquer tipo de estrutura física que será usada por pessoas precisa se adequar a estas normas, uma vez que os riscos de um incêndio existem e no caso de uma complicação não estar de acordo com as normas do Corpo de Bombeiros, isso pode ser fatal.

Por isso, independente da estrutura ser residencial, comercial ou industrial, é muito importante estar de acordo com o AVCB. Empreendimentos como:

  • Escolas;
  • Hospitais;
  • Hotéis;
  • Mercados.

Além de uma série de outros estabelecimentos que lidam com a movimentação de pessoas devem estar prontos para agir no caso de um problema que necessite ação rápida dos bombeiros, bem como contar com equipamento de ponta, como um sistema sprinkler contra incêndio.

O ideal é que este documento esteja em um local visível, onde todas as pessoas possam atestar que o Corpo de Bombeiros de fato está autorizando o funcionamento do local, mas isso não é sempre o que acontece.

Embora existam sim pessoas mal intencionadas, a verdade é que a maioria dos novos empresários ou moradores que se tornam síndicos de um prédio não conhecem o AVCB ou nem sabem como emiti-lo.

Nas preocupações do dia a dia, o assunto vai sendo passado para trás, principalmente por se tratar de um processo um pouco mais longo e cansativo. Na correria do dia a dia, muitos leigos acabam deixando de lado essa documentação.

Entretanto, sua importância pede para que qualquer edificação esteja preparada para uma série de situações, por isso o AVCB se torna fundamental.

Caso a pessoa não saiba como lidar com os trâmites legais, pode procurar ajuda no próprio Corpo de Bombeiros ou com empresas especializadas em conseguir adaptar o equipamento de combate a incêndio para as edificações junto a esse órgão regulamentador.

Por que tirar o AVCB?

O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros é um documento fundamental para qualquer edificação. Isso pode ser avaliado por diversos ângulos, tanto de frequentadores do ambiente quanto de seu proprietário.

Em um primeiro ponto, o AVCB é uma garantia de segurança e tranquilidade para qualquer pessoa que decida entrar no local. Ele identifica que os bombeiros avaliaram o edifício e identificaram que ele está apto para receber pessoas.

Por outro lado, o proprietário do local tem documentado a proteção de seu ambiente, seja para um atendimento rápido da parte dos bombeiros, ou para contratar um bom seguro contra danos e contra incêndio com a instalação de sistema de alarme de incendio.

Essa vistoria é minuciosa, avaliando todos os pontos referentes à segurança do local, desde saídas de emergência aos extintores e outros mecanismos de combate ao incêndio, tanto em sua quantidade quanto na localização e qualidade dos materiais.

A checagem também garante o funcionamento adequado de todos os equipamentos, garantindo uma estrutura muito mais segura para o local, e possibilitando que os proprietários sigam usando corretamente o ambiente.

Vale lembrar que os riscos de abrir um estabelecimento sem o AVCB são muito grandes. Por um lado, no caso de um incêndio qualquer seguradora pode se negar a pagar o sinistro ou uma indenização se não existir o documento comprovando a segurança do local.

Entretanto, a situação se agrava ainda mais se houver algum ferido no ambiente. No caso de o incêndio acontecer com pessoas dentro do local, e o auto de vistoria do corpo de bombeiros não for válido, o proprietário se torna responsável.

Isso significa que ele poderá sofrer um processo e até mesmo ser julgado criminalmente, correndo o risco de perder seu negócio e até ser preso dependendo da gravidade da situação.

Os riscos de um incêndio não devem ser levados de maneira leviana. Um acidente como estes pode sair do controle muito facilmente, e levar a uma situação desastrosa, ainda que se comunique rapidamente e os bombeiros prestem socorro imediato.

Por isso, o ideal é você estar em ordem com todas as documentações necessárias para realizar suas atividades, sobretudo documentos que garantem a integridade e a segurança de seus clientes, visitantes e a sua própria, como é o caso do AVCB.

O que o AVCB informa?

Quando você obtém um Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, existe uma série de elementos que são levados em conta para que o empreendimento seja considerado seguro. Todos estes pontos são avaliados por um profissional, dando veracidade para o documento.

Um local que recebe ou que faz a renovação de AVCB é considerado apto a dificultar a propagação do fogo, protegendo as pessoas que estão dentro dele e o próprio patrimônio, uma vez que se torna mais simples controlar esse tipo de situação.

O ambiente também possui todas as ferramentas e mecanismos possíveis para diminuir ou acabar com um foco de incêndio que se instale no local, como mangueiras, extintores e outros equipamentos de proteção.

Estes itens podem ser a diferença quando a equipe dos bombeiros chega ao local, uma vez que eles conseguem lidar com a propagação do fogo e minimizam os riscos com o apoio correto de equipamentos, como a porta corta fogo acústica.

Proporcionar maneiras de o corpo de bombeiros trabalhar no ambiente é outro ponto fundamental, que se encaixa dentro do AVCB. É preciso que os bombeiros profissionais tenham todas as condições necessárias para lidar com a situação.

Na maioria dos casos, o AVCB é uma garantia de que o estabelecimento receberá o Alvará de Funcionamento, um documento fundamental para que uma estrutura comercial possa entrar em atividade.

A ausência destes documentos pode gerar multas e até mesmo o fechamento do estabelecimento, além de ser uma garantia de segurança para todos os envolvidos na abertura do local.

Tanto clientes quanto proprietários se beneficiam desse tipo de estratégia, entendendo e identificando os pontos importantes pelos quais o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros é tão fundamental para qualquer local que tenha movimentação de pessoas.

É um documento obrigatório?

O AVCB é um documento obrigatório para a maioria das estruturas físicas. O único caso de isenção é para edifícios residenciais de uma única moradia, e mesmo nestes casos, se for possível solicitar o AVCB, é uma proteção maior para o local.

Sempre que uma pessoa deseja modificar a área construída ou a ocupação original de um local, ele também deve ser solicitado, bem como no caso de reformas e regularizações. O AVCB também é fundamental para verificar áreas de risco.

Obtendo um AVCB: veja como

O processo de obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de bombeiros não é difícil, mas é longo e muitas vezes demorado, o que acaba se tornando um problema para muitos proprietários.

O primeiro ponto é a visita técnica, um elemento preliminar no qual o corpo de bombeiros avalia todas as características do lugar, tanto físicas quanto de área de atuação do imóvel, entre outros.

Depois, é realizado o projeto arquitetônico, onde todos os documentos são entregues ao Corpo de Bombeiros para avaliação. Normalmente, essa etapa é realizada por um profissional, seja ele arquiteto ou engenheiro.

O projeto de incêndio é o próximo passo, onde são encaixados todos os itens de combate a incêndios que serão utilizados na estrutura, adaptando o espaço do projeto arquitetônico para que a estrutura esteja de acordo com as regras impostas com um armário corta fogo.

Então, é o momento de colocar em prática estas etapas anteriores. Ao aplicar corretamente toda a estrutura de combate a incêndio, você estará permitindo que o local esteja protegido e pronto para o momento final, que é a Vistoria do Corpo de Bombeiros.

Esta segunda vistoria é muito mais detalhada e normalmente com um profissional autorizado para a emissão do Auto, protegendo assim a empresa que está fazendo a movimentação e o local como um todo.

Considerações finais

O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros é mais do que um simples documento necessário para a utilização de um espaço. Trata-se de uma estrutura de segurança e proteção para todos os moradores, visitantes e até profissionais que estão em uma edificação.

Estar com o AVCB é uma maneira de garantir que todos estão protegidos e que no caso de um acidente com fogo, que se transforme em um incêndio, todos os elementos de segurança necessários para a proteção da vida estão em ordem.

Assim, você conseguirá ficar muito mais protegido a longo prazo para cuidar desse tipo de situação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-