Saiba o que é tabela Price e como ela interfere em seu financiamento

3 minutos para ler

O investimento em imóveis é uma escolha certeira para quem quer ter o máximo de segurança com o seu dinheiro, além de oferecer grande potencial de valorização e até a possibilidade de renda passiva com a locação para terceiros. Por isso, saber o que é tabela Price e como ela interfere em seu financiamento pode ser muito interessante.

Não importa se você quer um lugar para viver, se está pensando como investidor ou apenas descobriu uma grande oportunidade de mercado: financiar é uma alternativa que precisa estar na mesa, principalmente devido os valores elevados que envolvem este tipo de negociação. Quer aprender mais sobre o tema? Então, continue a sua leitura!

Afinal, o que é tabela Price?

A tabela Price nada mais é do que um dos sistemas de amortização de financiamentos que estão disponíveis no Brasil nos dias de hoje. Na prática, isso está relacionado com a forma pela qual o cliente vai pagando a sua dívida para o banco ou instituição financeira, previamente estabelecida em contrato assinado entre as partes.

O nome vem do filósofo Richard Price, que foi quem desenvolveu o princípio da metodologia em meados do século XVIII, para ajudar no cálculo de pensões e aposentadorias da época. Com o passar do tempo, a tabela foi sendo incorporada e, atualmente, junto da tabela SAC, é uma das opções vigentes no mercado brasileiro.

Como a tabela Price funciona?

A grande característica da tabela Price é que o cliente paga parcelas iguais, do começo até a quitação da dívida. No entanto, para que isso aconteça, os juros e a amortização variam ao longo do tempo. Na prática, o que acontece é que, no início, os juros costumam ser a maior parte, enquanto a amortização não é tão grande.

Para que o valor da prestação seja constante, a sua composição precisa ser alterada. Já a Tabela SAC vai no sentido oposto, estabelecendo parcelas decrescentes ao longo do financiamento. Isso faz com que seja um sistema um pouco mais previsível e com menores riscos, o que é muito bom para pessoas mais prudentes.

Quais as vantagens de usar a Tabela Price?

Depois de compreender o conceito da tabela Price, fica mais simples entender suas principais vantagens. Como dissemos, um dos seus pontos fortes é a possibilidade de previsibilidade, o que é excelente para quem deseja investir em imóveis, mas não está disposto a correr grandes riscos, como acabar inadimplente em caso de desemprego, por exemplo.

Com as parcelas fixas, a preocupação maior será apenas a de manter o pagamento em dia, o que permite um planejamento financeiro mais assertivo, sobretudo em médio e longo prazo. Além disso, se for viável antecipar algumas prestações, é possível conseguir bons descontos e abatimentos no valor total do empréstimo.

Como você pôde ver, a tabela Price é um dos sistemas de amortização disponíveis no mercado brasileiro, sendo uma opção recomendável para quem se enquadra nos benefícios oferecidos!

Gostou de aprender o que é tabela Price e como ela interfere em seu financiamento? Quer conferir outros conteúdos como este? Então não deixe de assinar a nossa newsletter!

contato whats
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-