Por que investir em imóveis ainda em 2021?

9 minutos para ler

O mercado imobiliário é um dos que segue aquecido, mesmo com todos os elementos que aconteceram nos últimos anos. Por conta disso, investir em imóveis se tornou uma ferramenta muito importante para a maioria das pessoas.

Inclusive, o ano de 2021 é o certo para investir, e mesmo que ele já esteja em sua metade, ainda é importante procurar esse tipo de recurso para conseguir bons resultados financeiros para você, principalmente através de investimentos de qualidade.

Entenda mais sobre a economia no período

É importante ressaltar, ainda, que uma das medidas do governo para lidar com a crise de 2020/2021 foi justamente o corte da SELIC, que é o Sistema Especial de Liquidação e Custódia.

Esta taxa é uma das principais bases de juros no Brasil, e a maioria das tarifas utilizadas por instituições financeiras a tem como base para diversas ações, desde transações bancárias até a venda de uma câmera de vigilância.

Por isso, o fato de o governo ter derrubado esta taxa no ano de 2021, acaba tornando o período excelente para compras que terão um longo período de pagamento, como é o caso de muitos imóveis, dado o alto valor de investimento.

Além disso, a SELIC é a balizadora da poupança e de seus rendimentos. Por isso, deixar a poupança com dinheiro parado acaba sendo muito prejudicial para quem deseja investir, uma vez que a taxa de rendimentos está muito menor.

A bolsa de valores, por outro lado, continua com muita incerteza. Nestes casos, a melhor opção de investimento para conseguir recuperar o valor investido e lucrar em cima, é a materialização desse dinheiro.

Ao transformar seu investimento em bens, você está garantindo que o valor investido continue subindo, por isso é interessante buscar imóveis que contem com soluções administração condominial para obter melhores resultados.

Esse aumento de valores pode acabar sendo muito útil para você. Isso porque ele se torna um bem material, algo que as pessoas desejam. Em um ambiente onde mais e mais pessoas querem um determinado item, ele acaba se valorizando e aumentando de valor.

Como a tendência desse ano é de que as pessoas continuem buscando imóveis para alugar, ser proprietário de um imóvel pode ser muito lucrativo. Ainda assim, este não é o único meio de investir em imóveis com sua estrutura.

Você precisa pensar em como aplicar seu dinheiro corretamente, para garantir assim que não terá problemas no futuro, quando desejar recuperar esse investimento.

Por isso, se há a necessidade de uma pintura de fachadas, você deve buscar este resultado. Lembre-se, o imóvel é uma certeza, porque é um mercado que dificilmente diminui seu valor venal.

Conheça alguns detalhes sobre a taxa SELIC

Para você compreender melhor porque este ainda é o momento ideal para investir em imóveis, é importante conhecer um pouco melhor a taxa SELIC, seu funcionamento e suas vantagens ao utilizá-la em um momento de baixa, como o que o governo estipulou.

A diminuição da taxa SELIC está diretamente relacionada ao potencial de crédito da população. Isso porque os juros oriundos desse tipo de contrato diminuem muito, tornando-se interessante fazer esse tipo de operação.

Dessa forma, as pessoas ficam com um capital maior, o que ajuda a aquecer o mercado nacional e incentiva as pessoas a fazerem mais transações financeiras.

Pensando em conseguir um bom negócio com o valor conquistado, a maioria das pessoas busca o mercado imobiliário, onde, até mesmo, instalações elétricas prediais podem ser bastante lucrativas.

Quando o dinheiro aplicado em uma poupança não é investido, a tendência é que ele perca valor, sofrendo uma redução no seu poder de compra. Isso acaba gerando bolhas que podem ser problemáticas no futuro.

Por outro lado, a injeção de dinheiro nas mãos do público consumidor é excelente para ativar todos os setores do mercado nacional, e gera uma série de novas possibilidades de negócio e de interação para conquistar um capital maior.

No caso de empresas, isso se mostra ainda mais eficaz. Isso porque as companhias conseguem grandes quantias de dinheiro para investimento, o que aumenta suas possibilidades de:

  • Expandir sua área de atuação;
  • Criar novos produtos;
  • Atingir novos públicos;
  • Criar novos postos de trabalho.

Todos estes recursos acabam ficando muito impactantes graças a utilização de recursos conquistados com a baixa da SELIC.

Veja alguns tipos de investimento imobiliário

Se você ainda tem dúvidas de que tipo de investimento deve começar para aplicar bem seu dinheiro, fique atento a algumas possibilidades que estão gerando um bom retorno, e que podem ter um forte impacto financeiro ainda no ano de 2021.

Por isso, quanto mais você conseguir trabalhar seus recursos para conseguir resultados mais satisfatórios, melhor, uma vez que terão impacto direto em seus rendimentos e farão você ficar ainda melhor financeiramente.

Inclusive, caso seja necessário, uma administradora predial pode ajudar você a escolher onde investir, principalmente se estiver em dúvida. Entretanto, algumas opções são as seguintes:

Aluguel de imóveis

Muitas pessoas têm buscado novos locais para morar, em grande parte por conta da crise ocasionada em 2020. Por isso, o mercado de aluguel está muito aquecido, e se valorizando mais a cada dia.

Quando você coloca um imóvel para alugar, tem uma grande possibilidade de conseguir um bom rendimento. Isso porque você recebe uma renda mensal para conseguir explorar enquanto o inquilino estiver morando no local.

Existem duas maneiras interessantes de trabalhar com o conceito de aluguel de imóveis, e você precisa verificar qual mais se encaixa nos seus planos. Se você quer estabilidade, o aluguel convencional com um bom inquilino deve ser o suficiente.

Caso esteja desejando um valor mais alto e mais rapidamente, pode pensar em investir no mercado de imóveis de temporada. É importante ter em mente que ações como o fechamento de varanda com vidro são de sua responsabilidade.

Muitas cidades turísticas recebem pessoas o ano todo querendo passar alguns dias no local, e dispostas a pagar um valor maior que o comum para conseguir esse período de relaxamento e descanso.

Embora o ganho seja maior, nestes casos você não tem a estabilidade de receber a cada mês, e deve se programar para manter a casa quando estiver fora de temporada e as pessoas não quiserem alugar.

Com a dificuldade de muitas pessoas para comprar imóveis, em grande parte por conta da crise que iniciou em 2020 e ainda persiste, aqueles que desejam investir em imóveis têm um grande potencial no aluguel, que segue em franca ascensão.

Imóveis para o comércio

Com a diminuição da taxa SELIC, muitas novas empresas estão começando a despontar. Esses negócios precisam de locais para se instalarem, principalmente os pequenos empreendimentos.

Por isso, trabalhar com prédios comerciais pode ser uma excelente fonte de renda. Além da própria estrutura, você ainda pode lucrar ao firmar parceria com uma empresa de serviços de portaria, por exemplo.

Com um imóvel comercial grande, você pode alugar salas e conseguir vários clientes diferentes, desde comerciantes até profissionais liberais, que dependem do espaço para exercer suas atividades.

Assim, você consegue um recurso muito interessante para o trabalho, além de uma boa renda de retorno mensalmente. É importante ter em mente que o investimento para este tipo de recurso pode ser alto no começo, então é importante estar preparado.

Pontos comerciais também têm sido muito negociados por conta da crise. Muitas empresas fecharam no ano passado, liberando pontos interessantes para o mercado, em locais privilegiados e de alto acesso.

Quando você negocia esse tipo de local com uma empresa, consegue um excelente valor, principalmente se você pegou no momento do fechamento, onde normalmente as empresas oferecem um produto abaixo do preço de mercado.

Dessa maneira, você consegue auxiliar a economia local, ao criar possibilidades para as empresas novas de se estabelecerem e se posicionarem corretamente no mercado, enquanto ao mesmo tempo consegue um bom retorno de seu investimento.

Imóveis na planta

Um mercado que tem ganhado muita visibilidade é o de imóveis de luxo. Cada vez mais pessoas com alto poder aquisitivo têm buscado imóveis mais confortáveis e espaçosos, com diversas funcionalidades para comprar.

Entretanto, estas pessoas não gostam da ideia de comprar um imóvel e esperar anos para poder utilizá-lo. Por isso, todo um mercado surgiu em cima da negociação de imóveis na planta.

Inclusive, alguns avanços tecnológicos como a automação predial podem servir como excelente argumento de vendas.

O imóvel na planta funciona como um investimento a longo prazo, no qual você compra por um preço bem abaixo do mercado, e depois da conclusão da construção o revende, gerando um ótimo lucro em cima disso.

Considerações finais

O mercado imobiliário tem apresentado inúmeras soluções, que podem ser utilizadas como uma excelente fonte de renda para aqueles que têm condições de iniciar o investimento, ou que já possuem imóveis para trabalhar.

Em um momento como o de 2021, onde a crise ainda afeta muito as pessoas, ter um meio de conseguir trabalhar seu dinheiro sem perder capital é muito importante, e o potencial do mercado imobiliário segue em constante crescimento para gerar bons resultados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

contato whats
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-
Open chat