Primeiro imóvel: como escolher o local ideal e não se arrepender?

Primeiro imóvel
4 minutos para ler

A compra do primeiro imóvel é uma tarefa que exige muito cuidado e atenção. O motivo desta preocupação não é apenas o montante de recursos imobilizados em um imóvel, mas, principalmente, a forma como essa decisão poderá impactar na qualidade de vida da família.

Para evitar arrependimentos futuros, diversos fatores devem ser analisados antes de fechar negócio. Além dos aspectos relativos à habitação em si, é fundamental estudar com cuidado o bairro onde o imóvel estará localizado.

Vizinhança barulhenta, distância do trabalho ou violência. Todos esses fatores podem acabar transformando a casa dos sonhos em um grande arrependimento.

Pensando nisso, selecionamos algumas dicas que podem ajudar a escolher de forma certeira o bairro ideal e poder usufruir ao máximo a alegria de comprar a casa própria! Acompanhe!

Considere as facilidades e o comércio da região

Dê preferência a bairros abastecidos por uma rede de comércio, mesmo que pequena. Ter um mercado, uma farmácia ou uma padaria nas redondezas é um diferencial que pode ter grande impacto na vida cotidiana da família.

Muitas pessoas subestimam a importância de viver próximo destas facilidades. Afinal, com um pouco de organização é possível driblar este problema. Entretanto, eventualidades acontecem na vida de todos e poder contar com esse tipo de comércio a poucas quadras de casa pode ser providencial.

Investigue se o bairro escolhido é seguro

É claro que ninguém escolhe viver em um bairro violento por vontade própria. Porém, muitas vezes acabamos sendo pegos de surpresa por uma realidade que não esperávamos.

Isso acontece quando não buscamos as devidas informações com antecedência.

Antes de fechar negócio, é importante conversar com vizinhos, porteiros e comerciantes para saber se o bairro escolhido oferece toda a segurança que a sua família precisa.

Procure saber se é seguro caminhar sozinho à noite pelas redondezas, se assaltos a residências são comuns, etc.

Dependendo da situação, é possível contornar o problema investindo em segurança patrimonial. Porém, dependendo dos hábitos da família, como chegar muito tarde do trabalho, talvez o mais adequado será continuar procurando por um lugar mais seguro.               

Dê preferência a regiões próximas do trabalho e de boas escolas

Gastar muitas horas no trânsito é algo que pode afetar a sua saúde e diminuir o seu rendimento no trabalho. O mesmo vale para quem tem filhos em idade escolar e que precisam acordar muito cedo para conseguir chegar a tempo nas aulas.

Pensando nisso, dê preferência a bairros que tenham fácil acesso aos lugares que sua família frequenta diariamente, como trabalho, escola, academia, etc. Desta forma, você evita o desgaste no trânsito.

Além disso, vivendo próximo das suas atividades diárias, é provável que você se sinta realizada com o imóvel escolhido.

Leve em consideração o perfil da vizinhança

Um ponto importante a ser investigado é o perfil da vizinhança. Ao residir em um bairro com moradores com um perfil parecido com o da sua família, as chances de obter satisfação no novo lar são maiores.

Por exemplo, bairros habitados majoritariamente por jovens casais com filhos pequenos são lugares mais tranquilos e silenciosos. Por outro lado, bairros próximos às faculdades podem ter o perfil mais voltado para o público universitário e, portanto, serem mais agitados.

Pense no potencial de valorização

Ainda que você não esteja comprando o seu primeiro imóvel para investimento, e sim para habitação, é importante considerar o potencial de valorização da região.

Afinal, imprevistos acontecem e uma mudança de emprego, ou até mesmo uma mudança de cidade, podem acabar fazendo com que o primeiro imóvel precise ser vendido antes do tempo esperado.

Escolher a localização ideal nem sempre é fácil, sobretudo quando estamos falando do primeiro imóvel. Se você gostou das dicas que demos neste texto, não deixe de curtir nossa página no Facebook. Assim, você fica sabendo de tudo o que acontece no nosso blog!

contato whats
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-