Descubra as principais características da cidade de Toledo/PR

4 minutos para ler

Você conhece a cidade de Toledo PR? Com certeza, já deve ter ouvido falar de uma cidade do oeste do estado que está ganhando bastante projeção por estar em franca expansão imobiliária, não só pelas oportunidades de trabalho, mas também pelas universidades que estão se instalando nessa região.

Toledo é uma área de colonização recente, que se iniciou ao longo das décadas de 40 e 50, por conta da instalação de áreas comerciais e indústrias. Os núcleos populacionais se formaram porque a região se tornou o celeiro do oeste.

Depois das indústrias, o novo boom de crescimento se deu pela instalação das universidades, que atraem não somente os estudantes de todas as partes do Paraná, mas também de estados vizinhos. Junto aos jovens, as empresas e o comércio também começaram a crescer.

Quer conhecer mais sobre Toledo e entender os motivos que tornam essa cidade um bom lugar para morar? Confira!

O clima quente de Toledo

Para quem gosta de calor, a região de Toledo é ideal para viver. O verão é a estação do ano mais longa, abafada e muito quente. Já o inverno é mais curto e ameno, trazendo qualidade de vida para os moradores. Ao longo do ano, a temperatura média varia de 10°C a 30°C.

A localização privilegiada

Toledo está localizada na região oeste do estado — antes pertencendo à comarca de Foz do Iguaçu, passou a ser um município emancipado em 14 de novembro de 1951.

Pela proximidade com a tríplice fronteira, por muitos anos, serviu como o quintal das grandes empresas que estavam instaladas em Foz.

No entanto, sua emancipação se deu pela colonização a partir da criação de um celeiro industrial da região oeste, quando Toledo se tornou sede de empresas gaúchas que estavam voltadas para a produção de suínos.

A expansão acelerada se deu pela necessidade da criação de um município estruturado que comportasse as necessidades das indústrias que ali se instalavam. Com isso, a região ganhou a infraestrutura necessária para manter a qualidade de vida dos seus moradores.

A economia crescente de Toledo

Toledo é a capital do agronegócio do Paraná, concentrando diversas cooperativas e demais empresas que estão ligadas ao ramo da produção de grãos.

A cidade conta com um parque industrial e é a maior produtora de milho do estado, com o décimo melhor PIB (Produto Interno Bruto) do Paraná. Com esses dados, Toledo se apresenta como um excelente município para a instalação de novos empreendimentos e com grandes oportunidades de trabalho pela expansão.

No quesito educação, o município apresenta uma média de desenvolvimento da educação básica acima do registrado no país. São diversos centros universitários instalados em Toledo, o que tornou a cidade um polo universitário muito forte no estado.

A diversão garantida

O turismo é uma das maiores características de diversão para os moradores e visitantes de Toledo. São vários locais para visitar e descobrir na região. Para quem gosta de comer bem, a cidade também conta com uma gastronomia regional forte — Toledo é a “Cidade do Porco no Rolete” e conta com mais de 17 festas populares ao longo do ano.

Esporte, arena de rodeio, pavilhão de exposição e muita cultura podem ser encontrados na cidade de Toledo, atendendo à demanda de lazer para todas as idades.

Apesar de Toledo estar localizada a 540 quilômetros da capital do estado, a cidade oferece aos seus moradores toda a infraestrutura necessária para viver com qualidade de vida. Apresentando expansão econômica e imobiliária, o município é uma opção para quem busca um bom lugar para viver e com oportunidades de crescimento.

Gostou deste post sobre Toledo PR e as suas principais características? Então, siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades da região. Estamos no Facebook, no Twitter e no YouTube.

contato whatsPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-
Open chat