Quais cuidados se deve ter ao comprar um terreno

comprar um terreno
6 minutos para ler

A venda de áreas para construção é um dos tipos de investimento imobiliário que vem crescendo nos últimos anos. Por isso, o número de terrenos à venda chama a atenção dos investidores, já que apresentam baixo custo de manutenção, sofrem grande valorização e podem trazer maior estabilidade ao proprietário — tanto para uma futura moradia quanto para se tornar fonte de renda.

Por isso, é importante entender todos os cuidados e os benefícios de investir na compra de terrenos. Quer saber mais sobre os cuidados ao comprar um terreno? Confira algumas dicas valiosas que separamos para você neste post!

Verifique o registro e a aprovação do imóvel

Um dos primeiros cuidados ao comprar um terreno é verificar o registro do loteamento, as licenças, inclusive a ambiental, e a aprovação do projeto, pois isso é uma garantia de que o terreno está regularizado em todos os sentidos. Outra dica é buscar na Associação das Empresas de Loteamento e Desenvolvimento Urbano (AELO) o “Selo de Regularidade de Aprovação” dado às obras regulares.

Após isso, é possível pedir uma certidão de propriedade, com negativa de ônus e alienações, que é a prova de que o imóvel está desembaraçado e pode ser comprado legalmente, sem que o novo proprietário herde dívidas anteriores. Verificar a matrícula individual do lote também garantirá ao comprador que o terreno não configura uma ocupação irregular.

Para quem procura terrenos em condomínio, é preciso, ainda, verificar as certidões pertinentes a ele e aos seus proprietários, como a quitação das mensalidades de condomínio e IPTU, pois as dívidas de taxas e mensalidades do antigo proprietário serão “herdadas” pelo novo.

Consulte a metragem do local

Seguindo o Plano Diretor de cada município, os lotes à venda devem conter uma metragem mínima – para Toledo-PR essa metragem é de 250 metros quadrados, com ao menos dez metros de frente. No entanto, você precisa saber se esse espaço é o suficiente para o seu projeto de construção ou para investimentos futuros. Na hora de decidir, analise a construção que você pretende fazer, com todos os detalhes tanto dentro quanto fora de casa.

Não se esqueça de observar os recuos laterais e frontais da construção que estão previstos na lei municipal em vigor, assim você terá um parâmetro sobre o espaço a ser construído no terreno que você está buscando.

Analise a localização do terreno

Não compre nenhum terreno sem visitar o lugar antes! Avalie tudo o que está ao redor da área, já que a infraestrutura fará toda a diferença tanto se você quiser construir quanto se tiver a intenção de vender depois da valorização.

Fique atento a:

  • histórico de segurança da região;
  • acessibilidade ao terreno;
  • distância que você percorrerá para suas atividades diárias;
  • quais são os projetos de expansão da região. Por exemplo, terrenos que estão próximos a novas unidades de shoppings ou universidades tendem a ser mais valorizados.

Busque informações sobre a qualidade do solo

Fique de olho nas condições do solo! Se for mais acidentado ou estiver em um declive, por exemplo, você terá maiores gastos com terraplanagem na hora de construir.

Peça uma análise realizada por especialistas para entender quais serão os obstáculos na hora da construção, se existem pedras ou árvores nativas que não podem ser cortadas, além de identificar rios, córregos ou nascentes na região que atrapalhem a exploração do solo.

Observe a incidência solar

Pensar na posição do sol que o terreno recebe é fundamental na hora de fazer a planta da sua construção. Se a área não recebe boa incidência de luz, isso poderá aumentar os custos na hora de planejar sua casa!

Analise a posição do terreno

O local onde a área está localizada dentro do quarteirão pode influenciar diretamente o valor do terreno. Se outros terrenos estão vagos ao redor, as construções dos vizinhos podem interferir na sua planta, fazer sombra ou prejudicar a incidência de sol.

Busque sempre por terrenos que sejam de esquina, isso irá valorizar e ajudar a diminuir as alterações no seu projeto de construção.

Confira a estrutura do local

Nunca compre um terreno sem antes visitá-lo, assim é você tem a certeza de que ele não está localizado perto de brejos ou mesmo em áreas de proteção ambiental. Recomenda-se verificar também informações sobre prestação de serviços públicos como água, luz, coleta de lixo e transporte público.

Analise o crescimento da vizinhança, do bairro, os investimentos que estão sendo ou serão feitos em termos de infraestrutura, comércio, acesso para a região e as construções do entorno. Tudo isso são fatores que ajudam na decisão de compra de um terreno.

Verifique a valorização

Comprar terrenos pode ser um investimento bem vantajoso a médio e longo prazo. Ele é um bem durável que só tende a aumentar de valor por conta das melhorias em infraestrutura da região, crescimento do setor imobiliário, entre outros fatores que contribuem para essa valorização. Além disso, todos os fatores citados anteriormente sobre a estrutura do local também ajudam na valorização o terreno.

Não só para moradia, mas também como fonte de renda, o investimento em terrenos pode gerar boa rentabilidade, principalmente devido à elevação do poder de compra da população e ao aumento salarial nos últimos anos.

Certifique-se de que a empresa é confiável

Quando estiver procurando terrenos à venda, sempre consulte o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) para confirmar se a empresa corretora é idônea e tem boa reputação no mercado. Esse ponto é muito importante, pois não adianta estar atento a todo o processo burocrático se ele não for fechado com uma empresa responsável e honesta. Portanto, verifique o histórico da empresa, peça referências e visite outros loteamentos já lançados por ela.

É preciso estar atento! Na hora de fechar contrato, faça a leitura detalhada do documento e com muita atenção. Todas as cláusulas precisam ser claras e conter cada detalhe da transação. Procure um advogado se tiver dúvidas e faça uma compra segura e consciente.

Que tal, gostou deste post com os cuidados ao comprar um terreno? Então aproveite a visita ao blog para assinar nossa newsletter! Assim, você receberá informações atualizadas direto na caixa de entrada do seu e-mail.

contato whatsPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-
Open chat