Afinal, quando vale a pena financiar um imóvel? Entenda

3 minutos para ler

O sonho de muitos brasileiros é parar de pagar aluguel e adquirir a casa própria. Mas nem sempre é possível fazer uma compra à vista. Por isso, é muito importante entender todos os detalhes e avaliar quando vale a pena financiar imóvel.

Para que você faça o melhor negócio, separamos algumas dicas que ajudam a entender qual é o momento ideal para investir. Vamos lá?

Períodos de crise

O mercado imobiliário é um termômetro de como a economia do país está se comportando. Em períodos de crise, o governo tende a injetar dinheiro nos bancos para melhorar as condições de créditos dos consumidores, que tendem a reduzir os gastos.

Se por um lado a demanda por imóveis reduz, por outro, aumenta a oferta de propriedades disponíveis e, nessa equação, os preços finais caem. Com isso, quem está preparado para fechar negócio tem a oportunidade de adquirir imóveis ainda melhores por valores mais acessíveis.

Condições de juros e créditos vantajosas

Acompanhar os índices do mercado imobiliário e o desenvolvimento da economia é muito importante para quem está em busca de um bom negócio. As variações da taxa Selic influenciam diretamente os juros e a liberação de crédito dos bancos para o financiamento de imóveis.

Quanto mais baixa está a Selic e, consequentemente, as taxas de juros, mais barato é o financiamento de imóveis em longo prazo. Por isso, é importante se atentar aos negócios para acertar o momento ideal da compra.

Períodos específicos do ano

Esse é um ponto que nem todo comprador leva em consideração. Porém, no fim do ano, é mais fácil negociar os preços e conseguir bons negócios, já que anualmente é preciso pagar impostos e seguros, que podem ter valores altos.

Portanto, entre novembro e dezembro, podem surgir muitos negócios favoráveis para o cliente, com descontos interessantes que podem pesar bastante no valor final da compra.

Situação financeira estável

Esse é o principal ponto a ser considerado na hora de investir em um financiamento. Assumir um compromisso de pagamento ao longo de 20 ou 30 anos vai demandar uma boa organização financeira para não correr o risco de perder o imóvel para o banco nesse período.

Além da estabilidade para garantir os compromissos financeiros assumidos com o financiamento, é importante estar resguardado com uma poupança para dar de entrada na compra e aliviar o valor das prestações mensais.

A organização financeira e a busca pela melhor oportunidade de negócio são essenciais para tomar a decisão de investir em um financiamento de imóvel. Além de estar preparado para cumprir com os compromissos financeiros assumidos, também é importante fazer uma reserva mensal para eventuais momentos de dificuldades financeiras ao longo do período do contrato.

Agora que você já sabe quando vale a pena financiar imóvel, aproveite a visita ao nosso blog e leia agora mesmo o post “Passo a passo: conheça o processo de compra de imóvel por meio de uma imobiliária” para ficar por dentro dos melhores negócios.

contato whats
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-