Conheça dicas essenciais ao reformar sua casa de campo

8 minutos para ler

Muitas pessoas sonham em ter uma casa de campo bonita e aconchegante. No entanto, para conquistar a “casa dos sonhos”, é preciso investir reformas, para adaptar os ambientes conforme às nossas necessidades, personalidade e desejos.

Contudo, a palavra “reforma” pode assustar muitas pessoas. Afinal de contas, é algo que demanda tempo, dinheiro e muito planejamento, já que é preciso concentrar esforços para que tudo saia conforme o projeto desenhado.

Além disso, é necessário estar sempre preparado para eventuais incômodos durante a reforma, como a quebra de uma estrutura, a falta de um material ou um acontecimento que pode exigir maior tempo de obra.

Por esse motivo, separamos algumas dicas essenciais ao reformar sua casa de campo, para construir um local extremamente agradável, confortável e aconchegante. Acompanhe a leitura e saiba mais!

1 – Faça um planejamento detalhado das etapas da reforma

O primeiro passo para reformar a sua casa de campo é investir em um planejamento detalhado de todas as etapas, incluindo o orçamento disponível e o tempo necessário para executar a obra.

O planejamento é fundamental para elencar os principais custos, além de definir o período necessário para a reformulação de cada ambiente, bem como a quantidade de profissionais envolvidos no trabalho e quem será o responsável por cuidar de todo o processo.

Sendo assim, a reforma de imóveis inclui a criação de um plano completo, para determinar quais são os tipos de mudanças necessárias, levando em conta a disponibilidade financeira dos proprietários da casa.

Afinal de contas, estabelecer um orçamento prévio ajuda no controle de gastos, evitando possíveis dificuldades com a renda mensal. Inclusive, recomenda-se reduzir o valor de algumas despesas, para que a reforma não fique dispendiosa.

Quanto ao cronograma, ele irá ajudar a definir uma data limite para o fim das obras, sendo possível acompanhar o avanço da reforma e a preparação da casa, conforme o desejo dos proprietários do local.

2 – Invista em móveis planejados

Os móveis planejados são a alternativa certa para quem busca exclusividade e não se contenta com a limitação de modelos prontos, isto é, produzidos em série e padronizados. 

Além de contribuir para a sofisticação dos ambientes, os móveis planejados são capazes de transmitir uma sensação de aconchego, algo valioso para as casas de campo.

Como exemplo, pode-se ter armários planejados para quarto, fabricados em madeira nobre, para dar ares de rusticidade ao ambiente. 

Fora que, com essa mobília, é possível dimensionar estruturas conforme as medidas do quarto, contribuindo para melhor racionalização do espaço.

Entre outras vantagens dos móveis planejados, destacam-se:

  • Ajudam na organização do ambiente;
  • Possuem uma aparência extremamente elegante;
  • São mais duráveis e resistentes;
  • Contribuem com a valorização do imóvel.

Vale dizer que, além dos armários em madeira, MDF ou outro material nobre, é possível investir em móveis de fibra sintética, que também combinam muito com as características das casas de campo.

Normalmente, as fibras são feitas em polipropileno, uma espécie de plástico moldado por meio do aquecimento de aditivos anti-UV, para evitar o ressecamento e a descoloração.

Tanto que, por esse motivo, esses móveis podem ser usados em áreas abertas, como varandas e jardins.

3 – Escolha pisos de alto padrão

Os pisos também influenciam muito na aparência da casa de campo, sendo um dos principais responsáveis por traduzir os sentimentos de conforto e trazer a sensação de que estamos no interior, longe dos grandes centros urbanos.

Uma opção é comprar piso laminado, um revestimento de alta qualidade, com materiais que imitam madeira nobre. Além disso, o piso tem alta durabilidade, sendo indicado para locais com grande tráfego de pessoas, como as salas.

Para quem busca economizar com a compra de revestimentos, o piso laminado também aparece como uma excelente alternativa em termos de custo-benefício, já que o preço médio do revestimento é muito mais barato do que os pisos em madeira maciça.

Mas para as casas de campo localizadas em regiões mais frias, o ideal pode ser um investimento no carpete em placas

Esse revestimento já é o preferido em muitos projetos arquitetônicos, não só em residências, mas também em escritórios, visto que ele oferece isolamento térmico-acústico, além de ser muito elegante.

Outra vantagem se refere à própria manutenção do carpete. Diferentemente do que muitas pessoas pensam, é possível manter a limpeza do revestimento somente com o uso de aspirador de pó e, quando necessário, fazer uma higienização mais completa com produtos específicos.

4 – Abuse de materiais em madeira

A madeira é uma grande aliada das casas de campo. Praticamente todos os projetos de reforma utilizam esse material, pois além da alta durabilidade e resistência, a madeira também reforça a sensação de aconchego, dando uma aparência rústica aos imóveis.

Tanto que em algumas casas de campo é comum que o caibro de madeira fique evidente e seja parte da decoração. 

A estrutura é usada para conferir melhor a sustentação de telhados e coberturas em geral, sendo instalado de forma inclinada.

Além dos caibros, é possível fazer uma decoração com outros artigos em madeira, como ornamentos, cadeiras, mesas, suportes, estantes, mobílias, etc.

5 – Tenha plantas dentro de casa

Quando pensamos em casa de campo, logo nos vem à cabeça a imagem da natureza. Isso porque esses estabelecimentos geralmente estão localizados em regiões do interior, em áreas preservadas ou em fazendas, longe das movimentadas cidades.

Por esse motivo, é importante traduzir esse imaginário para dentro da casa de campo, colocando a natureza em contato com os moradores e visitantes.

Uma solução é contratar uma empresa de jardim vertical para contribuir com o design da casa, utilizando plantas e flores para compor a decoração. 

Muito mais do que a rusticidade, os jardins verticais são verdadeiras intervenções paisagísticas que podem valorizar o imóvel e contribuir para o bem-estar das pessoas.

O uso de vegetação dentro da casa de campo torna a construção menos agressiva ao meio ambiente, pois se tratando de um elemento natural, o jardim é capaz de amenizar a radiação solar, filtrar e descontaminar o ar e atuar como isolante térmico.

Para quem não deseja investir em um jardim vertical, outra opção é colocar plantas dentro de casa, como pequenos vasos em cima das mesas, ou até mesmo samambaias penduradas nos ambientes.

6 – Construa espaços isolados dentro de casa

O contato com a natureza é ótimo, mas as casas de campo também são conhecidas pela sua privacidade. Por esse motivo, durante a reforma do local, muitas pessoas buscam soluções para fechar espaços abertos, como varandas e sacadas.

Uma forma de fazer isso, sem perder a beleza das paisagens do campo, é com o fechamento de sacada com vidro

Essa é uma tendência bastante comum em apartamentos, mas que aos poucos tomou conta de casas com espaços abertos e sobrados com sacadas.

O envidraçamento deixa o local com uma vista panorâmica, além de contribuir com a beleza do imóvel. Por conta disso, sacadas fechadas com vidro tendem a valorizar as casas, aumentando o preço de venda e locação.

Ademais, o fechamento de sacada oferece grande segurança, principalmente para crianças e animais domésticos. Assim, eles podem brincar à vontade nesses espaços, sem a preocupação de possíveis acidentes.

Vale dizer também que o envidraçamento contribui com a limpeza, pois evita a entrada de pó, sujeira e animais indesejados, contribuindo para a conservação da sua casa de campo.

7 – Dê um toque pessoal na decoração

A personalidade é indispensável para uma boa reforma da do imóvel. Afinal de contas, mesmo que a casa de campo não seja o local onde você irá morar, sendo usada somente para finais de semana e férias de família, ela precisa traduzir os desejos de seus moradores e proprietários.

Isso tudo contribui para a construção do sentimento de pertencimento ao local, algo imprescindível para o bem-estar e conforto dos residentes.

Sendo assim, busque escolher revestimentos, pisos, móveis e artefatos decorativos que sejam  “a sua cara”, além de personalizar o ambiente conforme seus gostos pessoais.

Conclusão

O sonho de uma casa de campo diferenciada, única, extremamente confortável e bonita, não precisa ser algo inatingível. 

Ao contrário, com um bom planejamento e levando em conta as principais tendências de reforma e design de interiores, é possível ter um ambiente agradável e ainda economizar com a obra.

Além disso, vale a pena focar em materiais mais rústicos, para traduzir o ar interiorano da casa de campo, sem perder a sofisticação e elegância.

Em contrapartida, é importante não ignorar os seus desejos e dos demais moradores, para que a sua casa de campo seja reformada conforme os interesses e necessidades dos residentes, imprimindo a personalização do local e contribuindo para a valorização do imóvel.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

contato whats
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-