Saiba como evitar surpresas ao alugar um imóvel para morar

alugar um imóvel
3 minutos para ler

Para quem está pensando em alugar um imóvel, o que não falta são anúncios de oportunidades em placas na rua, imobiliárias e na internet. Mas, com todas essas ofertas, é preciso tomar alguns cuidados para evitar problemas futuramente.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas essenciais de precaução antes de escolher o imóvel perfeito para você. Confira:

Faça as negociações com a imobiliária

Uma forma mais segura, tanto para quem for alugar um imóvel (locatário) como para o proprietário (locador), é fazer as negociações com o intermédio de uma imobiliária, que cuidará dos direitos de ambos os envolvidos na locação, além de explicar sobre prazos e burocracia necessária.

Mesmo quando aparecerem ofertas de aluguéis mais econômicos para serem tratados diretamente com o proprietário, reconsidere a segurança de contatar uma imobiliária.

Visite o imóvel antes de acertar qualquer valor

Infelizmente, muitas pessoas passam pelo incômodo de alugar um imóvel que, pela internet, tem fotos fantásticas, mas na realidade é bastante diferente. Para evitar isso, visite o imóvel e certifique-se da veracidade das fotos e das reais condições do lugar antes de fazer qualquer pagamento ou assinar algum contrato.

Quando houver uma negociação em outra cidade ou estado e a visita for quase impossível, tente buscar alguma recomendação do imóvel, procure algum site que tenha comentários sobre a imobiliária ou imóvel. 

Exija a vistoria do imóvel

A vistoria é um assunto de muito debate quando se trata de locação, pois o locador não quer sair no prejuízo e o locatário não quer ter despesas injustas. As imobiliárias estão mais que acostumadas a tratarem dessa questão, portando, antes de assinar e concordar com os resultados da vistoria, faça uma visita com o profissional responsável pelo imóvel e revise a lista com ele.

Repare no encanamento, nas tomadas, lâmpadas e manchas nas paredes causadas por infiltração. Acrescente no relatório da vistoria o que você achar relevante e assine junto com o locador. 

Deixe claro, de preferência por escrito, como será feita a entrega do imóvel. Em alguns casos são cobrados reparos antes da devolução das chaves, como a renovação da pintura das paredes por parte do locador. Para não surgir imprevistos é preciso deixar essas condições de acordo e esclarecidas.

Revise o contrato e não fique com dúvidas

Todas as informações referentes aos valores do aluguel, garantias e datas estarão escritas no contrato. Por isso, leia com atenção esse documento e questione quando alguma cláusula não estiver de acordo ou estiver confusa. O contrato reitera os direitos e deveres do locador e locatário.

Fique atento a golpes

A desonestidade não é exclusividade de nenhum ramo. Infelizmente, existem pessoas querendo tirar vantagem de outras durante a locação. Por isso, tenha atenção a ofertas muito baixas, fotos falsas de imóveis, contratos ilícitos, documentações irregulares, entre outros. Nesse caso, o barato poderá sair muito caro.

O principal meio de se proteger de qualquer risco é a paciência. Pesquise, pergunte e visite vários lugares antes de alugar um imóvel. Assim, você encontrará a casa ou apartamento adequado ao seu momento de vida sem ter dores de cabeça.

Para ler mais dicas como essas assine nossa newsletter, nos acompanhe nas redes sociais e não perca as novidades!

contato whats
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-