Morar em sobrados: entenda por que é ideal para a família!

4 minutos para ler

Debruçar-se na janela e olhar para a vida de uma ótica elevada e, por que não dizer, ampla. Essa frase parece que foi retirada de um livro de romance, mas descreve uma situação vivida pelas pessoas que moram em sobrados. Os benefícios desse tipo de imóvel ultrapassam em muito o simples fato de observar os arredores do alto.

Neste artigo, explicaremos o que leva uma moradia a ser considerada um sobrado. Além disso, apontaremos os principais benefícios de residir com a família nesse tipo de imóvel. Acompanhe os próximos tópicos!

Quais são as peculiaridades dos sobrados?

A história dos sobrados remonta à época do Brasil colonial. Nesse período, morar nesse tipo de residência indicava a nobreza de uma família. Atualmente, o aspecto “nobre” aparece nos atributos típicos desses imóveis. Podemos dizer também que são edificações versáteis, pois permitem a sua construção tanto em metragens pequenas, quanto em maiores.

Um sobrado é caracterizado pela existência de dois ou mais andares. O primeiro pavimento pode ser uma residência, um comércio ou uma garagem. Embora sejam mais comuns em cidades, devido ao tamanho restrito dos lotes, os sobrados também são construídos em áreas rurais.

Que vantagens existem de morar nesse tipo de imóvel?

Para algumas pessoas, o sobrado revela o estilo de vida e a personalidade dos proprietários, enquanto outras optam por esse tipo de moradia visando à praticidade. Não importa a razão da escolha: existem benefícios que só esses imóveis oferecem. Quais são eles? Confira.

Espaço

Famílias grandes ou casais que pretendem ter filhos costumam gostar do espaço que os sobrados disponibilizam. Como a residência se projeta para cima, a metragem do terreno não influencia na quantidade de cômodos. Dessa forma, é possível construir uma área gourmet, um jardim interno ou um espaço de lazer para os pequenos.

Existem projetos que deixam, propositalmente, uma metragem livre no terreno para a elaboração de uma área de convivência. Dessa forma, existe a possibilidade de inserir uma piscina ou um cantinho para leitura, para descanso ou para reunir os amigos. Normalmente esse ambiente fica nos fundos do sobrado, de forma a garantir a privacidade da família e dos convidados.

Privacidade

Falando em privacidade, os sobrados ganham se comparados a outros tipos de imóveis. Um dos motivos é a ausência de compartilhamento de um mesmo espaço com várias residências, como acontece com os apartamentos

Outra razão é que os projetos destinam os ambientes íntimos, como os quartos, aos andares superiores. Essa posição impede a visão de pessoas que circulam pela área externa do imóvel, além das visitas que estão na sala ou em outro ambiente de recepção.

Ventilação

Existe um conceito na arquitetura chamado ventilação cruzada, que significa a abertura de janelas em paredes opostas ou adjacentes, com o intuito de favorecer a entrada e a saída do ar. Desse modo, os ambientes ficam arejados e com uma temperatura agradável, mesmo nos meses mais quentes do ano.

Esse sistema é mais fácil de ser aplicado nos sobrados, em especial nos andares superiores, por meio do posicionamento de janelas frontais, traseiras e laterais — além da utilização de brises que se abrem ou fecham, dependendo da quantidade dos ventos.

Segurança

Podemos citar também a segurança como um dos benefícios dos sobrados. Como já dito, diferentemente dos apartamentos e condomínios, esse tipo de imóvel tem exclusividade em um terreno. O resultado é a movimentação de apenas pessoas da família ou convidados dentro dos limites da propriedade.

Morar em um sobrado é uma excelente escolha. Com todas as vantagens citadas no artigo, percebemos que os moradores ganham qualidade de vida — um aspecto que faz toda a diferença na satisfação da família. Considere essa possibilidade e obtenha um imóvel que vai realizar os seus sonhos!

Gostou de saber os principais benefícios de morar em sobrados? Você está pensando em comprar esse tipo de imóvel? Existe alguma dúvida? Deixe um comentário neste post!

contato whats
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-
Open chat