Até quando contar com o suporte da imobiliária na compra de imóvel?

suporte da imobiliária
4 minutos para ler

Realizar a compra de imóvel com o suporte da imobiliária, certamente, facilita muito o processo de pesquisa, avaliação e negociação. Isso porque essas empresas são especialistas nisso e dedicam todo o seu tempo e recursos a prestar um serviço de excelência na intermediação entre o comprador e a aquisição do imóvel ideal.

Se você quer entender melhor a importância de contar com esse suporte especializado, continue lendo. Separamos algumas dicas importantes que vão esclarecer isso para você e lhe ajudar a tomar as decisões mais acertadas. 

1. Auxílio a encontrar o imóvel 

Imagine ter tempo e dinheiro disponível para passar vários dias buscando o imóvel ideal, no lugar certo e na hora propícia para a compra. Se esse fosse um cenário possível para quem está em busca de comprar um imóvel, as imobiliárias não seriam tão requisitadas, certo?

Além de possuir os recursos necessários para a captação de imóveis, entra também o know how que dificilmente um cidadão comum tem. Isso faz toda a diferença na hora de captar, avaliar e disponibilizar um imóvel para a venda. O consumidor já chega ao imóvel com tudo averiguado e com todas as suas dúvidas e questões prontas para serem respondidas pelo corretor.  

2. Oferecer um corretor de vendas

Uma figura muito importante em todo esse processo é certamente o corretor de vendas. Uma imobiliária com um bom time de corretores têm uma chance muito maior de oferecer um serviço de excelência aos seus clientes.

Há quem enxergue esse profissional de uma maneira simplificada, como se fossem apenas vendedores. A verdade é que, inclusive legalmente, eles são obrigados a oferecer um serviço transparente e diligente à clientela que se, por ventura, for prejudicada pela omissão ou distorção da informação prestada poderão responder judicialmente por isso.

Isso faz com que sejam ainda mais criteriosos em seu trabalho. Um corretor que só pensa em vender e não em ajudar o cliente, certamente está fadado ao fracasso e em risco de até mesmo ter problemas com a justiça.

3. Elaboração do contrato

Outra questão que é muito difícil resolver por conta própria sem o mínimo conhecimento para isso é a elaboração do contrato. Essa atividade, que também é responsabilidade do corretor, visa mediar e firmar a negociação entre dois interessados, o comprador e o vendedor, conciliando os seus interesses e os garantido legalmente por meio de um documento válido.

4. Definição dos valores

Quando o assunto é compra de imóvel, alguns valores importantes entram nessa equação. Abaixo elencamos os principais deles, confira:

  • a comissão pela venda do imóvel costuma ficar entre 6% e 10% do valor total, para imóveis rurais pode acontecer de ser um pouco mais alta;
  • muitos não imaginam, mas o serviço prestado pela corretora também tem custos e pode ser cobrado mesmo se o negócio não for fechado;
  • é normal fazer uma oferta entre 2 ou 5 mil reais abaixo do valor total como contra-proposta quando se está comprando um imóvel.

Vale lembrar também que as comissões e demais valores que possam ser cobrados costumam ser irrisórios se comparados ao trabalho de pesquisa, avaliação e resolução de toda a parte burocrática quando estamos falando sobre compra de imóvel. Pense bem. 

Se você gostou de saber até quando contar com o suporte da imobiliária, assine a nossa newsletter. Sempre temos o melhor conteúdo sobre o ramo imobiliário para você sair na frente. 

contato whats
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-