Afinal, o que é a taxa de vacância? Entenda aqui

3 minutos para ler

O mercado imobiliário é um dos segmentos mais seguros e robustos da economia brasileira, conseguindo passar por diversas crises quase incólume e se mostrando uma opção excepcional para quem deseja investir. No entanto, para aumentar as suas chances de lucrar, você deve conhecer o setor e as suas terminologias, como taxa de vacância.

Esse conhecimento ajuda a decidir quais estratégias adotar e também contribui para um planejamento mais assertivo, o que pode ser a diferença entre ganhar muito dinheiro ou acabar com um tremendo prejuízo que poderia ser facilmente evitado. Continue lendo e aprenda mais sobre o assunto!

O que é a taxa de vacância?

No mercado de imóveis, a chamada taxa de vacância nada mais é do que a relação entre as áreas disponíveis que não foram locadas em um empreendimento e o total de unidades. É um indicador importante utilizado para analisar o setor imobiliário, as suas variações e as possibilidades de determinados investimentos serem vantajosos ou não.

Quando a economia está aquecida, o normal é que haja uma busca maior por propriedades, propiciando o surgimento de novos negócios, o que reduz a taxa de vacância. Por outro lado, durante uma crise ou em uma conjuntura menos favorável, as pessoas tendem a querer economizar, o que aumenta os níveis desse indicador.

O que a taxa de vacância diz ao investidor?

Como você pôde ver, a taxa de vacância é um indicador e a sua avaliação constante pode ser muito importante para investidores, especialmente aqueles que aplicam boa parte dos seus recursos no mercado de imóveis. Sendo assim, quem acompanha esse índice pode ter uma forte intervenção no destino das suas aplicações.

Notadamente, a relação pode ser percebida nos chamados FII (Fundos de Investimentos Imobiliários). De uma maneira resumida, se os empreendimentos que fazem parte deles estão com altas taxas de vacância, eles podem começar a dar prejuízos com as suas despesas, como IPTU, manutenção etc. Desse modo, tendem a não ser opções interessantes.

A taxa de vacância é um bom indicador?

Algumas pessoas ainda têm dúvidas sobre a taxa de vacância ser, efetivamente, um bom indicador. Entretanto, na prática, essa acaba sendo uma métrica muito relevante no mercado imobiliário e merece ser sempre avaliada, uma vez que pode ser um dos fatores que fazem com que um fundo registre desvalorização.

Também é válido perceber que, via de regra, os relatórios de gestão e administração fazem alusão à taxa de vacância, o que confere a possibilidade de realizar uma boa análise antes de fechar negócio. Lembre-se de que, de acordo com o momento econômico, pode haver uma grande variação, sendo recomendável uma boa avaliação para obter uma lucratividade maior.

Como você pôde ver, a taxa de vacância é um dos indicadores mais importantes do mercado imobiliário e conhecê-la pode ajudar a se tornar um investidor melhor!

Gostou de aprender o que é a taxa de vacância? Então, que tal conferir mais artigos como este assinando, inteiramente grátis, a nossa newsletter?

contato whats
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-
Open chat