Vale a pena fazer faculdade em outra cidade?

faculdade em outra cidade
7 minutos para ler

Na vida adulta, é logo cedo que a maioria dos jovens deve optar por qual profissão deseja exercer no futuro. Nesse contexto, uma das decisões mais importantes reside entre permanecer no mesmo município, quando ele tem opções de cursos e escolas, e sair de casa para fazer faculdade em outra cidade.

É muito comum encontrar estudantes que buscam as universidades nos grandes centros urbanos, uma vez que muitas regiões não têm nenhuma oferta, mas é possível, também, que alguns jovens estejam procurando o contrário e prefiram estudar em uma cidade na qual encontrarão maior tranquilidade e segurança.

Se a sua opção é deixar a cidade em que vive para estudar fora, acompanhe este artigo e descubra se vale a pena procurar uma universidade em outros cantos do país:

Qualidade da faculdade em outra cidade

Tão importante quanto escolher em qual curso deseja investir o seu tempo é a escolha da instituição de ensino, pois, em meio a tantas opções espalhadas por todo o Brasil, é possível se enganar por falsas propostas.

Faça uma lista a nível nacional de todas as universidades que oferecem o curso escolhido e, em seguida, busque cuidadosamente por relatos e experiências de quem já estudou nesta ou naquela instituição.

Procure saber sobre a estrutura, qualidade de ensino e a formação dos professores da escola. Visitar a universidade, quando possível, pode facilitar e garantir que a decisão de fazer faculdade em outra cidade tenha sido acertada.

Responsabilidade em morar sozinho

Morar sozinho exige muita disciplina e organização, pois não haverá familiares para controlar seus horários e gastos. Em um primeiro momento, essa sensação de liberdade pode parecer muito boa, mas é preciso ter cuidado para não se perder.

Algumas tarefas como cozinhar, fazer as compras da casa, manter tudo devidamente limpo, lavar vasilhas e pagar as contas, mesmo que sejam simples, precisam ser realizadas com frequência. Por isso, morar sozinho exigirá saber administrar toda essa independência com responsabilidade e compromisso.

Novas experiências e descobertas

Pode parecer que tanta responsabilidade torne negativa a experiência de estudar em outra cidade, mas isso está longe de ser verdade. Deixar a casa dos pais e a cidade na qual se vive para morar sozinho pode promover novas experiências positivas e boas descobertas.

É preciso que a decisão tomada seja enfrentada com a cabeça aberta para todo o novo universo que virá, pois a adaptação é um processo que envolve frustrações e, ao mesmo tempo, favorece importantes aprendizados.

A oportunidade de conhecer novos lugares, pessoas diferentes e aprender a se virar sozinho proporcionará vivências únicas que contribuem para o crescimento pessoal e maturidade. Por isso, tente incluir na rotina alguns hábitos que já tem, como ir à academia, fazer caminhada ou conhecer restaurantes. Isso fará com que você se acostume com a nova realidade em pouco tempo.

Dia a dia na nova cidade

Depois de ter escolhido o curso e certificar-se de que frequentará a faculdade em outra cidade, é muito importante visitar o destino onde pretende ir morar. Somente em uma visita será possível avaliar alguns pontos que poderão gerar conforto, segurança e garantir que essa é a melhor escolha.

Gastos ao fazer faculdade em outra cidade

Obviamente, ao fazer a opção de realizar um curso superior em outra cidade, haverão gastos que precisam ser previstos. Além disso, também é preciso ter uma boa organização da vida financeira a fim de evitar imprevistos, desgastes e problemas desnecessários. Dizemos isso porque cada cidade tem um perfil e um custo de vida diferente.

Por exemplo, se for uma cidade menor do que a você foi criado, talvez exista a possibilidade de economizar no transporte fazendo o trajeto à faculdade ou ao estágio a pé. Isso também traz benefícios, como qualidade de vida e mais tempo — obviamente — já que não estará preso no trânsito.

Porém, pode acontecer de, em uma cidade no interior, dependendo do porte dela, alguns itens serem mais caros do que em uma capital devido à dificuldade de acesso. Obviamente, existem diversos municípios interioranos no Brasil com excelente qualidade de vida e boa infraestrutura.

Todavia, é importante considerar bem cada detalhe a fim de não se surpreender negativamente e aproveitar o máximo desse investimento que é estudar fora de sua cidade.

Distância da família

Esse é certamente um dos maiores desafios ao fazer faculdade em outra cidade para além de questões pragmáticas, como dinheiro. Afinal, nós, seres humanos, precisamos de afeto e das pessoas que amamos por perto para nos sentirmos bem e seguros.

Contudo, a vida também é feita de novas experiências e oportunidades que trazem crescimento pessoal e profissional. Fazer um curso superior fora da sua terra natal certamente enriquece muito não só os seus conhecimentos, mas, também, a sua própria visão de mundo.

Esse é um daqueles ganhos extras que podem passar despercebidos para quem se atém apenas aos obstáculos e não enxergam as oportunidades de crescimento que ele oferece. Pense bem que sair da sua zona de conforto pode ser uma das melhores coisas que você esteja fazendo para si e no futuro, você poderá ficar muito satisfeito consigo por ter tomado essa decisão.

Use isso para crescer, amadurecer e brilhar. Afinal, as pessoas que você ama estarão sempre de braços abertos para recebê-lo de volta quando precisar, e não é preciso transformar esse fator em um elemento de angústia.

Cuidados ao alugar um imóvel pela primeira vez

Para conhecer melhor a cidade, procure por uma imobiliária que seja referência para verificar opções de aluguel, pois esse será um dos principais gastos. Reserve um tempo para andar pelas ruas do bairro que escolher morar e converse com os moradores dali para conhecer sobre questões como segurança, lazer e as possibilidades de transporte até a universidade.

Veja também qual a melhor relação custo-benefício para você. Nem sempre alugar o imóvel mais barato é a melhor solução. Se estiver longe da faculdade e do estágio, ou mesmo em uma região que não oferece segurança, então obviamente não é uma escolha inteligente.

Leve em conta também a infraestrutura da cidade, conforme explicávamos em outro ponto do post. Se o lugar que você pensa em morar não for viável para os seus planos, então é melhor repensar isso e escolher de forma mais acertada.

A boa notícia é que o mercado imobiliário oferece essa facilidade aos estudantes com imobiliárias aptas a oferecer o que há de melhor a quem chega em uma nova região. O estado do Paraná dispõem de excelentes universidades tanto públicas quanto particulares e a cidade de Toledo é um dos destaques nesse quesito.

Escolher bem onde estudar passa também por morar bem e ter o conforto necessário para atingir os objetivos almejados. Não abra mão disso e realize os planos que tanto almeja para o futuro.

Se você gostou de saber se vale a pena fazer faculdade em outra cidade, mas ainda quer esclarecer algum ponto, deixe seu comentário. Será um prazer ajudá-lo a dar esse importante passo em sua vida!

contato whats
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-