Vale a pena alugar um apartamento no térreo?

alugar um apartamento no térreo
4 minutos para ler

São muitas as questões a serem observadas e avaliadas antes de alugar um imóvel. Uma das dúvidas, na hora de escolher um apartamento, é se vale a pena ter uma unidade no nível de acesso ou em um andar mais alto.

Afinal, existem aspectos positivos, mas também desvantagens em alugar um apartamento no térreo — e isso pode ser determinante para seu perfil de inquilino.

A experiência com o térreo pode ser bem diferente que nos demais andares de um prédio. Sua estrutura é considerada única, e isso pode ser muito interessante.

Leia o post e entenda se vale a pena alugar um apartamento no térreo ou não!

Perceba as vantagens da iniciativa

O piso mais próximo ao chão apresenta pontos positivos. Você verá que essa não é uma opção somente para quem tem medo de altura. O morador do térreo terá:

Facilidade de locomoção

Você não precisará utilizar o elevador e muito menos as escadas. Em um dia de cansaço, basta abrir a porta e entrar; nada de cansar as pernas subindo degraus ou mesmo arriscar ficar preso dentro de um elevador.

Brincadeiras à parte, sabemos que rotineiramente até as menores facilidades podem melhorar o nosso dia. Experimente estar atrasado e ter que esperar o elevador, por exemplo!

Acesso rápido

Por conta da proximidade com o pátio e outros espaços comuns — como o salão de festas ou o estacionamento —, o acesso ao apartamento será rápido.

Durante uma comemoração, buscar algo dentro de casa, por exemplo, será algo bem mais prático. O mesmo vale para quem precisa sair de casa a fim de pegar qualquer objeto que tenha sido esquecido no carro, dentro da garagem.

Preço mais acessível

Se o seu orçamento está limitado, essa pode ser considerada uma das principais vantagens. O apartamento no térreo costuma ser um imóvel de valor mais em conta, quando comparado com os outros do prédio.

Por essa razão, o aluguel também se torna mais acessível, e o térreo passa a ser muito procurado.

E agora, entenda as desvantagens dessa locação

Como tudo na vida, também existem os pontos negativos a serem pesados na balança, quando consideramos alugar um apartamento no térreo. Estes podem ser decisivos na sua escolha:

Mais barulho

A proximidade com as áreas comuns do condomínio traz mais ruídos e vozearias para quem mora no térreo.

Você pode manter as janelas fechadas durante alguma comemoração muito barulhenta. Mas, se o barulho da rua e do trânsito também incomodar, vai ser mais difícil se livrar dele.

Ninguém deseja cortar a ventilação das janelas em tempo integral em nome de um pouco mais de silêncio, não é?

Maior frequência de problemas de edificação

A base de toda construção sofre mais do que os demais andares. Isso leva ao surgimento de ocasionais problemas estruturais.

Rachaduras nas paredes, por exemplo, são mais comuns nos andares mais baixos. A umidade é também mais presente, ocasionando “bolhas” nas paredes e danificando a pintura.

Menos privacidade

A privacidade em um apartamento no térreo pode ser comprometida pela sua proximidade com a rua e, ainda, com as já citadas áreas comuns do prédio.

As pessoas que passam conseguem ver dentro do apartamento, dependendo de como fiquem as janelas e portas do imóvel. Por isso, é importante ter cautela.

Outro contratempo eventual pode ser a insegurança, já que o acesso é mais fácil. Pessoas mal-intencionadas podem se aproveitar disso.

O importante é colocar na balança os prós e os contra de alugar um apartamento no térreo. Às vezes, o que incomoda um morador é indiferente ou proveitoso para outros. Fique atento às oportunidades do mercado. Consultar uma imobiliária pode ser uma ideia incrível e trazer grande ajuda para tomar uma decisão apropriada.

Você tem dúvidas sobre esse auxílio? Então, aproveite para entender como uma imobiliária realmente pode ajudá-lo a escolher um lugar para morar. Boa leitura!

 

Apartamentos para alugar em Toledo - PR

contato whats
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-