4 cuidados essenciais para comprar um imóvel na planta com uma imobiliária
Comprar um imóvel na planta pode ser altamente vantajoso, pois, além de fazer o negócio por um preço acessível e com ótimas condições de pagamento, ainda é possível adquirir propriedades com instalações mais modernas, que valorizam o bem.
No entanto, antes de escolher o imóvel e tomar a decisão final, é muito importante saber que existe uma série de cuidados que devem ser tomados no processo. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura do artigo para conferir!
1. Estabeleça critérios
Antes de iniciar a busca pelo imóvel na planta mais adequado às suas necessidades, visitando diversas incorporadoras, lembre-se de que esse será um investimento para longo prazo.
Assim, esse é o tipo de negócio que exige uma análise prévia da sua realidade financeira nos próximos anos, ou seja, é necessário avaliar o valor de cada prestação para ter certeza de que ela cabe no seu bolso.
Além disso, é preciso ter uma perspectiva das reais necessidades da família nos próximos anos, para que seja possível fazer uma escolha coerente, evitando agir por impulso.
2. Visite pessoalmente o local da obra
Não confie apenas na descrição e na maquete do imóvel na planta, que foram apresentados pela construtora.
Antes de assinar qualquer documento e assumir um compromisso duradouro, visite pessoalmente o local da construção, não somente para checar as condições do terreno, mas também para analisar a infraestrutura do bairro, entre outros detalhes que farão diferença no futuro.
Nesse momento, é importante verificar alguns aspectos como:
- topografia da área — para saber se existe a possibilidade de ocorrer enchentes;
- qualidade dos serviços públicos na região;
- segurança do bairro.
3. Pesquise sobre o histórico da construtora
Comprar um imóvel na planta é uma tarefa que exige muita responsabilidade e comprometimento. Dessa forma, é fundamental conhecer a reputação da construtora no mercado.
A dica é buscar informações sobre ela visitando algumas de suas obras, que já foram entregues, pesquisando na internet e conversando com profissionais da área, como imobiliárias de confiança que conheçam o seu histórico.
Tente falar também com os moradores dos imóveis da construtora, para saber se enfrentaram atrasos na obra, descumprimentos de promessas ou problemas de infraestrutura.
4. Fique atento à documentação
A compra de um imóvel na planta exige muita atenção aos documentos e, nesse contexto, podemos afirmar que contar com o auxílio de uma imobiliária durante todo o processo pode fazer toda a diferença, além de reduzir a burocracia envolvida.
O registro de incorporação envolve uma série de documentos, como o registro de propriedade do terreno, o projeto de construção aprovado pela Prefeitura Municipal, o cálculo exato da área, entre outros.
Neles, devem constar minuciosamente todas as informações a respeito do que será construído, além de identificar quem será o responsável por administrar a obra.
Como você pôde conferir neste conteúdo, adquirir um imóvel na planta pode ser altamente vantajoso. Contudo é preciso tomar alguns cuidados específicos para não correr o risco de sofrer prejuízos financeiros e pessoais.
Você ainda tem alguma dúvida sobre como escolher um imóvel na planta? Quer entender melhor como uma imobiliária pode ajudar? Então entre em contato com a gente para saber mais!