4 cuidados essenciais para comprar um imóvel na planta com uma imobiliária

imóvel na planta
3 minutos para ler

Comprar um imóvel na planta pode ser altamente vantajoso, pois, além de fazer o negócio por um preço acessível e com ótimas condições de pagamento, ainda é possível adquirir propriedades com instalações mais modernas, que valorizam o bem.

No entanto, antes de escolher o imóvel e tomar a decisão final, é muito importante saber que existe uma série de cuidados que devem ser tomados no processo. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura do artigo para conferir!

1. Estabeleça critérios

Antes de iniciar a busca pelo imóvel na planta mais adequado às suas necessidades, visitando diversas incorporadoras, lembre-se de que esse será um investimento para longo prazo.

Assim, esse é o tipo de negócio que exige uma análise prévia da sua realidade financeira nos próximos anos, ou seja, é necessário avaliar o valor de cada prestação para ter certeza de que ela cabe no seu bolso.

Além disso, é preciso ter uma perspectiva das reais necessidades da família nos próximos anos, para que seja possível fazer uma escolha coerente, evitando agir por impulso.

2. Visite pessoalmente o local da obra

Não confie apenas na descrição e na maquete do imóvel na planta, que foram apresentados pela construtora.

Antes de assinar qualquer documento e assumir um compromisso duradouro, visite pessoalmente o local da construção, não somente para checar as condições do terreno, mas também para analisar a infraestrutura do bairro, entre outros detalhes que farão diferença no futuro.

Nesse momento, é importante verificar alguns aspectos como:

  • topografia da área — para saber se existe a possibilidade de ocorrer enchentes;
  • qualidade dos serviços públicos na região;
  • segurança do bairro.

3. Pesquise sobre o histórico da construtora

Comprar um imóvel na planta é uma tarefa que exige muita responsabilidade e comprometimento. Dessa forma, é fundamental conhecer a reputação da construtora no mercado.

A dica é buscar informações sobre ela visitando algumas de suas obras, que já foram entregues, pesquisando na internet e conversando com profissionais da área, como imobiliárias de confiança que conheçam o seu histórico.

Tente falar também com os moradores dos imóveis da construtora, para saber se enfrentaram atrasos na obra, descumprimentos de promessas ou problemas de infraestrutura.

4. Fique atento à documentação

A compra de um imóvel na planta exige muita atenção aos documentos e, nesse contexto, podemos afirmar que contar com o auxílio de uma imobiliária durante todo o processo pode fazer toda a diferença, além de reduzir a burocracia envolvida.

O registro de incorporação envolve uma série de documentos, como o registro de propriedade do terreno, o projeto de construção aprovado pela Prefeitura Municipal, o cálculo exato da área, entre outros.

Neles, devem constar minuciosamente todas as informações a respeito do que será construído, além de identificar quem será o responsável por administrar a obra.

Como você pôde conferir neste conteúdo, adquirir um imóvel na planta pode ser altamente vantajoso. Contudo é preciso tomar alguns cuidados específicos para não correr o risco de sofrer prejuízos financeiros e pessoais.

Você ainda tem alguma dúvida sobre como escolher um imóvel na planta? Quer entender melhor como uma imobiliária pode ajudar? Então entre em contato com a gente para saber mais!

contato whats
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-
Open chat