4 dúvidas frequentes de quem pretende comprar um imóvel

4 minutos para ler

A maior parte das pessoas que deseja comprar um imóvel também sonha em conseguir a casa perfeita. Imaginam cada cômodo, planejam as cores das paredes e até selecionam os móveis! Porém, vale a pena prestar atenção em alguns pontos para garantir que a casa dos sonhos não se torne um terrível pesadelo.

Confira abaixo algumas dúvidas frequentes de quem pretende comprar um imóvel e saiba como fazer a escolha certa para seu investimento!

Onde devo comprar um imóvel?

Para escolher o local certo, ter em mente algumas necessidades realmente ajuda, como:

  • O tipo de vizinhança que você quer ter;
  • A distância do imóvel em relação à sua faculdade ou seu trabalho;
  • Proximidade de supermercados, escolas, hospitais, familiares e amigos;
  • Índice de criminalidade dos bairros;
  • Condições das ruas em dias de chuva.

Considerando estas necessidades, não se contente em apenas vistoriar o imóvel. Converse também com moradores e comerciantes locais e analise todos os pontos positivos e negativos.

Como escolher a casa ou o apartamento ideal?

Este é um ponto crítico da compra, por isso, atenção! Primeiro você precisa conhecer bem suas necessidades, ou seja, quantidade de quartos e banheiros, metragem da sala de estar e cozinha, área de lavar roupas e garagem. Encontre um imóvel que atenda às suas conveniências específicas.

Depois, você precisa analisar a condição do imóvel para evitar futuros arrependimentos. Verifique se existe presença de umidade ou rachaduras nas paredes, inspecione as condições de instalação do piso e acabamentos, painel de energia elétrica, caixa d’água, fechaduras das portas, etc.

Claro que os itens descritos acima podem ser consertados, mas a constatação de problemas serve tanto para ajudá-lo a decidir sobre a compra ideal, como também para ser usado como argumento na negociação do preço.

Como realizar um bom negócio na aquisição de uma propriedade?

Se for comprar um imóvel pagando à vista, a vantagem é sua na negociação, já que uma venda financiada demora mais, sendo também mais burocrática. Caso existam duas boas opções de imóveis no mercado, seja ousado e tente reduzir de forma coerente o preço deles por meio de um acordo. 

Você também poderá negociar a permanência de alguns móveis e aparelhos, como condicionadores de ar, por exemplo, já inclusos no preço do imóvel, com o objetivo de fechar um bom negócio. Sempre cite prós e contras para ter uma base de argumentação persuasiva.

Porém, se precisar de um financiamento imobiliário, conhecer o tipo de financiamento ideal para o seu perfil é essencial. Mas aproveite as dicas acima para buscar o melhor custo-benefício na aquisição!

Por que comprar em vez de alugar um imóvel?

O aluguel é realmente útil para pessoas que pretendem passar pouco tempo em um determinado lugar e querem evitar procedimentos burocráticos. No entanto, as principais vantagens em comprar um imóvel em vez de alugar são:

  • Todo dinheiro gasto com melhorias no imóvel de forma inteligente torna-se automaticamente um investimento que valoriza sua propriedade. No aluguel isso nem sempre acontece;
  • Você não fica todo mês pagando um valor que não volta para o seu bolso. Mesmo que venha a pagar a mensalidade de um financiamento, certamente deverá recuperar o dinheiro em uma futura venda.
  • Sem despedidas inconvenientes! Quando você mora de aluguel o dono do imóvel poderá requerer a propriedade para venda ou usufruto no término do contrato. Em sua casa ou apartamento próprio você fica o tempo que quiser.

Este texto te ajudou a refletir sobre aspectos importantes a serem considerados antes de comprar um imóvel? Agora é valioso traçar uma estratégia de compra e buscar a propriedade dos sonhos.

Igualmente valioso também é partilhar este conhecimento, por isso, se você conhece outras pessoas nesta jornada em busca de um imóvel perfeito, compartilhe este post em suas redes sociais!

contato whats
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-