5 estratégias para economizar energia em casa!

economizar energia em casa
4 minutos para ler

Controlar o orçamento pessoal pode ser um grande desafio. Por isso, o consumidor deve ter como prioridade a redução de suas despesas. Dentre os gastos mensais mais expressivos, destaca-se a conta de luz. Sendo assim, economizar energia em casa é a forma mais fácil de fazer sobrar dinheiro no final do mês.

O problema é que muitas pessoas não entendem como fazer isso, uma vez que já acreditam que usam seus equipamentos de forma econômica. Será? Leia este artigo até o final e entenda o que você pode fazer para economizar energia em casa!

1. Atente-se ao chuveiro elétrico

Esse aparelho é responsável por 35% do valor total da sua fatura de eletricidade. A maneira mais simples de economizar com o seu consumo você já sabe: tome banhos rápidos. Além disso, coloque o equipamento na posição “verão”, uma vez que, nessa configuração, ele consome 30% menos energia.

Os furos do chuveiro também precisam estar limpos, pois, dessa forma, a pressão da água aumenta e o enxágue se torna mais rápido. Se o seu aparelho é antigo, vale a pena pesquisar por modelos mais novos e econômicos.

2. Ilumine sua casa de maneira inteligente

Evite pintar as paredes com cores escuras, já que elas exigem lâmpadas mais potentes para iluminar o ambiente. Sempre que possível, use a luz do dia. Por que estudar no quarto com a luz acesa, por exemplo, se você pode fazer isso em um espaço mais claro, como a sala?

Prefira lâmpadas fluorescentes, evitando acendê-las e apagá-las com frequência. Isso porque o grande consumo de energia desse aparelho está justamente no ato de reacender.

Lâmpadas de LED são mais econômicas, mas se a sua casa não tem muitos pontos de luz no mesmo ambiente, talvez elas não sejam indicadas. Se mesmo assim você resolver comprá-las, opte por marcas que ofereçam mais de um ano de garantia — e guarde a nota fiscal e a embalagem para eventuais trocas.

3. Não deixe aparelhos sem uso na tomada

Televisores, videogames, conversores de TV, notebook etc. Tudo aquilo que não estiver sendo usado deve ser desconectado da tomada. Eletrônicos no modo “stand-by” ainda estão consumindo cerca de 15% de energia.

Muitas pessoas acham desagradável ter que conectar esses aparelhos sempre que forem usá-los. Contudo, se o seu objetivo é economizar energia em casa, esse hábito é necessário.

4. Use sua lavanderia de forma consciente

Lave sua roupa na máquina de lavar apenas quando juntar uma quantidade relevante de peças. Dessa forma, o uso do aparelho se justificará. A secadora só deve ser usada em dias frios ou se o morador não tiver como secar as peças em um varal.

Só use o ferro de passar para desamassar peças importantes para o dia a dia. Camisetas de algodão, por exemplo, podem ser desamassadas durante o banho. Basta pendurá-las no box e deixar que o vapor do chuveiro faça o trabalho.

5. Verifique a fuga de energia

Desligue todos os seus aparelhos da tomada e veja se o medidor de eletricidade continua rodando. Se ele ainda se movimentar, consulte um eletricista, pois, a sua fiação pode estar com um problema, consumindo mais eletricidade do que deveria.

Agora que você entendeu como economizar energia em casa, vai ficar mais fácil fazer o dinheiro sobrar no final do mês, não é mesmo? Como vimos, são medidas simples que podem ser iniciadas hoje mesmo.

Se você quer outras dicas para organizar as suas finanças, continue conosco. Preparamos um artigo especial sobre planejamento financeiro que você deveria ler agora mesmo!

contato whats
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-