6 principais instituições de ensino superior de Toledo

instituições de ensino superior
5 minutos para ler

Localizado na mesorregião Oeste do Paraná, o município de Toledo possui cerca de 130 mil habitantes. Conhecida por sua excelente qualidade de vida e considerada a capital do Agronegócio no estado, o município também recebe destaque pela excelência nos mais diversos níveis da educação e pela quantidade de universidades aqui localizadas. Separamos neste post as 6 principais instituições de ensino superior de Toledo, que alavancam a pujança do setor no município. Ficou curioso para saber quais são? Então, continuem com a gente e vamos lá…

 

1- Universidade Estadual do Oeste do Paraná

A UNIOESTE está localizada no Jardim Santa Maria e é a IES mais antiga e de grande relevância para o município. Iniciou suas atividades como FACITOL em 1980 e a partir de 1994, após a união com algumas Universidades Municipais da região (Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão e Marechal Cândido Rondon), tornou-se UNIOESTE. Atualmente oferta no município os cursos de: Ciências Econômicas, Ciências Sociais (Licenciatura e Bacharelado), Engenharia de Pesca, Engenharia Química, Filosofia, Química (Licenciatura e Bacharelado), Secretariado Executivo e Serviço Social, além das especialização, mestrados e doutorados.

 

2- Universidade Paranaense

A UNIPAR desenvolve suas atividades no município desde 1994 e possui dois campus. O Campus I, localizado na Av. Parigot de Souza, conta com laboratórios equipados, biblioteca, auditório e abriga ainda a ala administrativa. Já o Campus II, localizado na Rua Santos Dumont, comporta um moderno complexo esportivo, com quadras, piscinas (semiolímpica e coberta aquecida) e dois ginásios de esportes, salão social, clínicas de fisioterapia e nutrição e um centro de estética. Os cursos ofertados pela universidade são: Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física (Licenciatura e Bacharelado), Engenharia Civil, Farmácia, Fisioterapia, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia em Estética e Cosmética, além de diversos outros cursos de graduação semipresencial, EAD e de pós graduação.

 

3- Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz

Também fazendo parte das 6 principais instituições de ensino superior de Toledo, o Centro Universitário FAG (antiga FASUL) está em atividades no município desde 2001, na Av. Ministro Cirne Lima. Com uma excelente infraestrutura e ensino de qualidade, tem crescido e recebido grande destaque ano após ano. Os cursos ofertados são: Administração, Agronegócio, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Direito, Gestão Financeira, Gestão de Recursos Humanos, Jornalismo, Letras Libras, Pedagogia, Publicidade e Propaganda, Processo Gerenciais e Sistemas de Informação, possuindo ainda cursos EAD e pós-graduações.

 

4- Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Iniciando suas atividades em 2003, a PUC – Campus Toledo, possui uma infraestrutura completa para atender às mais diversas áreas, com salas equipadas, biblioteca, auditório, estacionamentos, laboratórios e também a Clínica Veterinária Universitária, a Unidade Experimental Agropecuária, o Núcleo de Prática em Psicologia e o de Prática Jurídica. Os cursos disponibilizados em Toledo são: Administração, Agronomia, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia de Produção, Medicina Veterinária e Psicologia, além das especializações em Bioética, Fitotecnia, Perícias Forenses e RPAS (Drones) em Aplicações Civis e Comerciais.

 

5- Universidade Tecnológica Federal do Paraná

O Campus de Toledo da UTFPR foi implantado em 2007 e está localizado na Vila Becker, possui uma excelente infraestrutura, laboratórios bem equipados e ensino de excelente qualidade. Atualmente, oferta sete cursos de graduação: Tecnologia em Processos Químicos, Tecnologia em Sistemas para Internet, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Engenharia Eletrônica e Licenciatura em Matemática, também o Mestrado em Processos Químicos e Biotecnológicos; Curso de Formação Pedagógica (PROFOP), cursos de Qualificação Profissional abrangendo toda a comunidade e cursos de especialização.

 

6- Universidade Federal do Paraná

A UFPR é a mais recente das 6 IES aqui apresentadas, teve o início de suas atividades em 2016, por enquanto conta apenas com o curso de Medicina, que já uma grande conquista, não só para o município, mas para toda a região. Atualmente está em funcionamento em um prédio provisório, sede da antiga Secretaria Municipal de Educação (SMED), ao lado da FUNET.

 

Além de Capital do Agronegócio, Toledo possui importantes universidades que contribuem efetivamente para o seu desenvolvimento. Você já escolheu em qual quer estudar e impulsionar ainda mais sua carreira? Vocês universitários, gostariam de compartilhar conosco suas experiências? Deixe seu like, comente e compartilhe nas redes sociais!

Está procurando moradias próximas a elas? Dê uma passadinha aqui na Imobiliária Panorama, temos diversas opções e será um prazer atendê-los… Contem com a gente!

contato whats
Você também pode gostar

Um comentário em “6 principais instituições de ensino superior de Toledo

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-
Open chat