7 dicas imperdíveis para aproveitar melhor a vida universitária

vida universitária
4 minutos para ler

Ingressar em um curso superior ajuda a desenvolver qualidades, como disciplina para os estudos, foco e persistência. A vida universitária é um momento que você tem para descobrir o que precisa melhorar e quais são suas maiores habilidades.

É na faculdade que você descobre como ser um bom profissional, além de fazer amigos e repensar hábitos e valores. Você precisa aprender a ser responsável e, ao mesmo tempo, saber aproveitar o momento. Anote essas 7 dicas imperdíveis e aprecie os melhores anos da sua vida!

1. Organize seu tempo e espaço

Mesmo que você continue na casa dos seus pais, ao entrar na faculdade, tenha atenção a horários e prazos. A liberdade de assistir ou não às aulas é maior, então, esforce-se para ser assíduo. Para se organizar, monte uma rotina de estudos e tenha uma agenda para marcar a data das provas e de entregas de trabalhos.

O ambiente que você usa para estudar reflete no seu desempenho, logo, o ideal é escolher um lugar claro, arejado e que dê para se concentrar. Porém, nem só de estudo vive um universitário, então, arrume suas coisas para encontrar com facilidade documentos, chaves e celular sempre que precisar. A organização que você dá para seu espaço reflete a forma como está sua mente.

2. Controle sua vida financeira

A vida universitária facilita certas liberdades, como uma conta bancária ou um cartão de crédito personalizado para o perfil de estudante. Nessa hora, vale se lembrar daquelas frases que os pais usam como “Quem poupa sempre tem”. A rotina da faculdade exige novos gastos, como livros e xerox, e o orçamento pode ser limitado, principalmente se você estiver morando sozinho.

Faça uma previsão dos seus gastos mensais e crie um caixa para imprevistos. Lembre-se de incluir uma cota para atividades de entretenimento, como cinema, ir a um show ou sair com os amigos. Entender sua situação financeira é sinal de maturidade e evita surpresas desagradáveis no fim do mês.

3. Cuide da sua saúde

Você precisa ficar atento para manter a saúde. Se você for morar em outra cidade, por exemplo, sua alimentação mudará consideravelmente. Procure comer bem — refeições feitas em casa tendem a ser mais saudáveis, além de mais baratas.

Praticar esportes pelo menos 3 vezes por semana evita que você leve uma vida sedentária, melhora o raciocínio e reduz o estresse, a depressão e a ansiedade. Movimente-se: praticar corridas e caminhadas ou colocar uma música e dançar na sala de casa são alternativas para exercitar o corpo sem mexer no orçamento.

4. Desenvolva autoconhecimento

Enquanto você mora com seus pais e recebe orientação deles, é normal ficar numa espécie de piloto automático. Na universidade, você terá oportunidade de se conhecer melhor.

Reveja velhas crenças e defina seus princípios e valores. Nessa fase, você desenvolve sua personalidade, aprendendo com os erros e entendendo um pouco mais sobre sua natureza e seus limites.

5. Faça novos amigos durante a vida universitária

Colegas de turma, veteranos, professores e pessoas de outros cursos, na faculdade existe uma vasta diversidade. Aproveite para conhecer culturas novas e fazer amizades.

Além de enriquecer sua percepção de mundo, você estará fazendo um networking para usar durante a graduação e ao longo de toda sua carreira.

6. Participe de estágios e monitorias

Quando você participa de estágios, monitorias e outros projetos, ganha experiência, colocando em prática o que aprendeu no curso. Seu repertório se enriquecerá com dicas e atalhos.

Um currículo com essa experiência é mais valorizado e os contatos feitos podem ser usados após a formação. Como a vida universitária geralmente conta com orçamentos limitados, essa pode ser uma opção para gerar renda extra e, até mesmo, uma contratação.

7. Descubra algo novo

Já pensou em ser vegetariano, praticar esgrima ou nadar com os tubarões? Essa fase é a melhor para ter experiências novas na sua vida e entender qual caminho você prefere seguir. Seja responsável e não faça nada de que possa se arrepender.

Gostou das nossas dicas? Então compartilhe este artigo nas redes sociais e marque seus amigos que vão entrar para a faculdade. Vocês podem montar uma lista de coisas para fazer durante a vida universitária. Aproveite!

contato whats
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-