Saiba como se adaptar a apartamentos pequenos

8 minutos para ler

Os apartamentos pequenos são uma realidade e também uma tendência nos dias de hoje. As pessoas estão preferindo esse tipo de imóvel porque, geralmente, ele está localizado em grandes centros.

Além disso, os imóveis pequenos são mais fáceis de limpar e sua manutenção é muito mais em conta, o que facilita o dia a dia das pessoas.

A tendência da arquitetura moderna é que os apartamentos sejam cada vez menores. Isso pode ser provado com o aumento das construções dos chamados studios.

Esse tipo de apartamento é moda em cidades como Nova York, Pequim e São Paulo. Os studios caíram no gosto das pessoas de várias idades. O único desafio é acertar na mobília, de modo a aproveitar o pouco espaço que dispõem.

Mesmo que seja um pouco mais difícil, com informações e escolhas certas, um apartamento pequeno é bem aproveitado e se transforma no melhor lugar do mundo para o morador.

O mercado moveleiro oferece muitas opções, assim como as lojas de materiais de construção, para quem for reformar esses imóveis.

Pensando nessas possibilidades, neste artigo, vamos falar sobre as vantagens dos apartamentos pequenos e dar algumas dicas valiosas no momento de escolher e dispor a mobília.

Vantagens dos apartamentos pequenos

É comum que as pessoas sonhem com uma casa grande, com área externa e mais de um pavimento. Mas apesar disso, os apartamentos pequenos estão conquistando o público cada vez mais.

Por conta disso, a construção civil e o mercado imobiliário estão voltando suas atenções para esse tipo de imóvel. Mas isso vai além do crescimento de pessoas interessadas, leva em conta também os seus encantos e benefícios.

Uma loja de esquadrias de alumínio SP consegue aplicar os seus materiais de forma perfeita nesses apartamentos.

Além disso, esses espaços contam com vantagens como:

Valor de compra reduzido

Esta é, sem dúvidas, uma das maiores vantagens dos apartamentos pequenos. Eles são mais baratos, e se comprados à vista saem ainda mais em conta.

No caso dos financiamentos, o valor das parcelas é bem reduzido se comparado com as parcelas de imóveis maiores. Portanto, representam economia no investimento.

Menor custo para mobiliar

É claro que menos espaço exige menos mobília, então essa tarefa se torna mais simples e barata. 

Se o objetivo for apostar em móveis planejados para cozinha, o investimento é bem menor, além de um excelente aproveitamento do espaço.

No entanto, é importante que o proprietário tenha bom gosto e esteja disposto a pesquisar para ter em mãos peças de qualidade, de maneira rápida e sem pesar no orçamento.

Mais facilidade para limpar e organizar

Outra grande vantagem dos apartamentos pequenos é a facilidade de limpar e organizar esses espaços. 

São imóveis práticos na hora da limpeza, o que pode significar outra economia, uma vez que uma mão de obra terceirizada pode ser dispensada.

Os produtos de limpeza também são economizados, pois é necessária uma quantidade menor de cada um deles para alcançar a limpeza dos cômodos.

Menos gastos com manutenção

Cuidar da manutenção de um apartamento ou casa muito grande é um gasto enorme que pode pesar no orçamento. 

Já com o apartamento pequeno é o contrário, a manutenção, além de barata, é simples e rápida.

Gastos com água e luz também são reduzidos, além de pequenos reparos comuns a todo imóvel, como:

  • Pintura;
  • Troca de piso;
  • Fiação;
  • Tubulação.

Outra economia que não pode ser descartada é com o IPTU, que tende a ser menor por causa do valor venal do apartamento.

Fácil de vender ou alugar

Imóveis pequenos são muito mais fáceis na hora de instalar uma pia em granito, mas também para vender ou alugar. Por isso estão entre os preferidos pelos investidores.

Pequenos apartamentos com dois quartos representam um benefício ainda maior, uma vez que são o padrão de imóveis procurados pelos brasileiros.

Boa localização

Os apartamentos pequenos, geralmente, possuem a melhor localização. 

Eles ficam em bairros com boa infraestrutura, segurança, pontos de ônibus e metrôs, além de estarem próximos a estabelecimentos comerciais.

Tendência dos apartamentos pequenos

Além de conhecer as vantagens de investir nesse tipo de imóvel e da facilidade e economia que ele representa na hora de instalar tela de alambrado, é importante conhecer um pouco mais sobre a tendência desse tipo de imóvel.

O mercado imobiliário é muito dinâmico e sempre aparece com uma nova tendência. Ele procura acompanhar mudanças econômicas, bem como no perfil das pessoas e suas famílias, além dos hábitos de vida.

Isso tudo impacta no tipo de imóvel que as pessoas escolhem para morar. Outro fator que também influencia muito é o aumento no número de pessoas que moram sozinhas.

Elas acabam escolhendo imóveis menores por questões como rentabilidade, economia, praticidade, mobilidade e pela oportunidade que eles oferecem de morar nos melhores bairros.

A localização, inclusive, entra como um dos principais fatores, pois essas unidades de apartamento estão sempre próximas aos principais pontos de locomoção da cidade. O que facilita o deslocamento para trabalho e faculdade.

Por isso, o perfil de comprador desse tipo de imóvel são jovens, estudantes e executivos, além pessoas recém-casadas. Os aposentados também estão entrando nesse grupo, tanto casais idosos quanto idosos sozinhos.

Devido a isso, é cada vez mais comum encontrar apartamentos pequenos adaptados exclusivamente para esse grupo, com itens como proteções, barras de segurança no banheiro, etc.

Dicas para mobiliar apartamentos pequenos

Pensando nesta tendência e em todas as suas vantagens, trazemos algumas dicas que vão além da instalação de porta de vidro para cozinha

Dentre as principais dicas estão:

Tirar as medidas de tudo

Antes de comprar qualquer móvel ou objeto decorativo, é essencial tirar a medida de todo o apartamento. 

É interessante montar uma planta com essas medidas para “visualizar” os móveis no ambiente antes de comprá-los.

Uma distância de, pelo menos, 60 cm entre os móveis é suficiente para garantir uma boa circulação.

Menos é mais

Quando se trata de apartamento pequeno, é claro que a decoração minimalista é bem-vinda, com móveis planejados para banheiro e o mínimo possível de decoração.   

O fato é que esse estilo não agrada a todos, então, o menos é mais, neste caso, está mais relacionado ao desapego. Por isso, é possível usar cores, quadros e outros objetos.

No entanto, também é importante analisar se a decoração não está ficando claustrofóbica, ou seja, enchendo demais o apartamento. Aquilo que não faz falta ou não tem utilidade, deve ser descartado.

Organização é prioridade

Ambientes pequenos com coisas espalhadas passam a impressão de serem menores ainda. 

Por isso, é importante se atentar à disposição dos móveis, que podem ser usados para organizar melhor cada ambiente.

Algo muito comum nos apartamentos pequenos são as salas sem divisórias com cozinhas. Neste caso, uma dica é usar uma estante para dividir os dois cômodos.

A estante da sala, com a TV e alguns objetos decorativos pode fazer o papel de divisória, sendo útil para os dois espaços.

Outros móveis que são tendência na decoração de apartamentos pequenos são o estilo box. Cama box, puff box, sapateira box, dentre outros.

No quarto, por exemplo, uma dica é colocar uma cama box no canto de uma parede para deixar um espaço livre para a circulação, além de permitir a entrada de luz pela janela.

Um cabideiro próximo ao pé da cama ajuda a organizar as roupas com muito estilo. Para finalizar, um espelho bisotado pode ser disposto de maneira a causar uma impressão de amplitude no ambiente.

Aproveitar cada centímetro do imóvel

Existem móveis que são multiuso e, além de serem excelentes para decorar um apartamento pequeno, são de grande ajuda para quem está com o orçamento apertado.

Um exemplo disso são beliches com escrivaninha embutida, ideais para quem mora em um apartamento que não distingue sala de quarto. 

É uma maneira de um profissional ou estudante ter num mesmo cômodo o seu quarto e o seu escritório/sala de estudos.

Esse beliche deve ser disposto em uma das paredes, sem impedir a abertura de janelas ou de uma porta lisa de madeira

Um tapete também ajuda, agregando mais conforto, mas ele não pode ser colocado no espaço onde vai circular a cadeira da escrivaninha, por exemplo.

Conclusão

Com boas ideias e conhecendo algumas opções que o mercado dispõe para decoração, fica fácil transformar os pequenos espaços de um apartamento em locais confortáveis e aconchegantes.

Aliás, aconchego é uma das características mais marcantes dos imóveis menores, por isso deve ser bem explorado na hora de decorar. 

Dessa forma, viver em um apartamento pequeno se torna sinônimo de tranquilidade, bem-estar e conforto. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

contato whats
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-