Alugar um escritório ou montar um em casa? Veja os prós e contras de cada alternativa

9 minutos para ler

Muitas mudanças surpreendentes resultaram da pandemia. No que diz respeito às empresas, alugar um escritório, que antes era considerado uma despesa necessária, está agora no limbo.

Embora economizar dinheiro seja uma grande vantagem, certamente existem algumas desvantagens em se livrar completamente do espaço do escritório e ficar totalmente remoto. 

As reuniões ainda acontecem e as falhas técnicas podem começar a tirar o melhor de qualquer pessoa quando ela não consegue se conectar a uma chamada importante. 

Além disso, sempre haverá algumas pessoas que preferem de longe ir para um escritório todos os dias, seja ele um escritório de assessoria contábil ou de administração de empresas.

Como a maioria das coisas relacionadas a pequenas empresas, sua empresa tem uma escolha individual a ser feita com base no que é melhor para você, sua empresa e seus trabalhadores. 

Por isso, trabalhar fora de um escritório domiciliar certamente não é para todos, por isso é importante considerar as muitas vantagens e desvantagens antes de torná-lo parte de seu processo de trabalho. 

Mas descobrir isso pode ser difícil, então aqui está uma lista de alguns dos principais prós e contras a serem considerados, enquanto você se pergunta se ainda precisa ou não de um escritório para avançar.

Os prós de trabalhar em casa

Há uma série de razões pelas quais trabalhar em casa é uma ótima opção para muitos proprietários de pequenas empresas:

  • Ausência de deslocamento;
  • Maior flexibilidade;
  • Redução das distrações;
  • Dia menos estressante;
  • Economia;
  • Melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Confira agora em maiores detalhes cada aspecto.

Não há deslocamento diário

Não ter uma longa viagem de ida e volta para o trabalho pode economizar muito tempo e dinheiro. Pode até reduzir seus níveis de estresse diário e contribuir para uma melhoria na saúde mental.

Existe maior flexibilidade

Trabalhar em casa permite que você trabalhe nos momentos mais produtivos, use o que for mais confortável para você e crie um fluxo de trabalho que funcione para você.

Reduz as distrações

Embora possa haver distrações em casa, você as controla muito mais facilmente do que pode controlar as distrações que vêm de colegas de trabalho, funcionários e outros ruídos do escritório.

O dia costuma ser menos estressante

Quando você trabalha em casa, tem mais controle sobre seu nível de estresse e pode ir embora ou fazer uma pausa com mais facilidade quando o trabalho fica particularmente louco.

Pode economizar dinheiro

Você não apenas pode economizar dinheiro evitando o longo trajeto, mas também pode amortizar uma parte das despesas de seu escritório em casa em seus impostos quando trabalhar de casa.

Você pode melhorar seu equilíbrio entre vida e trabalho

Muitos profissionais lutam para encontrar um equilíbrio entre o trabalho e sua vida pessoal. Trabalhar em casa pode tornar esse equilíbrio um pouco mais fácil de encontrar e manter.

Os contras de trabalhar em casa

Trabalhar em casa parece pode ser um bom negócio, mas antes de mergulhar nessa ideia, considere estas desvantagens que muitas vezes vêm com o trabalho de casa.

Você precisa de muita autodisciplina

Levantar-se e focar no trabalho todos os dias, quando você está em seu ambiente doméstico, exige muita autodisciplina e motivação.

Pode ser solitário

Trabalhar o dia todo sem acesso a colegas de trabalho pode ser muito isolado e solitário e gerar algum tipo de doença mental como a depressão ou falta de ânimo.

É mais difícil desligar

Pode haver menos distinção entre trabalho e vida pessoal quando você trabalha em casa, tornando mais difícil encerrar as atividades e mais provável que você trabalhe demais.

Você perde espaço vital

A criação de um escritório doméstico ou de um espaço de trabalho pode ocupar todo o espaço da sua casa.

Relacionamentos são mais difíceis de formar

É difícil estabelecer confiança e desenvolver relacionamentos com colegas e clientes quando você não tem uma conexão pessoal diária.

Há menos aprendizado ad hoc

Os funcionários de escritório estão constantemente em posição de aprender com seus colegas. Quando você trabalha em casa, precisa fazer um esforço extra para buscar oportunidades de networking e aprendizagem por conta própria. 

Prós do trabalho em escritório

Primeiro, vamos examinar por que ter um espaço de escritório externo designado pode ser um grande benefício.

Espaço de Trabalho Designado

Um escritório longe de casa ajudará a separar sua vida profissional e doméstica. Alguns agentes independentes podem achar difícil se desconectar realmente do trabalho durante o tempo designado para a família, quando seu escritório está próximo.

Além disso, ter um local de trabalho fora de casa diminuirá os sentimentos de isolamento ou solidão que podem advir de trabalhar em casa. Durante a “entressafra” você ainda terá a oportunidade de sair, ver pessoas e interagir.

Você não precisa se preocupar também com a locação máquina de café pois geralmente está incluso no aluguel. 

Espaço para crescimento

Ter um espaço de trabalho também permite que o seu negócio cresça. Se você deseja adquirir alguns funcionários, você terá um lugar para todos vocês trabalharem juntos.

Estar junto em um espaço de trabalho o ajudará a construir relacionamentos com seus colegas, ser uma parte ativa em seus processos de vendas, ajudá-los a superar obstáculos e muito mais.

Contudo, com grande quantidade de funcionários, o ideal é instalar armários ou prateleiras inox para que guardem seus pertences.

Menos distrações

Imagine que você se sentou à sua mesa, pronto para revisar sua programação ou ligar para alguns clientes quando o cachorro começar a latir, a campainha tocar e for o correio na sua porta com um pacote.

Você se levanta e atende a porta, acalma o cachorro, abre o pacote, porque é claro que você estava esperando ele chegar, e lá se vão pelo menos 20 ou 30 minutos da sua jornada de trabalho. Se você trabalha fora de casa, esse é um cenário muito provável.

Dessa forma, trabalhar em um escritório pode eliminar distrações como essas. Agora, com certeza, também existem muitas distrações no local de trabalho, mas o ambiente pode ser mais controlado.

Contras do trabalho em escritório

Agora, vamos dar uma olhada em alguns dos aspectos negativos de ter um espaço de escritório físico fora de sua casa.

Despesas

Obviamente, se você pretende ter seu próprio escritório externo, precisará pagar o preço de compra ou o aluguel mensal.

Seja qual for o espaço de trabalho que você escolher, seja um prédio, uma suíte ou um único escritório, você precisará considerar o custo em seu orçamento. Existem custos, inclusive com portaria para condominio, que você deve analisar.

Então, existem outras compras que você pode ou não precisar, dependendo das comodidades que deseja ter. Itens como escrivaninhas, cadeiras, uma máquina de café, suprimentos de escritório, entre outras possibilidades.

Além disso, pode ser necessária a contratação de serviços de limpeza e conservação de escritórios que deve ser levada em consideração. 

Trajeto

Haverá também um deslocamento para antecipar. Dependendo de onde você mora, na zona rural ou suburbana, e de onde sua base de clientes está localizada, ele ditará a distância do trajeto até o escritório.

Algumas pessoas não se importam em ir para o trabalho, enquanto outras temem até mesmo pensar nisso. Se parece que esse pode ser o seu destino, esse modelo pode definitivamente ser uma grande desvantagem.

Esse é o tempo que você poderia gastar conectado em vez de dirigir. E com uma quantidade significativa de direção diária, vem a despesa de encher o tanque de gasolina.

Quer montar um escritório em casa? Saiba como fazer

Confira algumas dicas para montar seu escritório em casa hoje mesmo e priorizar seu conforto aumentando a produtividade.

Encontre o melhor local

Para algumas pessoas, é fácil escolher um local para o escritório em casa. Eles têm uma sala vazia que usam como espaço de escritório dedicado. Pode ser um escritório real, mas muitas pessoas usam um quarto vazio ou até mesmo o porão. 

No entanto, nem todo mundo tem esse tipo de espaço livre em casa. Quando o espaço é apertado, você tem que pensar criativamente sobre o seu espaço de escritório.

Adicionar privacidade

Considere adicionar um divisor de privacidade à configuração do seu escritório em casa. Você pode obter divisórias tradicionais que ficam no chão. Ou você pode pendurar uma cortina no teto ou em uma haste. 

Assim, você garante que seu escritorio de contabilidade e consultoria em casa, fique livre de perturbações e você possa fazer seu trabalho.

Considere quem mais usa o espaço

Ao configurar seu escritório em casa, pense em quem mais o usará e escolha o espaço e a mobília de acordo. Considere uma configuração de mesa de parceiro, onde duas pessoas podem trabalhar na mesma mesa ao mesmo tempo.

Invista em você mesmo

Investir na configuração de um escritório doméstico é, de várias maneiras, um investimento em você mesmo. Você deseja criar um ambiente profissional onde seja produtivo e confortável. Pode investir em mesa de quartzo ou outras ergonômicas.

Priorizar conforto

Ficar sentado em uma mesa por muitas horas sem o suporte adequado para as costas é um caminho rápido para problemas de postura. As cadeiras de escritório ergonômicas oferecem o suporte correto quando você fica sentado por muitas horas. 

Portanto, assim como o restante da mobília de escritório em casa, investir em uma cadeira de apoio, como uma cadeira presidente escritorio, é extremamente importante para a sua qualidade de vida. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

contato whats
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-