Apartamento pequeno? Veja como melhor aproveitar seu espaço!

9 minutos para ler

Pessoas que possuem apartamento pequeno precisam aprender a aproveitar melhor os espaços para ter conforto e qualidade de vida..

No mercado atual, cada vez mais os imóveis estão reduzindo de tamanho, com benefícios nas áreas comuns para compensar.

Ainda que estes imóveis sejam muito interessantes e possuam várias facilidades para o dia a dia, é importante encontrar conforto e funcionalidade quando você está no seu espaço pessoal, por isso é importante ter atenção a alguns pontos em específico.

A própria decoração de um apartamento pequeno deve ser pensada com cuidado, uma vez que um visual muito carregado pode acabar atrapalhando a sensação de conforto ao chegar em seu lar. Uma empresa de reforma e construção pode te ajudar com essa questão.

Decorar um apartamento pequeno pode ser um desafio, mas isso não significa que ele não é uma forma divertida e criativa de explorar suas possibilidades de design, principalmente pela variedade de possibilidades que você pode encontrar.

Os estilos mais contemporâneos são pensados e planejados para ambientes modernos e dinâmicos, enquanto estilos mais rústicos e românticos passam uma sensação mais intimista para a casa, que pode contar com a ajuda de uma empresa de paisagismo e jardinagem.

Independente do estilo, é importante que você tenha em mente que a decoração deve ser funcional. Isso porque muitas vezes o espaço disponível é muito reduzido para desperdícios, aumentando a dificuldade em criar ambientes que tenham a sua cara.

Em um ambiente pequeno, a redução de movimentação é muito complicada. Móveis muito grandes ou objetos decorativos que se tornem um problema no meio do caminho podem ser sérias dores de cabeça enquanto você está escolhendo sua decoração.

Por isso, é muito importante que você pense com muito carinho em como pode aproveitar melhor seu espaço, criando um ambiente mais qualificado e pronto para o uso depois de conversar com uma empresa de divisórias.

Decorando um apartamento pequeno

Fazer a decoração de um espaço reduzido requer muita criatividade, sobretudo se você não tiver um orçamento grande para lidar com algumas situações. Neste caso, procurar os móveis e objetos decorativos que mais se encaixam em seu estilo é fundamental.

Cada imóvel é único, e suas peculiaridades devem ser levadas em conta quando você optar por um estilo de decoração em particular. Avaliar seu imóvel é um ponto muito importante para qualquer processo.

O planejamento ajuda a determinar seus limites e possibilidades dentro da decoração, o que é muito importante para que você trabalhe com efetividade nestes pontos.

Quanto mais você se atentar aos detalhes, como a contratação de uma empresa de pintura, maior será a chance de conseguir um bom engajamento.

A atenção aos detalhes é um ponto essencial aqui, uma vez que você não terá tantas peças para trabalhar ao longo da decoração. Assim, é importante que você tenha em mente o tipo de resultado que quer encontrar em seu lar.

Iluminação

A iluminação é um dos pontos mais importantes de qualquer decoração de ambiente. Ela pode transformar completamente um espaço que você determinou, tornando-o mais funcional ou aconchegante simplesmente com a cor e a intensidade da lâmpada.

Em casas pequenas, o ideal é ter luz em abundância, principalmente porque as sombras acabam dando uma impressão de diminuição do ambiente.

Além disso, é interessante trabalhar com lâmpadas que possuam controle de intensidade, como um projeto de automação luzes residencial.

Dessa forma, você pode usar o mesmo ambiente para alguma atividade de foco, como trabalho ou estudo, mas também mantê-la com uma luz mais baixa para uma reunião casual ou um momento de relaxamento.

Em apartamentos pequenos, o ideal é reduzir ao máximo o espaço utilizado. Dessa forma, lâmpadas que ficam embutidas costumam ser muito mais funcionais do que as aparentes, uma vez que elas limpam o local e o deixam mais homogêneo para sua iluminação.

Quanto mais você trabalhar os pontos de luz e difundir melhor a iluminação, mais suave será o ambiente que você está decorando, permitindo um encaixe muito maior de peças no design do ambiente.

Organização

A organização é outro ponto fundamental para um ambiente pequeno. Roupas espalhadas e objetos fora do lugar passam uma impressão ruim de acúmulo no ambiente, o que acaba tornando-o mais claustrofóbico.

Embora muitas pessoas optem por armários abertos em ambientes pequenos, para passar uma sensação maior de espaço, isso só funciona se você de fato organizar constantemente estes armários, com um suporte para ferro de passar e outros itens.

Se você não quer ser tão rigoroso quando estiver trabalhando na arrumação de seus itens, os móveis fechados ainda são a melhor opção. Eles tiram a má impressão de um ambiente bagunçado, o que acaba aumentando a sensação de espaço aberto dentro de um cômodo.

Diante disso, o ideal é evitar excessos em um apartamento pequeno, para garantir que o espaço seja o suficiente para todos os seus objetos pessoais e itens. Em um apartamento pequeno, é preciso ter consciência de que menos, muitas vezes, é mais.

Manter todos os seus itens de maneira organizada consegue fazer o local ficar muito mais bonito e aconchegante..

Integração

Integrar ambientes é uma ótima maneira de aproveitar um espaço mais reduzido. Dessa maneira, ao invés de ter dois ambientes muito pequenos, você pode ter um ambiente mais confortável e integrado.

Isso pode acontecer de diversas maneiras, como por exemplo:

  • Varandas e salas de estar;
  • Escritório de home office e quarto;
  • Cozinha e lavanderia;
  • Sala de estar e sala de jantar.

As misturas acabam ficando a seu gosto pessoal, identificando as decorações que mais se integram para aproveitar o espaço de maneira muito mais prática, além de organizar melhor os ambientes a longo prazo.

Um lustre sala de jantar pode funcionar bem na integração com outro ambiente, por exemplo.

Quanto mais você consegue unir estes cômodos, melhor ficará a estrutura de sua casa, principalmente se você levar em conta o elemento social. Isso porque se você receber convidados, poderá dar atenção para eles mesmo estando cozinhando, por exemplo.

Eletrodomésticos multifuncionais

Os eletrodomésticos são uma necessidade para a sobrevivência, mas eles devem ser levados em conta por ocuparem muito espaço. Máquinas de lavar, fogões e geladeiras são itens que precisam ser pensados na hora de otimizar seu apartamento.

Existem hoje duas opções para lidar com esse tipo de item. Alguns eletrodomésticos já são vendidos em tamanho compacto, ideal para que você consiga colocá-los em seu apartamento pequeno, mas existem outras opções também.

Os eletrodomésticos multifuncionais são aqueles que realizam várias atividades em um ambiente mais adequado. Além disso, são uma alternativa econômica, o que permite que seu orçamento seja trabalhado de maneira mais efetiva.

Cooktops, máquinas de lavar e secar e outros itens podem transformar completamente seu ambiente e se tornar muito relevantes para uma pessoa que tem pouco espaço para os eletrodomésticos em geral.

Espelhos

Uma das dicas mais antigas para espaços pequenos é a utilização de espelhos para aumentar a profundidade dos cômodos. Estas peças são muito importantes para você complementar a decoração de seu imóvel.

Se não houver nenhum tipo de barramento, seja uma mesa ou outro móvel que atrapalhe a visão, ter um espelho que ocupe a superfície inteira é muito interessante, uma vez que ele praticamente duplica o tamanho do cômodo.

Entretanto, é preciso tomar alguns cuidados na colocação. Evite transtornos como deixar o espelho refletir ambientes mais privados, como banheiros ou áreas de serviço.

Além disso, as barreiras podem atrapalhar a sensação de profundidade, por isso é ideal que ele não fique no caminho de outros móveis para ter uma experiência mais completa.

Os espelhos são uma ótima maneira de conseguir passar uma sensação de amplitude em qualquer ambiente quando utilizados corretamente.

Cores claras

As cores claras passam uma impressão de amplitude, além de serem mais harmoniosas, principalmente se unidas com pisos claros para dar mais continuidade ao imóvel. Por conta disso, é importante que você saiba escolher esse tipo de revestimento.

Em um imóvel pequeno, o melhor caminho a seguir é utilizar o mesmo piso em todo o apartamento, para garantir esse tipo de estética. Ainda assim, se esse método não for possível, o ideal é escolher tons similares.

Para as paredes, buscar tons pastéis e claros ajuda a trabalhar essa sensação de que o ambiente não é sufocante, e cria um espaço maior para aproveitar esse tipo de rotina.

Considerações finais

Criar uma decoração para apartamentos pequenos não é impossível, mas requer um pouco de trabalho e atenção a alguns detalhes importantes, que podem fazer a diferença nesse tipo de ambiente.

Uma das principais maneiras de acertar com esse tipo de decoração é trabalhando com profissionais, como uma empresa de metais sanitários, que pode te ajudar com a reforma do seu banheiro.

A mão de obra qualificada é fundamental caso você precise fazer alguma mudança maior no imóvel.

Portanto, trabalhar com designers de interiores pode ajudar você a ter alternativas interessantes e que caibam dentro de seu orçamento na hora de decorar ou reformar seu apartamento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

contato whats
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-
Open chat