Apartamento pequeno: 5 dicas simples para aproveitar melhor o espaço

apartamento pequeno
4 minutos para ler

Quem disse que não dá para morar bem num apartamento pequeno? Mudar para um imóvel minúsculo pode parecer um grande desafio, mas, no fim, sempre se apresenta como uma experiência que une a praticidade com conforto e economia.

Esses dois pontos, inclusive, são quase sinônimos dos apartamentos pequenos. Para quem possui uma rotina de estudo corrida, manter a arrumação de um espaço como esse não é muito difícil: uma faxina curta já é o suficiente para mantê-lo em ordem. 

Veja agora algumas das dicas mais importantes para aproveitar bem o espaço do apartamento, sem deixar de lado conforto e personalidade.

5 dicas simples para aproveitar melhor o espaço em apartamento pequeno

1. Tenha apenas o necessário

Parece até óbvio dizer isso, mas procurar otimizar o máximo de espaço é o primeiro passo para decorar um apartamento pequeno. A eficiência deve ser sempre a palavra-chave! 

Entretanto, esse processo pode não ser muito simples, ainda mais para pessoas apegadas a objetos. Aqui, você deve elencar tudo o que você realmente precisa ter em sua casa e aquilo que você pode abdicar. 

Por exemplo, não faz sentido que você queira levar para a nova casa todas as suas coleções de carrinhos, tampinhas, livros ou outras coisas.

Ainda que possuam um grande valor sentimental, escolha apenas aquilo que é fundamental nesse novo momento de sua vida.

2. Mantenha o espaço organizado 

Organização é o segredo de um apartamento pequeno focado na comodidade. E, aliás, é possível manter o espaço bem arrumado sem perder o toque de sua personalidade na decoração. 

Invista em caixas organizadoras e saiba qual é o lugar de cada uma de suas coisas dentro de casa.

O armário e guarda-roupa são alguns dos espaços que mais exigem organização, principalmente para evitar que você acabe perdendo coisas dentro de uma casa tão pequena! 

Ainda assim, não precisa manter tudo encaixotado, certo? Para deixar o espaço com sua cara, disponha nos ambientes alguns itens que lembrem seus gostos e vida pessoal, como quadros de fotos com família e amigos e pôsteres nas paredes.

3. Escolha móveis multiuso 

Os móveis multifuncionais são os principais aliados de alguém que está indo morar num apartamento pequeno!

Além de possuírem um tamanho compacto, principalmente em comparação a outros móveis, os multifunção também têm a vantagem de unir em um único espaço mais de uma utilidade.

É comum encontrar, por exemplo, camas com escrivaninha e armário embutidos, móvel ideal para quem está indo morar num kitnet mais apertado ou apartamento com quarto pequeno. 

4. Aposte em prateleiras

Em uma sala pequena, as prateleiras fazem milagre! Líderes na otimização de espaço, é possível organizar livros e outros itens sem perder o uso do piso, onde pode haver outras coisas. 

Dentre as vantagens das prateleiras, está também seu valor. Com um ótimo custo benefício, comprar nichos é uma opção ainda mais atraente para quem quer economizar ou não tem muito dinheiro.

5. Aproveite bem as paredes 

Se você não tem espaço, a parede é o caminho — e não só com o uso de prateleiras! Armários de parede e uma decoração mais focada nesses espaços é fundamental para criar um ambiente amplo e cômodo.

Na cozinha, isso é ainda mais importante. Em vez de apoiar temperos e itens de cozinha em bancadas, aposte em pequenos pontos de apoio nas paredes. É possível até mesmo manter panelas guardadas em espaços na parede, otimizando o espaço dos armários.

Viu como é fácil morar bem em um apartamento pequeno? Assine a nossa newsletter e fique sempre por dentro de outras dicas como as que demos neste artigo!

contato whats
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-