Como aproveitar as oportunidades no mercado atual de imóveis

mercado de imóveis
4 minutos para ler

As incertezas políticas e econômicas no Brasil têm levantado discussão sobre a situação de diversos setores, entre eles o mercado de imóveis. Tanto quem quer comprar quanto quem quer vender está inseguro em relação ao momento atual, com medo de errar ao fechar negócio. 

Se este é seu caso, este artigo pode ajudá-lo a entender qual a real situação do mercado imobiliário e quais são as oportunidades que você pode aproveitar. Confira!

O mercado de imóveis está em crise?

Antes de mais nada, é preciso esclarecer que o mercado de imóveis não vive necessariamente um momento de crise, mas sim de ajuste após um período de grande crescimento. Nos últimos anos, o aumento de renda e os programas habitacionais impulsionaram o setor, que lançou um volume bastante significativo de novos imóveis e também viu os preços aumentarem na maioria das cidades.

Com a desaceleração da economia, o mercado imobiliário sentiu os efeitos, principalmente pela insegurança de quem queria comprar um imóvel em relação a assumir um compromisso financeiro tão grande. As vendas diminuíram, os imóveis novos ficaram encalhados e as incorporadoras precisaram liquidar seus estoques.

As perspectivas, entretanto, estão melhorando: a expectativa é que o mercado volte a se movimentar já no final de 2016, quando as pessoas que adiaram seu sonho de um novo lar começarão a fechar negócio.

Vale lembrar, ainda, que o mercado de imóveis é regional. Enquanto nas grandes cidades, que já passaram por um desenvolvimento imobiliário, a desaceleração do setor foi mais sentida, em cidades que ainda vivem um momento de expansão, ele continuou crescendo fortemente.

É o que comprovou o estudo da consultoria Prospecta Inteligência Imobiliária, que selecionou as 100 melhores cidades para investir no Brasil. As melhores colocadas foram justamente as localizadas em regiões metropolitanas ou capitais de médio porte. No topo da lista, estão São Bernardo do Campo (SP), Campo Grande (MS) e Santo André (SP). 

Onde estão as oportunidades do mercado de imóveis?

Mas, se falarmos que existem boas oportunidades no mercado imobiliário mesmo com perspectiva de desaceleração da economia, onde elas estão e como aproveitá-las? Veja as melhores abaixo:

Regiões em desenvolvimento

Bairros, cidades e regiões que estão em desenvolvimento são uma ótima oportunidade para quem quer comprar, seja para morar ou para investir em imóveis. Isso porque o preço desse imóvel deve se valorizar nos próximos anos, juntamente com o crescimento da região onde está localizado. As principais oportunidades estão em cidades de região metropolitana com fácil acesso à capital e nas de pequeno e médio porte, como as cidades universitárias ou com novas indústrias. 

Estoques em ofertas

Os anos de 2015 e 2016 foram marcados por liquidação de estoques de construtoras em todo o país, com descontos que chegaram a 50%. Essas unidades prontas e com valor abaixo do praticado pelo mercado estão acabando, por isso, quem tem dinheiro para dar de entrada e quer um imóvel novo não deve perder a oportunidade de fechar negócio, pois os novos lançamentos não devem ter as mesmas promoções.

Preços estáveis. Até quando?

Segundo o Índice FipeZap, o preço médio do metro quadrado dos imóveis cresceu abaixo da inflação em 2015, subindo apenas 1,32% no período. Quem espera uma significativa queda nos preços deve aproveitar o momento, pois com a recuperação da economia esperada para 2017, eles devem voltar a subir. 

Qual é a importância de negociar?

É sempre importante lembrar que compradores e proprietários precisam estar dispostos a conversar sobre valores e negociar o melhor preço para ambas as partes. Esperar a economia voltar a crescer para comprar ou vender um imóvel pode significar perda de oportunidades disponíveis agora, além de adiar a realização de sonhos. 

Este conteúdo foi útil para você entender o momento atual do mercado de imóveis? Compartilhe com sua rede de contatos nas redes sociais!

contato whats
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-