Dicas para montar uma área gourmet em sua residência

9 minutos para ler

Quando planejamos a estrutura de uma casa, podemos dizer que tudo é pensado conforme as necessidades da família. Atualmente, há uma grande tendência quando o assunto é casa, que é a área gourmet

Por sua vez, a área tem como objetivo receber amigos e familiares para realizar eventos e encontros casuais.

Muitas pessoas não entendem ao certo a utilidade de ter uma área gourmet dentro de casa, ou como ele pode ser desenvolvido dentro de uma residência, portanto, iremos sanar todas as dúvidas que rondam esse espaço. 

O que é uma área gourmet?

Antes de tudo, é necessário entender o significado de gourmet. O termo é de origem francesa, e tem uma relação com a arte da culinária, que envolve comidas e bebidas de alto padrão. 

O conceito da culinária com ingredientes de qualidade por um certo tempo, se limitou apenas aos restaurantes. Entretanto, não demorou muito para que as comidas gourmetizadas passassem a ganhar espaço nas residências. 

A ideia principal de um espaço gourmet é criar um local com vários itens que são usados na arte da culinária, misturando um tom receptivo e, ao mesmo tempo, um ambiente personalizado para cozinhar. 

Nesse espaço, o mais comum dos programas que podem ser feitos são refeições que envolvam jantas, almoços ou encontros com os amigos. 

De acordo com as características do lugar, a área gourmet acaba se tornando o espaço ideal para receber os amigos, com um ar descontraído e agradável. 

Toda a construção do ambiente, consegue proporcionar momentos que conseguem ser memoráveis apenas no espaço dedicado à culinária. 

É comum que as pessoas pensem que os mesmos momentos que podem acontecer em uma área gourmet, podem acontecer em outros espaços da casa, como a cozinha ou a sala. Entretanto, a área gourmet consegue ir além da construção de experiências. 

Esse espaço consegue ter benefícios que proporcionam aos visitantes mais integração e aproveitamento do momento, isso porque uma área gourmet consegue ter mais opções de lazer e convívio, como um espaço que pode ter variações de preços como um mezanino de ferro.

Ter um espaço de lazer dentro de casa é, muitas vezes, muito útil. Afinal, nem sempre temos tempo, ou vontade de sair de casa para ter um lazer com a família e amigos. 

O conceito de uma área gourmet, envolve utensílios culinários com móveis voltados ao conforto, e isso torna o espaço ainda mais interessante para promover algum programa. 

Reservar essa área dentro da sua residência é ainda mais válido quando você tem familiares e amigos que gostam de cozinhar e testar novos pratos, logo, a área gourmet se torna um local para praticar um hobby. 

É interessante pontuar também que, esse espaço torna a recepção das pessoas ainda mais agradável pelo simples fato de ser uma área dedicada apenas para uma confraternização. 

Ter uma área gourmet também promove um ótimo benefício dentro de casa, que é não envolver espaços mais íntimos da residência, conversando a privacidade dos proprietários. 

Como podemos imaginar, ter uma área gourmet também agrega valor ao imóvel. Isso acontece, pelo fato das pessoas estarem valorizando cada vez mais espaços de convivência com opções de lazer. 

Por fim, vamos ao que mais interessa que são as dicas para montar uma área gourmet em sua residência. Inicialmente, é importante pontuar que, para ter esse espaço, é necessário seguir alguns passos que também serão citados neste artigo. 

Estude o futuro local

Antes de tudo, separe um bom tempo para estudar o local que será construído a área gourmet na sua residência. 

Por exemplo, se você estiver pensando em fazer esse espaço na parte externa da casa, geralmente, é mais flexível em relação ao tamanho que pode ser usado. 

Por outro lado, uma área gourmet em terraços ou varandas, costumam ter mais limitações quanto ao espaço. 

Porém, você pode usar opções que só podem ser aplicadas externamente, como uma cobertura de vidro temperado, para criar um ambiente diferenciado.

Ao iniciar os estudos sobre o local, você também deve considerar qual tipo de área trará mais conforto para as pessoas. 

Dependendo do caso, os espaços internos podem trazer mais vantagens por permitir que as pessoas fiquem à vontade com o clima. Em tempos de muito calor, ou frio, um ar condicionado consegue salvar na confraternização. 

O último fator que você deve se atentar ao considerar os locais da sua residência, é optar por espaços versáteis que possibilitam a utilização de portas articuladas para fechar totalmente o ambiente em determinadas épocas do ano. 

Avalie o espaço disponível 

Nesta parte, você deve se atentar às dimensões do local disponível para criar uma área gourmet. Assim, o espaço irá afetar diretamente na escolha dos móveis e na sua disposição. 

Para criar o projeto ideal, é preciso definir as medidas do local e, além disso, estudar os espaços das portas, altura das janelas, locais das tomadas e, se for o caso, as saídas de encanamento. 

Preferencialmente, é importante que o local tenha tamanho suficiente para que as pessoas consigam circular tranquilamente. 

Diante disso, procure não exagerar com os móveis, porque o excesso de mobília pode fazer com que o local fique desconfortável, principalmente quando houver muitas pessoas para receber. 

Se caso o espaço não for muito amplo, considere usar móveis planejados e itens multifuncionais para otimizar a área. 

Escolha o estilo de decoração 

Após pesquisar e estudar o ambiente que será feito, é iniciado as pesquisas sobre a decoração do espaço. 

Geralmente, a área segue o mesmo padrão de estilo que os móveis da casa tem, entretanto, há casos que o tema da área gourmet pode fazer um contraste com o restante da residência

Por exemplo, você pode complementar a sua residência caso você possua um armário de aço 2 portas, você pode optar por um estilo moderno e industrial, seguindo a cor do móvel que costuma ser preto ou cinza. Por isso, listamos 3 dicas de decoração para transformar seu local. 

  1. Rústico

O estilo rústico tem como grande inspiração o tema de casas de campo e decorações mais antigas, e como podemos imaginar, é usado madeira natural, tijolos que ficam à vista, móveis antigos e objetos de decoração feitos à mão. 

Estas são as características que irão tornar, caso opte, o seu espaço em uma área gourmet com um tom rústico. 

  1. Moderno 

Nesse caso, a decoração é totalmente diferente da primeira dica, isso porque você irá investir o seu dinheiro em móveis mais sofisticados e terá que contar com mais eletrodomésticos.

Se for o caso, um exaustor de churrasqueiras para permitir que a fumaça localizada na parte mais baixa do duto, seja jogada para a saída de ar. 

Além disso, também pode ser usado materiais e cores fortes para fazer um contraste, além de objetos para complementar a decoração. 

Procure manter um padrão com os objetos que serão usados na área, e isso inclui até mesmo as grelhas de inox, ou seja, mantenha um padrão de cor.

Se for uma opção para você, as pessoas que escolhem fazer uma decoração moderna no espaço gourmet, geralmente fazem o revestimento com granito e mármore, e por fim, vidros e outras superfícies também são utilizados para fazer brilho.  

Você também pode considerar a utilização de móveis com design focado em linhas retas e formas geométricas, para trazer uma harmonização mais moderna para o ambiente. 

Como uma alternativa, é interessante optar por um revestimento de parede em aço inox, que por sua vez, possui formas geométricas que trazem ainda mais modernidade ao espaço. 

  1. Industrial

Inspirada nos galpões dos anos 50, a decoração industrial possibilita que a decoração da área gourmet tenha:

  • Tubulações aparentes;
  • Metais;
  • Concretos; 
  • Madeiras.

Nesse caso, é bastante utilizado cores escuras, porém, não fique limitado apenas a elas, você também pode usar outros tons para fazer um contraste. Considere estudar um pouco sobre as cores, e os seus significados, isso irá ajudar muito na escolha das cores. 

Se o espaço for fechado, as janelas grandes ajudam a compor o estilo industrial da sua área gourmet. A escolha dos eletrodomésticos devem, preferencialmente, serem pretos ou em inox, para combinar com os demais elementos da decoração. 

Dessa forma, você pode adquirir uma churrasqueira aço inox para que a decoração tenha um tom ainda mais industrial. No geral, esse tipo de churrasqueira possui uma instalação fácil de ser realizada, por ser um produto leve e apropriado para todos os tipos de ambiente.

Ao iniciar a decoração da sua área gourmet, é importante não esquecer de alguns equipamentos fundamentais para que as pessoas não precisem sair do ambiente para utilizar. 

Portanto, é interessante que você pesquise por “comprar purificador soft everest”, para que o ambiente tenha um purificador de água. Novamente, opte pelas opções em inox. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

contato whats
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-