Descubra agora como é feita a avaliação de imóveis!

4 minutos para ler

Para quem está envolvido ou quer negociar no mercado imobiliário, é imprescindível conhecer os termos da avaliação de imóveis. Saber qual o valor real que deve ser praticado tanto na compra quanto na venda é a melhor forma de não perder dinheiro.

Na prática, é preciso mensurar todos os quesitos para precificar o imóvel na hora de fechar um negócio, sem achismos e trabalhando com as possibilidades da melhor negociação de compra e venda.

Quer entender como funciona a avaliação de imóveis? Entenda quais são os pontos que influenciam diretamente na precificação do seu imóvel. Vamos lá?

Preço médio da região

O preço cobrado por outros imóveis com tamanhos parecidos e na mesma região deve ser levado em consideração, uma vez que a edificação precisa ter muitos diferenciais das demais disponíveis para ter valores extras agregados.

Por isso, pesquise qual o preço médio aplicado para os imóveis no mesmo padrão da vizinhança e se baseie neles na hora da avaliação.

Localização

Um dos pontos fundamentais para determinar o preço de um imóvel é a localização. Os preços sofrem variações dependendo do ponto da rua, vizinhança, proximidades com comércios, entre outros fatores.

O bairro é outro ponto importante, já que as pessoas buscam sempre regiões valorizadas pela quantidade de imóveis residenciais ou comerciais que estão próximas do imóvel.

A proximidade com shoppings, avenidas principais e outras facilidades também é um ponto que conta muito para agregar valor ao imóvel na hora da avaliação.

Características do imóvel

Analisando o imóvel como um todo, alguns pontos são importantes para definir o valor do imóvel. São eles:

Tamanho

O número de quartos e a quantidade de metros quadrados influenciam diretamente na precificação do imóvel.

Tipo de acabamento

O tipo e a qualidade de acabamento utilizada na construção da edificação. O piso, rodapés, pintura, revestimento e detalhes na decoração são imprescindíveis para agregar valor ao imóvel que está sendo avaliado.

Tipo de imóvel

Apartamentos, sobrados, casas, entre outros tipos de imóveis tem valores diferentes, mesmo que sejam construídos em uma mesma região.

Tempo de construção

Quanto mais novo o imóvel, maior é a valorização; porém, edificações antigas, porém bem conservadas, possuem boa valorização: isso ainda é mais dependente da região onde o imóvel está localizado.

A desvalorização dos imóveis mais antigos acontece porque, via de regra, necessitam de mais manutenção.

Estado de conservação

O avaliador analisa todos os detalhes da edificação, se existem rachaduras, manchas na parede que podem indicar infiltração, se a rede elétrica está em bom funcionamento, se apresenta vazamento hidráulico, entre outros detalhes. Tudo isso pode reduzir o valor de mercado de um imóvel.

Conte com o apoio de uma imobiliária

Contar com os serviços de uma imobiliária é uma forma de garantir uma avaliação mais correta sobre os valores de mercado do seu imóvel. Os corretores são capacitados para a avaliação técnica dos imóveis, podendo argumentar e mostrar pontos que são fundamentais na análise de preço.

O mais importante na hora de definir o preço de um imóvel para compra ou venda é que os valores sejam um reflexo da realidade da região e das condições do imóvel. Não vá por achismos ou influências de terceiros: faça a avaliação corretamente para não ter problemas futuros.

Entendeu como funciona a avaliação de imóveis? Então aproveite a visita e entre em contato conosco agora mesmo para conhecer os nossos serviços.

contato whats
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-
Open chat