Casa própria: sonho ou realidade?

casa própria
4 minutos para ler

Comprar uma casa própria é o sonho de milhares de brasileiros. Inclusive, não é impossível realizar esse desejo — tudo depende de um bom planejamento e organização financeira para tornar esse sonho uma realidade.

Para tirar a ideia do papel, é preciso traçar metas e se reeducar financeiramente, já que o investimento é alto e, para chegar lá, é preciso ter foco e não economizar no esforço. Se você está planejando mudar de vida e deixar o aluguel ou a casa dos pais, separamos aqui algumas respostas interessantes para as suas dúvidas sobre como realizar o seu sonho. Acompanhe!

Como tornar a compra da casa própria uma realidade acessível?

Desde a infância, um dos ensinamentos que os pais passam para os filhos é a necessidade de uma casa própria para morar. Com isso, o tempo passa, esse objetivo se torna maior e as chances para alcançá-lo dependem das oportunidades que nós mesmos criamos.

Com diferentes linhas de crédito, financiamento e consórcios disponíveis no mercado para a compra do imóvel, é possível adequar o sonho à realidade de cada pessoa. Veja como fazer isso:

Pesquisando os imóveis que mais interessam

O primeiro passo é descobrir quais são os tipos de imóveis que estão disponíveis no mercado e quais deles são mais adequados às suas necessidades. 

É preciso fazer uma pesquisa ampla diante de uma faixa de preço, relacionando a localização, tamanho e se será uma casa, terreno ou apartamento. Todas as características do imóvel devem ser listadas para que a busca possa ser refinada.

Planejando e traçando as metas para realizar a compra

Diante dos valores, é hora de traçar as metas e planejar como será o processo para alcançá-las. O planejamento deve ser pensado em três períodos: curto, médio e longo prazo. Se o objetivo for aderir a uma linha de financiamento, é preciso poupar o valor de entrada e planejar como será o pagamento das parcelas do imóvel.

Por isso, coloque todas as suas metas no papel e liste quais são as ações que você precisa tomar para que consiga completá-las.

Poupando e mudando hábitos de compra

Para fazer poupança, é preciso destinar uma parte dos seus rendimentos para um fundo que não deve ser utilizado. A mudança de hábito está ligada ao impulso de compra! Portanto, se você tiver um planejamento financeiro, passará a não gastar mais sem controle e boa parte do seu dinheiro poderá ser poupada.

É preciso traçar novos hábitos de consumo, pagar as contas fixas (alimentação, transporte, moradia) e poupar o resto do salário. Não é preciso abrir mão de tudo para poupar, mas sim controlar os gastos desnecessários e planejar as compras e lazer. Assim, quem tem mais controle sobre o salário, consegue ter mais dinheiro no final do mês e sem passar vontades!

Com esforço e um bom planejamento, os sonhos podem sair do papel e a casa própria pode se tornar uma realidade. A determinação e o foco devem ser mantidos por todo o trajeto, mesmo que por alguns instantes tudo pareça desmoronar.

Sair do aluguel e conquistar o próprio espaço é um divisor de águas na vida das pessoas. Investir o dinheiro em algo que é seu é a melhor sensação de que, no final, o trabalho não foi em vão!

Que tal? Gostou deste post sobre o sonho ou realidade da casa própria? Então, aproveite para seguir as nossas páginas nas redes sociais. Acompanhe as nossas atualizações no FacebookTwitter e no nosso canal no YouTube!

contato whats
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-