3 motivos para não comprar imóvel direto com o proprietário

3 minutos para ler

Embora o mercado imobiliário seja um dos segmentos mais seguros e com melhor retorno financeiro em longo prazo no Brasil, a sua própria valorização faz com que o investimento em propriedades seja elevado, especialmente nas grandes cidades. Pensando nisso, separamos alguns dos principais motivos para não comprar imóvel direto com o proprietário.

Em um primeiro momento, a ideia pode parecer tentadora, mas o fato é que os riscos de não contar com ajuda especializada são bastante altos, especialmente se considerarmos que o ramo é muito burocrático e rico em detalhes relevantes. Continue lendo o post e veja três motivos para evitar essa opção!

1. Falsa ilusão de redução das burocracias

Como dissemos, o mercado imobiliário é bastante burocrático por sua própria natureza e isso é reforçado em um país tão complexo quanto o Brasil. Por isso, um dos maiores motivos para não comprar imóvel direto com o proprietário é justamente o fato de não contar com ajuda especializada para avaliar a documentação, elaborar o contrato e assim por diante.

O corretor e os demais profissionais sabem observar com a devida atenção se as etapas da negociação da propriedade são vencidas de forma adequada, sem falcatruas ou “jeitinhos”. Eventualmente, a falta de um simples documento pode culminar, até mesmo, na perda do bem no futuro, algo altamente indesejável para qualquer pessoa.

2. Chances de não encontrar o imóvel ideal

Você sabia que uma das funções da imobiliária e do corretor é ajudar o cliente a encontrar um imóvel que atenda às suas demandas e seja compatível com o seu orçamento? Por mais que você ache que isso pode ser feito de forma simples, há muitos detalhes e dados que precisam ser avaliados para chegar à melhor escolha.

Uma empresa com conhecimento e credibilidade no ramo, certamente, conta não só com uma boa carteira de propriedades, como também tem a capacidade de prospectar novas opções se for preciso de acordo com as suas necessidades. Com isso, você também pode receber informações sobre a infraestrutura do bairro, os serviços da região e muito mais.  

3. Possibilidade de problemas na documentação

Uma casa, um apartamento ou, até mesmo, um terreno pode ter problemas na documentação que uma pessoa comum sequer imagina que existem. Mesmo para transações que parecem simples à primeira vista, são inúmeros detalhes que devem ser levantados e analisados, o que pode ser quase impossível para quem não está habituado ao processo.

Além do histórico do bem em si, também devem ser avaliados os nomes e a situação dos proprietários atuais, pois a presença de dívidas ou processos trabalhistas pode resultar em penhora da unidade em negociação. No caso de financiamentos, o auxílio de um profissional do ramo encurta os caminhos para ter cada um dos documentos exigidos, ajudando na aprovação.

Esses são alguns dos principais motivos para não comprar imóvel direto com o proprietário. Com a intervenção de uma assessoria imobiliária na negociação, tudo fica mais simples e você não corre o risco de ter problemas que poderiam ser evitados.

Gostou de conhecer os motivos para não comprar imóvel direto com o proprietário? Quer contar com ajuda especializada? Então, não perca mais tempo e entre em contato conosco!

contato whats
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-
Open chat