O que analisar antes de comprar seu primeiro apê

7 minutos para ler
Da busca ao fechamento do negócio, é importante sempre estar atento aos mínimos detalhes na hora de comprar um imóvel. Confira essas dicas!

Chega um momento da vida em que é preciso tomar uma grande decisão: “quero comprar meu primeiro apê”. Seja para sair da casa dos pais e ter seu próprio espaço, seja para se livrar do aluguel e, até mesmo, para simplesmente realizar um sonho, para algumas pessoas, a conclusão é de que é necessário fazer esse investimento.

Adquirir um imóvel é uma grande jornada na vida de qualquer pessoa e, para isso, é preciso pensar com tranquilidade. Da pesquisa ao fechamento do negócio, é importante sempre estar atento aos mínimos detalhes. Confira nossas dicas e boa sorte em sua busca!

Antes de tudo, defina a forma de pagamento do imóvel

Existem diversas formas de quitar o seu novo imóvel no mercado. A mais econômica e, ao mesmo tempo, menos acessível é o pagamento à vista. Dessa forma, você pode negociar com o proprietário um valor reduzido e utilizar o dinheiro que economizou para fazer uma reforma, por exemplo.

Nem todo mundo tem esse poder aquisitivo, certo? Na maior parte dos outros casos, é escolhido o meio mais popular no brasil: o financiamento. Para tomar a melhor decisão, encontre um simulador de financiamento imobiliário e descubra qual instituição financeira melhor atende a sua realidade.

Saiba como escolher a localização ideal do seu primeiro apartamento

O processo começa a ficar mais próximo da realidade quando você precisa escolher o bairro onde deseja morar. É preciso levar em consideração o seu perfil e o de sua família nessa etapa e descobrir as regiões que mais podem oferecer qualidade de vida e facilidades no dia a dia.

Para isso, estude os bairros que já estão no seu radar. Entenda como eles funcionam durante o dia e à noite e pergunte aos moradores sobre segurança, se possível. Além disso, faça uma pesquisa rápida no Google e descubra detalhes sobre a rede de serviços (supermercados, hospitais, lojas etc) e acesso ao transporte público nas proximidades.

Escolha entre propriedades novas ou usadas

Você não pode comprar seu primeiro apartamento sem definir se fará o investimento em um imóvel novo ou usado. As duas alternativas contam com vantagens interessantes, que são recomendadas de acordo com o perfil do comprador, as principais demandas da sua família e, obviamente, o orçamento disponível.

Os imóveis novos têm um benefício bem interessante, que é o de estar em melhor sintonia com o estilo de vida moderno, com mais pontos de tomada e instalações que comportam mais aparelhos eletrônicos, por exemplo. Os antigos, por sua vez, costumam ficar situados em bairros mais tradicionais, mas cobram seu preço por isso.

Leia atentamente os detalhes do contrato

Como em qualquer transação, a compra do seu primeiro apartamento demandará uma leitura atenta dos principais detalhes do contrato de compra e venda. Ele é o documento que atesta que o vendedor está se comprometendo a transferir o domínio da propriedade ao comprador, no caso, você, de acordo com as condições previamente ajustadas.

Ali, também constarão as informações necessárias para que a negociação seja realizada com total segurança, como a documentação pessoal do antigo dono e do seu cônjuge, se houver, além de certidões negativas de débitos e protestos, o valor pago, a descrição completa da unidade, as formas e prazos de pagamento, e assim por diante.

Tenha atenção aos gastos extras

A compra de um imóvel é um momento bastante positivo na vida de uma pessoa, mas é preciso tomar certos cuidados para evitar dores de cabeça no futuro. Para garantir que você está fazendo um investimento que cabe no seu bolso, você não pode deixar de ter atenção aos gastos extras que terá.

O ITBI, por exemplo, é o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis, que é cobrado todas as vezes que uma propriedade muda de dono. Já a escritura e o registro são documentos que trazem clareza e validação jurídica para a transação e identificam o verdadeiro dono, consolidando a transferência. Os valores de tais taxas são variáveis, de acordo com a cidade.

Verifique as principais características do imóvel

Não dá para comprar um apartamento sem analisar quais são as principais características do local e se elas estão em sintonia com o que você precisa, não é mesmo? São muitas opções e você deve saber exatamente o que deseja e quais são os critérios que utilizará para a sua decisão, dentro do orçamento que estipulou para o negócio.

Entre os pontos mais importantes, você deve analisar a metragem total, o estilo da planta, o nível do acabamento, a quantidade de quartos, a presença de vaga da garagem, a existência de áreas de lazer, entre outros aspectos. São itens que podem aumentar a sua qualidade de vida e facilitar a rotina.

Compreenda o tipo de condomínio que você quer morar

Apartamentos em prédios antigos costumam ter maior metragem e cômodos mais largos. Em contrapartida, a infraestrutura e os serviços oferecidos pelo condomínio são mínimos. 

Já imóveis em novos empreendimentos são relativamente menores, mas, geralmente, oferecem uma rede completa de entretenimento e facilidades, como quadras, piscinas, churrasqueiras, lavanderias e academias.

Nesse momento, é preciso pesar o que é melhor para você e para a sua família — o conforto de um lar espaçoso ou toda a praticidade e a segurança que um condomínio novo proporciona?

Diminua as opções e aumente a segurança

Uma vez escolhido o bairro, o preço, o tamanho e o tipo de condomínio, a sua lista, que inicialmente contava com dezenas de possíveis novos lares, vai diminuir drasticamente para cinco ou seis opções. Essa é a hora de conhecer esses imóveis.

Em tempos de pandemia, é importante respeitar as orientações de distanciamento social divulgadas pela OMS (Organização Mundial de Saúde). Então, máscaras e, até mesmo, luvas são bem-vindas nesses encontros.

Aproveite as visitas para avaliar bem os imóveis que poderão se tornar seu primeiro apartamento

Antes de chegar ao local, prepare as perguntas que você deseja fazer ao responsável pela visita (geralmente, ela é guiada por um corretor ou pelo proprietário). Algumas dúvidas que você pode tirar enquanto os espaços são apresentados são sobre o estado de conservação da parte estrutural do imóvel, como o encanamento e a fiação.

Procure notar, também, as superfícies de pisos e paredes. Elas são um bom indicativo do tamanho da reforma que você terá que fazer ao adquirir o imóvel. Outro ponto interessante e que merece atenção é sobre a incidência da luz solar — isso pode ser tanto observado quanto perguntado ao responsável pela visita.

Escolher seu primeiro apartamento não é tarefa fácil, mas é necessário entender que essa é uma opção que vai acompanhar sua vida por décadas. Logo, trata-se de um processo que merece atenção redobrada para que se faça o melhor negócio.

Boa sorte em sua busca e, caso você ainda tenha dúvidas e queira contar com ajuda especializada de uma empresa com vasta experiência e credibilidade no setor de imóveis em Toledo, não perca mais tempo: entre em contato conosco!

contato whats
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-