Controle de aluguel: saiba como gerenciar de forma correta!

3 minutos para ler

O desejo de obter uma renda passiva no final do mês é recorrente para qualquer pessoa que seja economicamente inteligente, uma vez que esse é um recurso que traz mais tranquilidade e pode proporcionar maior estabilidade financeira a longo prazo. No entanto, para fazer isso com sucesso, saber como realizar o controle de aluguel é essencial.

O gerenciamento dos rendimentos e das unidades alugadas como um todo pode ser um pouco complexo, sobretudo para quem não tem a organização necessária e não sabe utilizar ferramentas para que a visualização dos detalhes fique mais simples.

Continue lendo este conteúdo e descubra como fazer isso!

Mantenha os impostos e taxas em dia

Uma das ações mais importantes para fazer o controle de aluguel é manter os impostos e taxas em dia. Embora isso possa parecer bastante óbvio, o fato é que, de maneira recorrente, muitos proprietários acabam experimentando atrasos consideráveis e tendo perdas com multas por não pagarem as suas despesas na data correta.

Quando isso ocorre, há um prejuízo evitável, que pode minar a sua capacidade de investimento e, eventualmente, acabar deixando a sua conta no vermelho. A tecnologia pode ser uma poderosa aliada nesse aspecto, visto que você consegue programar lembretes em aplicativos, agendas eletrônicas e softwares de gestão.

Deixe as datas de pagamento organizadas

Continuando o raciocínio do tópico acima, deixar as datas de pagamento organizadas é muito importante. É essencial que cruze as informações das suas contas com as entradas de capital, de forma que você arque com as despesas em momentos propícios, nos quais a sua conta estará com saldo suficiente para tal.

Observe os reparos necessários

É muito importante que você invista na qualidade e na conservação do seu imóvel, seja ele uma casa, seja um apartamento. Qualquer inquilino ou mesmo interessado em fazer uma proposta de compra ficará muito mais inclinado a uma negociação, caso a sua unidade esteja em excelentes condições de habitabilidade.

Por incrível que pareça, apesar disso parecer meramente um custo, o fato é que se trata de um tremendo investimento, especialmente a médio e longo prazo. Quanto melhor estiver o seu imóvel, mais simples será fazer o controle de aluguel, visto que você terá menos possibilidades de ter gastos inesperados ou períodos sem inquilinos. 

Utilize as melhores ferramentas disponíveis

Por fim, você não pode deixar de usar as melhores ferramentas disponíveis para conseguir fazer o controle de aluguel. Felizmente, nos dias de hoje, existem soluções de diversos tipos e para todos os bolsos, que ajudam a lembrar datas, centralizam as informações, digitalizam a documentação e assim por diante.

Se você possui mais de uma unidade destinada à locação, provavelmente já encontrou dificuldades para acompanhar todas as obrigações contratuais. Por isso, uma ótima alternativa é contar com uma imobiliária, pois com sua equipe a empresa garantirá uma orientação melhor das negociações, apoio jurídico e muito mais.

Gostou de aprender como fazer o controle de aluguel? Ficou interessado em contar com a ajuda de quem entende? Então entre em contato com a nossa empresa!

contato whats
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-