Saiba como trabalhar com uma decoração mais rústica

9 minutos para ler

A decoração rústica ganhou grande destaque em ambientes domésticos e comerciais, tornando-se uma das principais maneiras de trazer um toque mais natural a diferentes cômodos.

Com características rudimentares, valorizando elementos da natureza, o estilo é um dos preferidos dos proprietários de imóveis, pois confere ao espaço um aspecto único, deixando o clima agradável e aconchegante. 

Se antes a decoração rústica era apenas utilizada em regiões campestres, hoje a realidade é outra. É possível aplicá-la em áreas urbanas, de modo a proporcionar maior conforto para quem está no local.  

Essa sensação natural proporcionada pelos elementos rústicos pode ser vista em um piso laminado de madeira assim como em uma mesa, seja por meio de vigas aparentes da estrutura da casa ou em pequenos artigos decorativos.

Não à toa, o estilo rústico vem ganhando espaço em projetos arquitetônicos de maneira ampla, justamente porque ele torna possível aplicar um ar mais leve dentro de uma casa.

A decoração pode ser implementada de maneira fácil, podendo inclusive ser escolhida por quem não possui grandes quantias para investir na renovação dos diversos cômodos de um imóvel.

Por isso, se você deseja conquistar um ambiente rudimentar, utilizando diversos elementos para compor um novo cenário dentro da sua casa, siga na leitura deste artigo e saiba como trabalhar com uma decoração mais rústica. 

O conceito rústico de decoração

Se você busca uma maneira prática de conferir um clima agradável dentro da sua residência, certamente já viu muitas fotos e acompanhou várias sugestões de decoração rústica. 

O conceito valoriza o uso de elementos naturais, como a madeira, o couro e diferentes pedras, além de comportar tons mais sóbrios de cores, como o branco, preto, cinza e marrom.

Sendo assim, ao utilizar esses itens na decoração da sua casa, é possível transformar todos os ambientes e deixá-los mais confortáveis, com o uso de aço e madeira em luminárias e móveis, e também no piso e nas paredes. 

O estilo rústico pode ser aplicado em diversos cômodos, tais como:

  • Dormitórios;
  • Sala de estar;
  • Sala de jantar;
  • Cozinha;
  • Área externa;
  • Entre outros.

Isso quer dizer que a decoração rústica pode ser utilizada com facilidade em qualquer ambiente do seu lar, promovendo a sensação de tranquilidade e de aconchego, que são característicos do estilo.

Para se ter uma ideia de como a decoração rústica pode impactar na beleza da sua residência, muitos profissionais da área recomendam que os proprietários de imóvel visitem uma exposição com cenografia arquitetura, para conhecerem melhor o estilo rústico. 

Dessa maneira, é possível escolher com mais assertividade quais serão os elementos utilizados no projeto decorativo da casa, garantindo a satisfação do cliente.

Móveis rústicos para decoração

Apesar de grande parte dos móveis ser confeccionado em madeira, isso não significa que todos eles seguirão o estilo rústico. 

Isso, porque uma decoração mais rudimentar valoriza os formatos naturais, e não utiliza acabamentos que deixem as superfícies lisas ou arredondadas.

Sendo assim, é possível dizer que os móveis que serão utilizados na sua decoração devem ser o mais natural possível, valorizando as suas formas e o tipo de madeira usado na sua fabricação. 

Para compor a sua mobília rústica, é possível adquirir:

  • Camas;
  • Mesas;
  • Cadeiras;
  • Armários;
  • Guarda-roupas;
  • Balcões;
  • Escrivaninhas;
  • Entre outros.

Eles podem ser distribuídos em diferentes cômodos da sua casa, criando ambientes diferenciados, priorizando o conforto e a beleza. 

Mesmo para que possui móveis em madeira e deseja apenas reformá-los para renovar a decoração, uma opção é recorrer a um marceneiro, ou mesmo adquirir uma impressão adesivo especial, para ser aplicado na superfície da mobília e modificá-la.

Sendo assim, é essencial escolher uma estampa que contenha aparência de madeira, para conferir ao item um novo visual. 

Muitas pessoas também confeccionam os seus próprios móveis, utilizando tábuas de madeira que podem ser fixadas umas nas outras, resultando em uma cabeceira de cama ou uma mesa de centro para a sala. 

Até mesmo a aparência do sofá pode ser modificada para o estilo rústico ao escolher um tecido, revestindo o móvel e as poltronas com um novo material, fixando-os com o auxílio de um grampeador para madeira.

Por isso,a decoração rústica pode surpreender de diferentes maneiras, tanto ao apostar na reforma de um armário quanto na produção de um novo mobiliário ou na compra daquele que mais agradar o proprietário do imóvel. 

As cores utilizadas no estilo rústico

Os tons predominantes da decoração rústica são mais sóbrios, o que significa que o marrom, o preto, o branco e o cinza costumam ser as cores mais vistas nos ambientes. 

Para deixar a sua casa renovada, é possível realizar a pintura das superfícies com uma tinta em pó para parede. optando pela cor que faça mais sentido para o cômodo.

Como a sala de estar e a de jantar são os ambientes de maior circulação, principalmente ao receber convidado em casa, é indicado que os tons mais claros sejam aplicados nas paredes. 

Dessa maneira, é possível apostar em diversos outros artigos decorativos, fazendo com que esses cômodos fiquem elegantes e confortáveis. 

Já nos dormitórios, uma possibilidade interessante é aplicar as cores mais escuras, deixando o ambiente mais propício para o descanso e a tranquilidade. 

Uma opção bastante utilizada para renovar a aparência dos cômodos é a colocação de adesivo para decorar parede, optando pelas estampas que valorizem os elementos naturais. 

Os tons mais sóbrios também devem ser levados em conta no que diz respeito ao tecido do sofá ou outros itens decorativos, deixando os cômodos da casa com um aspecto rústico uniforme. 

Alguns artigos decorativos para o estilo rústico

A decoração rústica pode ser incluída na sua casa também por meio de vários outros artigos que, ao serem posicionados nos ambientes da sua residência, podem renovar todo o cenário.

Um quadro na parede, um tapete de couro ou um jardim vertical são apenas alguns exemplos de como aplicar diferentes objetos na sua casa, e que podem trazer um ar mais campestre para dentro do imóvel. 

É possível transformar até mesmo uma estrutura simples, como a caixa de disjuntor para energia solar da residência, ao aplicar um adesivo rústico na superfície, de modo prático e simples.

As cortinas da sua casa também podem contribuir para uma decoração rústica. Para isso, basta escolher tecidos em cores sóbrias, ou ainda com estampas rudimentares, que valorizem o ambiente como um todo, seja na sala de estar ou nos dormitórios.  

As plantas contribuem para um cenário natural, além de serem bastante harmônicas com o uso da madeira na mobília da casa, e de proporcionar um ar mais leve. 

Por isso, a decoração rústica é cada vez mais escolhida para decorar imóveis, trazendo para as grandes cidades os aspectos mais valorizados das casas de campo, que oferecem maior tranquilidade e aconchego para dentro de uma residência. 

Outras considerações sobre a decoração rústica

A decoração rústica pode ser implementada em qualquer imóvel, seja um apartamento ou uma casa térrea. 

Sendo assim, ela não precisa estar localizada em uma área campestre para receber um estilo mais natural. 

Decoração rústica e formatos naturais

Os móveis utilizados na decoração rústica valorizam o formato da madeira coletada e, por isso, valorizam cada detalhe da peça, dispensando os acabamentos, mas utilizando vernizes e outros produtos para conservação do material.

Sendo assim, o que é considerado imperfeito em outros estilos decorativos, no rústico é visto como beleza, trazendo um clima mais natural para dentro da sua casa.

Decoração rústica e personalidade

Para que uma aparência mais rudimentar seja vista na sua casa, você não precisa modificá-la por completo. 

Isso porque os elementos utilizados na decoração rústica são bastante chamativos, possuindo uma personalidade própria.

Certamente, ao adquirir uma mesa de jantar rústica, os seus convidados ficarão impressionados, elogiando a decoração e o aconchego que esse tipo de móvel pode conferir à sua residência.

Decoração rústica e aplicação de outra cores

Apesar de valorizar os tons sóbrios, também é possível aplicar algumas cores nos artigos têxteis utilizados no cotidiano da sua casa. 

As toalhas, os arranjos de cama e a capa das almofadas podem receber estampas coloridas, florais, com listras ou xadrez, alegrando o ambiente. 

Decoração rústica na cozinha

A decoração rústica também pode ser utilizada na sua cozinha. Além de contar com um mobiliário em madeira, os utensílios da casa também podem ser confeccionados com elementos naturais. 

O uso de vidro é bastante característico, além de louças decoradas e panelas de cobre ou ferro, que trazem maior aconchego para o local. 

As prateleiras abertas são bem-vindas no estilo rústico, e podem compor o charme da cozinha ao utilizar cestos de vime ou outros materiais para deixar o espaço mais bonito. 

A decoração rústica pode ser adaptada para atender aos gostos do proprietário do imóvel e, por isso, pode ser a melhor escolha para a sua casa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Cia Design, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre decoração e comunicação visual.

contato whats
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-