Descubra as melhores cidades do Paraná para se viver!

melhores cidades do Paraná
9 minutos para ler

O que o Paraná tem de melhor? Se você logo pensou em responder “os paranaenses”, acertou em cheio! Contudo, afinal, você sabe quais são as melhores cidades do Paraná? Para quem quer viver nesse estado encantador, o que não falta é elogio para as várias regiões.

Os paranaenses são diferenciados: eles que movem a economia desse estado que, em 2013, passou a ocupar o quarto lugar na produção de riquezas do país, segundo o IBGE. Também é o povo do Paraná que faz com que cada uma de suas 399 cidades seja especial.

E é sobre essas cidades especiais que se trata este post, no qual você vai descobrir os melhores recantos do Paraná em qualidade de vida! Confira algumas características particulares dos principais municípios do estado!

Curitiba

A capital do estado tem mesmo que aparecer elencada em primeiro lugar. A cidade está repleta de locais históricos e parques e, além disso, é afamada por suas paisagens urbanas. Isso porque tem avenidas amplas e belíssimos edifícios, destacados em um cenário no qual limpeza, organização e infraestrutura encontram-se reunidos.

Seu IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é dos mais altos do país: 0,823 (a média do IDH brasileiro está em torno de 0,744). Além disso, é o local perfeito para quem gosta de unir qualidade de vida com excelentes opções de entretenimento, como baladas, restaurantes, bares e boas festas.

Maringá

A cidade de Maringá é a terceira do estado em população. É um lugar movimentado e que oferece quase de tudo para seus moradores e visitantes, tendo um traçado urbano dos mais bonitos e ordenados — e isso não é à toa. Afinal, o município foi planejado e executado seguindo o conceito de cidade-jardim.

Vale ressaltar, ainda, que ela fica a 436 km de Curitiba e foi recentemente apontada entre as 15 melhores regiões do Brasil para se investir, com um IDH muito alto: 0,808. É a terceira mais populosa do estado e o crescimento se mantém firme, especialmente por pessoas em busca de ordem e tranquilidade em suas vidas.

Foz do Iguaçu

Quem nunca ouviu falar das Cataratas do Iguaçu? Uma das 7 maravilhas naturais do mundo, reconhecida pela Unesco como um Patrimônio Natural da Humanidade. Por ano, mais de 1,8 milhão de pessoas visitam a região, o que faz de lá o terceiro destino mais visitado no Brasil.

A região tem o maior parque hoteleiro do país, já que os visitantes de mais de 170 países lotam não só as Cataratas do Iguaçu, mas outros pontos turísticos, como a hidroelétrica de Itaipu, fundamental para a base energética do nosso país.

Como dá para perceber, o turismo é a maior fonte de renda da cidade e não poderia ser diferente, mas o setor de comércio e energia elétrica também apoiam o crescimento da região. A área oferece muitas opções de estudo com universidade e escolas, além de apresentar um IDH alto com 0,751.

Guarapuava

Guarapuava é a cidade que faz o principal papel de ligação entre Foz do Iguaçu e Curitiba, sendo a maior exportadora de cevada, aqui estão localizadas as principais fábricas de malte do Brasil.

Apesar do vento gelado e do friozinho da região, Guarapuava está ganhando cada vez mais adeptos não só pela qualidade de vida que o município oferece aos seus habitantes, mas também pelo potencial econômico crescente.

A cidade vem despontando no cenário das novas oportunidades de trabalho, já que o setor cervejeiro está ganhando fôlego e as fábricas estão empregando profissionais das mais diversas áreas.

Agora, quando o assunto é qualidade de vida, o IDH de Guarapuava é alto, com 0,731, apontando a longevidade e a renda como os fatores que mais contribuem para que a cidade seja um lugar muito agradável para se viver.

Cascavel

Conhece um grande centro com as características de cidade do interior? Essa é Cascavel, o quinto maior município do estado, bem planejado e focado na qualidade de vida dos seus habitantes.

A cidade se tornou o polo estratégico do Mercosul, principalmente pela sua localização privilegiada, a força no agronegócio e a expansão do setor de serviços.

Não é à toa que Cascavel tem o sexto maior PIB do estado, já que se destaca pelo excelente desempenho do setor atacadista, por ser um polo universitário e pela estrutura de saúde.

Se você está procurando um lugar para morar que esteja em franco crescimento, Cascavel com seu IDH alto de 0,782 é uma boa opção para quem busca prosperidade e novos negócios.

A infraestrutura de Cascavel pode ser adotada como modelo para os outros municípios do estado, já que pelo menos 98% dos domicílios da cidade têm água encanada e mais de 99% tem acesso à energia elétrica.

Toledo

A “Capital do Agronegócio” é um verdadeiro destaque do estado do Paraná. O município é pródigo em produzir riquezas, já que nele há importantes cooperativas e uma infinidade de empresas de todos os portes. Muitos empreendedores e empresários estão migrando para o município que promete unir excelentes oportunidades com uma ótima qualidade de vida.

Outra característica marcante da cidade é ela servir de polo universitário do oeste paranaense, contando com nada menos do que 100 cursos superiores! Isso em oito centros de ensino superior, entre eles conceituadíssimas universidades públicas. Por isso, todos os anos, chegam novos estudantes para morar por lá.

Por essas e muitas outras razões, Toledo é um dos municípios onde mais se fazem negócios imobiliários, tendo escolhas muito interessantes em termos de casas, apartamentos, flats ou mesmo terrenos. Vale a pena investir em Toledo, local com um IDH alto de 0,768 e o melhor de tudo: em plena ascensão.

Quatro Pontes

Ficando a pouca distância de Toledo (apenas 30 km), Quatro Pontes é uma cidade consideravelmente menor, mas que agrada por suas muitas qualidades. Com cerca de pouco menos de 4 mil habitantes, de acordo com o Censo Demográfico do IBGE de 2010, ela está pertinho da Capital do Agronegócio do Paraná.

Esse município do oeste paranaense tem outros atributos — educação e segurança de qualidade são dois deles. A cidade também ficou bastante conhecida, por figurar como uma das 100 mais ricas do país. Isso se reflete no seu elevado IDH, que é de 0,791.

Cianorte

Essa cidade está a 518 km da capital do estado e ocupa uma posição muito relevante no contexto socioeconômico do noroeste paranaense. Com tudo que os melhores lugares podem proporcionar, incluindo seis modernos shopping centers, o Parque Cinturão (reserva natural de Mata Atlântica que circunda a cidade inteira) e 875 indústrias.

Cianorte foi planejada para ser sucesso e isso vem se refletindo em diversas áreas. A equipe de futebol que carrega o nome do município, por exemplo, vem ganhando destaque no cenário estadual. Seu IDH é dos mais elevados e reflete toda a potencialidade do lugar, ficando em 0,755.

Londrina

Reconhecida como segundo maior aglomerado urbano do Paraná, Londrina é uma das principais cidades do país. Já foi chamada de “Capital do Café” e hoje é um centro econômico e industrial altamente relevante, tanto para a Região Sul como para todo o Brasil. Seu IDH é alto: 0,778 e tende a se manter elevado. Muitos estudantes também vão viver ali, em busca dos excelentes cursos universitários disponíveis.

A “pequena Londres” fica a cerca de 380 km de Curitiba, mas tem tudo que um centro urbano precisa e atende muito bem os seus mais de 1 milhão de moradores da região metropolitana. É uma forte influência comercial e política no estado, mas isso não deixou para trás o ar pacato, com ruas arborizadas, trânsito organizado e grande segurança.

Apucarana

Apucarana vem ganhando bastante espaço no mercado imobiliário do Paraná e está sendo considerada uma excelente opção para quem quer investir em boa qualidade de vida e tranquilidade no dia a dia. Recentemente, por exemplo, o município figurou entre os cinco melhores locais para se viver em todo o Brasil, em um levantamento feito pela Firjan.

São quase 140 mil habitantes, que formam um centro comercial ativo e pujante, mas sem deixar de lado todo aquele ar pacato e gostoso do interior. A estrutura de lazer é excelente e a região também tem inúmeras belezas naturais para mostrar, entre os quais se destacam o belo Parque Santo Expedito e o charmoso Lago Jaboti.

Paranavaí

A cidade de Paranavaí é outro local interessante para quem deseja um bom investimento e merece figurar entre as melhores cidades do Paraná para se morar. São pouco mais de 80 mil moradores, que fazem desse lugar um incrível ambiente com ar interiorano, mas que também esbanja inúmeras possibilidades para os turistas e habitantes.

A educação é um dos pontos fortes, com excelentes índices e diversas instituições de ensino superior. As belezas naturais também se destacam, sobretudo nas praças e parques. Para quem gosta de cultura, é lá que acontece o tradicional Festival de Música e Poesia de Paranavaí (Femup), reunindo expectadores e artistas de diversas partes do Brasil.

Esses são alguns dos motivos para se viver no Paraná. Desde o clima até as oportunidades de emprego, a lista com todos os municípios que fazem do estado o quinto melhor do Brasil é muito mais extensa. Portanto, não faltam razões para que você escolha a cidade que mais combina com o seu perfil e se mude com tranquilidade.

Gostou de conferir esse post que mostra algumas das características das melhores cidades do Paraná? Ficou interessado em conhecer um pouco mais sobre esses municípios ou deseja investir em imóveis? Então não perca mais tempo, entre em contato conosco e conte com os nossos serviços especializados!

contato whats
Você também pode gostar

54 comentários em “Descubra as melhores cidades do Paraná para se viver!

  1. Tenho grande interesse em morar para trabalhar no Paraná, estou pesquisando qual a melhor cidades uma vez q sou modelsita e costureira.

    1. Sou da Bahia, mas apaixonado pelo parana, suas cidades, suas paisagens, seu povo, tenho um filho que mora em Foz do Iguaçu, e isso proporciona minha visita constante… abraço ao povo paranaense..

  2. Gente, Cianorte não tem seis modernos shoppings. Tem alguns shoppings atacadistas quase falidos. Não tem nenhum shopping de lazer, infelizmente. Os alugueis são super caros e os imóveis super valorizados.

  3. Olá amigos do Paraná, estou avaliando uma proposta de transferência para Campo Mourão, o que acham da cidade, aguardo opiniões!

    1. Nossa…bora pra cá. Sempre tem vagas de empregos e faculdade à sua escolha. Cidade linda, moro aqui há mais de 30 anos!!!!! Vai amar♥

  4. Novo Itacolomi -PR, cidade maravilhosa, possuindo apenas 2888 habitantes, fica localizado no sul do pais e no Norte do Parana, conhecida pela suas belas riquezas naturais, uma delas é seu lago municipal aonde é principal atração para famílias, sendo ponto de referencia na educação e saúde (esta entre os melhores municípios com estrutura de saúde do Paraná), ficando apenas 383 km da Capital do Estado, e 80 km da cidade de londrina (5 melhor cidade do brasil).
    A fonte da economia do município é a agricultura e agropecuária, possuindo uma vasta quantidade de criação de aves, gados, banana, sendo conhecido pelo Vale do Ivaí como Município do Frango e da Banana.
    Deve lembrar que alem da agricultura o município conta com apoio de mais de 9 Empresas no ramo de vestuários, colchoes e doce.
    Seu IDH é alto: 0.706
    PIB Per capita: R$ 7.852,42

  5. Olá gostaria muito de morar no Paraná tenho uma loja de roupas meu marido engenheiro civil qual cidades vcs que moram aí sugere ?

  6. Olá, moro em são Paulo e estou pensando em mudar para o paraná, tenho um amigo em Maringá e outro em Cascavel, ambos falam bem das cidades, hostaria de uma opinião em questão de emprego saúde e segurança qual a melhor para morar?

  7. Estou querendo me mudar para Curitiba ou alguma cidade onde eu tenha acesso mais fácil a faculdades para meu filho e medicos para mim, tenho sério problema de saúde, alguém pode me ajudar ?

    1. Curitiba é em dúvida uma ótima cidade…
      Posso te dizer que a região oeste tbm apresenta essas características que você busca.
      Toledo e Cascavel (que fica a cerca de 40km de Toledo) são referências na parte educacional e também na parte médica.
      Fizemos um texto falando das universidades de Toledo: https://blog.imobiliariapanorama.com.br/6-instituicoes-de-ensino-superior-toledo/
      E estaremos a disposição pra te ajudar a encontrar um imóvel aqui!

  8. ola pessoal gostaria da opiniao de voces sobre qual cidade do parana que seja mais apropriada para morar..pois minha esposa se formou em pedagogia e eu trabalho na construcao civil…estamos querendo se mudar para a que melhorar se encaixar nesse perfil

    1. Ola Paulo!
      Toledo é uma cidade que vem se destacando na construção civil e tbm no setor educacional.
      Além das diversas universidades, novos colégios estão vindo pra cá.
      E a velocidade dos lançamentos de prédios é bem acentuada.
      Venha nos fazer uma visita! Ficaremos felizes em poder te mostrar um pouco disso tudo…

  9. Vou mudar para o Paraná e gostaria de receber sugestoes sobre trabalho e escolar para meus filhos e o melhor lugar para morar já que sou professora formada

  10. Prezados Senhores boa noite! Graças a Deus, eu tive a oportunidade de conhecer três cidades do estado do Paraná.
    Maringá, Mandaguaçu e Cascavel.

    Tenho interesse em mudar, qual seria a cidade ideal para morar, pois minha esposa trabalha no ramo da beleza e eu trabalho na área da vigilância patrimonial.

    Obrigado!

  11. Boa tarde, gostaria de saber qual a melhor cidade para o ramo da estética? tenho interesse em morar e abrir uma clinica. Sei que as paranaenses gostam de se cuidar! 🙂
    meu esposo e aposentado. Nosso projeto é morar em um bairro tranquilo próximo do centro. 5km a 10km de distancia,

  12. Olá; meu sonho é conhecer o Paraná, Mas de preferência uma cidade com Centro de Esportes Equinos, sonho em morar numa cidade tranquila,(interior) onde eu possa treinar e realizar o sonho de ser uma Amazona ….

  13. ola gostaria de saber ser a cidade de londrina e boa para ser mora . e ser e facil arrumar um emprego de motorista de caminhao .

    1. Boa tarde Kleber!
      A cidade de Londrina é sem dúvidas uma referência no estado do Paraná!
      E no setor imobiliário tbm tem vários parceiros com grande experiência.
      Mas com relação a empregos, sugiro consultar alguma agência especializada lá mesmo.
      Nosso foco é na atuação em imóveis aqui na cidade de Toledo mesmo…

  14. Olá, sou prof, estou em processo de aposentadoria, gostaria de ter meu próprio negócio: uma loja de produtos naturais. Procurando uma cidade litorânea ou bem próximo ao litoral. Alguma indicação,?

    1. Oi Claudia!
      Conhecemos melhor o oeste do Paraná, em especial nossa cidade: Toledo.
      Para mais informações sobre as cidades litorâneas, sugiro trocar uma ideia com empresas mais próximas de lá.
      Caso considere uma cidade do interior com grande desenvolvimento, Toledo pode ser seu lugar.
      Venha nos conhecer!
      E desejamos todo sucesso do mundo a sua loja!

  15. Sou da Bahia, mas apaixonado pelo parana, suas cidades, suas paisagens, seu povo, tenho um filho que mora em Foz do Iguaçu, e isso proporciona minha visita constante… abraço ao povo paranaense..

  16. Bom dia galera paranaense. Estive por 15 dias nesse estado e desde entao me apaixonei. Gostaria da opinião de vcs em relação a recepção de imigrandes de outros estados, se são bem vindos ai? Sou negro e temo nao ser bem tratado. Obrigado!

    1. Olá Leonardo!
      Tenho certeza de que vc será muito bem vindo ao nosso estado!
      Não é possível imaginar toda a dor e sofrimento que vc já tenha passado com o preconceito…
      E estaremos do seu lado para que vc e outros negros sempre tenham o respeito e o tratamento que todo ser humano merece.
      Um abraço!

  17. Há um equívoco na matéria que diz que Maringá tem a terceira maior área territorial do estado.
    Maringá tem a terceira maior POPULAÇÂO. E o Paraná é o segundo melhor estado do Brasil pa
    ra morar pelo FIRJAN e não o quinto, o que explica e que aparece na matéria porque que Apuca
    rana está entre as cinco melhores cidades do Brasil. E Maringá e Toledo são as duas melhores
    cidades do estado entre as mais populosos, e que é confirmado pelo FIRJAN.

  18. E mesmo tendo seus problemas, que o Paraná é um ótimo estado para morar não há o que discutir
    e se um lugar é bom para morar, automaticamente é bom também para investir, são exemplos que
    estão em sintonia. O índice FIRJAN do IDH das cidades brasileiros é uma referência porque tem infor
    mações mais abrangentes e seu critério é emprego e renda, saúde, educação. E Floripa, Curitiba e
    São Paulo são as três melhores capitais do Brasil e que para mim também está correto.

  19. Londrina com MAIS de 1 MILHÃO de moradores? Essa é nova kkkkkk, daqui à pouco estará “Maior” que Campinas com 1,2 milhão, se bobear ” Ultrapassa ” a capital Curitiba com 1,948,000 kkkkk . Londrina têm 570 MIL Habitantes, 1 Milhão de moradores têm em Toda a região Metropolitana de Londrina juntamente com a cidade, isso inclui cidades pequenas muito distantes de Londrina, ou seja: Nem de longe Londrina têm 1 Milhão de Habitantes, têm pouco mais da metade disso, quiçá ter mais kkkkk.

  20. Em relação ao Leonardo, por mim vocês serão muito bem recebidos. E comparando com a sua
    capital, nas cidades do interior do Paraná o povo é mais hospitaleiro e eu vejo duas explicações
    é uma questão cultural, as regiões do Paraná são antagônicas no sentido econômico, cultural e
    histórico, e também nas cidades maiores há uma maior correria e as pessoas acabam sendo me
    nos sociais. E a outra explicação, infelizmente em pleno século vinte e um ainda há pessoas ra
    cistas contra negros, homossexuais, nordestinos, ateus. E no fundo estas pessoas racistas são
    também EGOÍSTAS, porque acham que são o dono da verdade e que a terra gira em função de
    les e que o mundo tem que se adaptar a eles. Pronto falei.

  21. Qual seria a cidade ideal no estado do Paraná para que possamos trabalhar, eu sou telefonista de banco, e meu esposo tem caminhão para fretes e mudanças

    1. Bom dia Regiane!
      Difícil apontar uma cidade só…
      O estado do Paraná tem diversas regiões que se destacam, e Toledo (e a região oeste) em especial, tem diversas oportunidades de trabalho.
      Temos certeza de que vc poderá prosperar e ser feliz aqui!
      E conte com a gente quando precisar escolher seu imóvel!

  22. Sou do interior de SP. Eu e minha família estamos pretendo morar no Paraná, mas queremos cidades pequenas que fica perto das cidades grandes.
    Trabalho na rua como vendedor e estamos pensando em Marialva. Pretendo comprar uma casa e estou procurando uma cidade pequena com menor custo benefício. Gostaria de sugestões por favor! Obrigado.

    1. Olá João!
      O Paraná tem muitas boas cidades…
      Toledo não é uma das maiores e pode ser uma boa opção pra vc!
      Se vc procura cidades ainda menores, pode considerar algumas aqui próximas como Marechal Cândido Rondon, Assis Chateaubriand, Palotina, São Pedro do Iguaçu, etc…

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-
Open chat