Veja quais são os documentos necessários para alugar um imóvel!

3 minutos para ler

A locação de uma casa ou apartamento pode ser um processo bastante trabalhoso na vida de qualquer pessoa, tendo em vista que o Brasil é bastante burocrático e o setor imobiliário pode demandar uma série de detalhes. Sendo assim, saber quais são os documentos necessários para alugar um imóvel é muito importante.

Esse conhecimento pode ajudar, inclusive, a acelerar os trâmites. Assim, você não corre o risco de perder uma oportunidade interessante de locar uma propriedade que atenda às suas necessidades e caiba no seu orçamento. Continue lendo o post e descubra como fazer isso!

Documentos pessoais

Logicamente, os documentos pessoais estão entre a papelada necessária para alugar um imóvel. Embora essa tenda a ser a parte mais simples do processo, você precisa ter em mente que eles devem ser válidos e estar em condições de serem lidos. Entre os mais básicos, estão o seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o RG (Registro Geral).

Podem ser solicitados o comprovante de residência e o de rendimentos, que devem ser condizentes com o valor da locação pretendida. Para assalariados, podem ser usados os três últimos contracheques ou fotocópia da carteira de trabalho. Já para autônomos, as opções mais comuns são o Imposto de Renda ou a Declaração de Rendimentos Atuais (DECORE).

Garantias locatícias

Não dá para falar em documentos necessários para alugar uma propriedade sem mencionar as garantias locatícias. No Brasil, o mais comum é usar a figura do fiador, que deve ter um imóvel quitado e sem irregularidades. Ele precisa apresentar RG, CPF, comprovante de residência, cópia atualizada do registro de imóvel, comprovante de renda e o mesmo para o cônjuge, se for o caso.

Outras opções populares atualmente, sobretudo nas grandes cidades e centros urbanos, são o seguro fiança e o título de capitalização. São opções práticas, com menos trâmites. Na primeira, costumam ser pagos um percentual mensal sobre o valor do aluguel à seguradora, enquanto na segunda o valor pago fica parado e pode ser resgatado ao fim do contrato, caso não haja nenhum problema.

Nome limpo no mercado

Por fim, um dos ativos mais importantes que você pode ter na hora de alugar um imóvel é o nome limpo no mercado. Isso faz com que todos os trâmites sejam mais simples e rápidos, evitando contratempos desnecessários e a perda de boas oportunidades. Atualmente, você pode usar a internet para pesquisar e, até mesmo, para negociar.

Caso você tenha dívidas, a dica é economizar ao máximo e quitá-las antes mesmo de começar o processo de locação. Tenha em mente que os credores querem receber e podem oferecer bons descontos ou condições facilitadas de pagamento. Seja honesto, explique a situação e mostre que deseja ficar adimplente.

Esses são os principais documentos necessários para alugar um imóvel. Manter a papelada em dia é muito importante, especialmente em um segmento que pode ser bastante burocrático e exigente como o mercado imobiliário.

Agora você já sabe quais são os documentos necessários para alugar um imóvel. Quer contar com ajuda especializada para não ter problemas com a burocracia? Então não perca mais tempo e entre em contato conosco!

contato whats
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-
Open chat