Entenda os riscos do aluguel direto com o proprietário!

aluguel direto com o proprietário
4 minutos para ler

Devido à busca constante para economizar a qualquer custo, muitas pessoas acabam alugando um imóvel sem o apoio de uma imobiliária. Entretanto, fechar um aluguel direto com o proprietário pode ser uma fonte de grandes e constantes dores de cabeça, fazendo com que o barato saia extremamente caro.

Por isso, ao buscar uma imobiliária, além de lidar com profissionais acostumados em resolver os diversos problemas que podem acontecer durante uma relação locatícia, o locatário tem mais tranquilidade e segurança em seu dia a dia.

Leia este artigo até o final e descubra quais são os principais riscos em fechar um contrato de locação diretamente com o proprietário. Boa leitura!

Quais são os principais riscos do aluguel direto com o proprietário?

Você pode pagar um aluguel maior do que devia

Para um leigo, um dos maiores desafios do mercado imobiliário é precificar corretamente o valor de um determinado imóvel. Sendo assim, ao contar com o apoio de uma imobiliária, o locatário terá a segurança de fechar um contrato que possua um aluguel justo, condizente com o valor real praticado no mercado.

Afinal, é comum os proprietários desejarem fechar um acordo que lhe traga mais vantagens. Pedindo, em muitos casos, um montante superior ao que o imóvel vale.

Acordos ou contratos confusos

Ao não contar com o suporte de uma imobiliário, é comum que o acordo locatício não seja claro. Já que, quando existe um contrato de locação, é possível que ele tenha sido redigido por uma pessoa que não tenha a qualificação necessária para isso, o que pode causar diversos problemas.

Caso haja o intermédio de uma empresa especializada, o acordo seria firmado com a segurança de um contrato bem escrito, o qual é corretamente explicado aos interessados pelo negócio.

Poucas opções de imóveis

Uma boa imobiliária tem um amplo portfólio, o qual apresenta variedade de imóveis. Nesse caso, serão grandes as chances de que o locatário encontre uma residência que caiba em seu orçamento e que atenda suas necessidades.

Caso ele não conte com esse suporte, além de ter um maior trabalho para encontrar uma unidade que o atenda, é possível que os imóveis ofertados não sejam de boa qualidade.

Acordo sem garantia

Para ter uma maior segurança é fundamental que o contrato de locação seja claro e apresente cláusulas que proporcionem garantias ao locador e ao locatário. Ao alugar um imóvel diretamente com o dono é comum que esse documento apresente falhas, as quais poderão prejudicar as partes envolvidas.

Dificuldades para resolver problemas

Ao ter um aluguel direto com o proprietário, sempre que houver algum problema, o locatário terá de recorrer a ele para solucioná-lo. Contudo, isso pode trazer grandes problemas caso o locador seja uma pessoa difícil de lidar ou que não dê a devida importância para resolver os transtornos.

Caso uma empresa especializada no mercado imobiliário dê suporte ao acordo locatício, o inquilino poderá recorrer a ela para resolver essas adversidades. Além disso, ainda existe a opção de procurar diretamente o dono.

Por que contratar uma imobiliária?

Como é possível perceber, existem diversos riscos ao fechar um aluguel direto com o proprietário. Por isso, contar com o suporte de uma imobiliário é um ótimo investimento, pois agiliza todo o processo de locação. Desse modo, o locatário conseguirá achar mais rápido um imóvel que o agrade e terá mais segurança no acordo.

Caso você esteja procurando por um imóvel para alugar, que tal falar com um de nossos consultores? Com certeza teremos uma unidade perfeita para você!

contato whats
Você também pode gostar

2 comentários em “Entenda os riscos do aluguel direto com o proprietário!

  1. Bom dia, gostaria de saber se tenho algum direito de reclamar o aluguel que fizemos direto com o proprietário, em setembro de 2020. Estamos doentes em casa com crises asmáticas e febre alta devido as obras feitas no térreo do vizinho. Estão mudando o piso externo e interno há mais de um mês, com muito barulho, serra de cortar lajotas… E para piorar, o casarão que tinha atrás da varanda foi demolida e todos os dias tem muita poeira. Vão construir um prédio. Minha filha, meu neto e eu estamos com febre e asma. Gostaria de saber quais são os meus direitos de sair por insalubridade e impossibilidade de descanso. O meu neto não está conseguindo ouvir as aulas online devido o quebra quebra do apartamento daqui de baixo.

    1. Bom dia Naire!
      É uma situação complicada né…
      Difícil até de responsabilizar o proprietário, já q pode ser q nem ele soubesse que iriam ter todas essas obras em volta.
      Mas considerando todos esses problemas de saúde q vcs estão passando, a sugestão é conversar com ele e ver se é possível um acerto amigável para que vc desocupe e encontre um outro local.
      Espero ter ajudado!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-
Open chat