Aprenda a gerenciar os gastos de início de ano para se programar melhor

gastos de início de ano
4 minutos para ler

Para muitos brasileiros, sobreviver aos gastos de início de ano sem entrar na inadimplência é um verdadeiro desafio. As dívidas feitas em dezembro podem superar aquela quantia extra do 13° salário quando somadas.

Além dos custos fixos habituais como aluguel, contas de consumo e alimentação, há também as faturas dos cartões de créditos com valores exorbitantes relacionados às festas de Natal e Ano Novo, os presentes para seus amigos e parentes e as despesas com lazer (viagens, restaurantes etc.).

Para que você não comece o ano em meio a um mar de dívidas, mostramos neste conteúdo como estruturar um planejamento financeiro e se precaver melhor para os gastos desse período. Confira!

Anote os gastos previstos

Anotar as despesas previstas é uma ação simples que lhe permite começar o ano com uma perspectiva mais ampla sobre tudo que virá pela frente, facilitando a sua organização para cumprir cada compromisso.

Desse modo, a dica é fazer uma lista com todos os gastos que você terá, destacando o prazo para o pagamento e, é claro, as despesas que já foram quitadas. Por exemplo:

  • condomínio;
  •  aluguel,;
  • conta de luz;
  •  material escolar;
  •  matrícula;
  •  impostos.

Poupe mais

Hoje em dia, existem softwares e aplicativos para celulares que ajudam a realizar planejamentos financeiros práticos. Eles disponibilizam ótimas dicas e ferramentas para fazer seu dinheiro render mais.

Caso prefira, também é possível fazer isso ao modo antigo. Basta elaborar uma planilha financeira e anotar despesas e receitas, identificando os períodos nos quais seus gastos são maiores. Isso dará suporte às suas decisões para poupar dinheiro.

Reserve dinheiro para arcar com os gastos de início de ano

Aproveite que você precisa lidar com os gastos de início de ano e já comece a se planejar para ter uma quantia reservada para o ano que vem. Dessa maneira, é possível poupar um pouco a cada mês e enfrentar as despesas futuras sem dificuldades.

Poupe o suficiente para cobrir todos as despesas extras dos meses de janeiro, fevereiro e março (levando em consideração que as dívidas feitas em dezembro começam a ser pagas nesses meses).

Priorize as contas

Para não correr o risco de se perder no seu planejamento, é altamente aconselhável que as contas sejam separadas de acordo com o seu nível de prioridade. Ou seja, é preciso separar os gastos inevitáveis que podem causar prejuízos caso não sejam pagos daqueles que podem ser adiados na pior das hipóteses.

Alguns exemplos de gastos fixos que precisam ser pagos em dia:

  • aluguel do seu imóvel;
  • prestação do financiamento imobiliário;
  • contas de consumo (água, luz e internet);
  • alimentação.

Veja a possibilidade de conseguir desconto

O brasileiro é mundialmente conhecido por pedir descontos e, diferentemente do que muita gente pensa, isso não é motivo para sentir vergonha. O fato é que todo bom negociador sabe aproveitar qualquer oportunidade de economizar por menos relevante que ela possa parecer.

Caso isso seja um problema para você, pagar à vista é uma ótima maneira de obter descontos sem precisar pechinchar. Em geral, uma compra parcelada sofre adição de juros, que são divididos entre as prestações da fatura.

Mas as compras à vista já têm alguma porcentagem de desconto estabelecida na maioria dos estabelecimentos varejistas, o que pode reduzir significativamente o valor total do produto, principalmente no período do início do ano (em que costumam ocorrer liquidações das sobras de itens do Natal e da Black Friday).

Como você pôde conferir neste artigo, os gastos de início de ano não precisam necessariamente prejudicar as suas economias. Por meio de um bom planejamento financeiro e bastante cuidado com o seu dinheiro, é possível começar o ano bem longe da inadimplência.

Gostou do nosso artigo e quer conferir mais orientações sobre como estruturar o orçamento familiar para comprar o seu imóvel? Então acesse o nosso site para saber mais!

contato whats
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-
Open chat