Entenda a importância de reformar seu imóvel antes de alugar

9 minutos para ler

Os imóveis são bens que muitas pessoas almejam. O sonho da casa própria movimenta o mercado imobiliário diariamente e quem tem um imóvel próprio precisa saber valorizá-lo. 

Isso porque muitas pessoas adquirem imóveis como uma maneira de obter renda por meio da locação, mas para que ele se torne atraente, é importante que esteja em ordem e bem cuidado.

Quando alguém procura um local para morar ela prioriza alguns fatores como segurança, bem-estar e um local em boas condições de uso. 

Desse modo, às vezes, não importa se o apartamento é novo ou antigo, ele precisa apresentar condições adequadas de moradia e oferecer ao locatário todo o conforto que ele merece, afinal, ele não vai viver ali de graça.

Quanto mais bem conservado o imóvel, maior o valor do aluguel. Portanto, quem investe em apartamentos para locação precisa oferecer condições que o torne mais competitivo.

Nesse contexto, a melhor forma de garantir isso é reformando o seu apartamento antes de anunciar sua locação.

Neste artigo nós vamos falar sobre por que é importante reformar antes de alugar, dar dicas de itens que você deve prestar atenção e garantir que sua casa ou apartamento seja atraente para os locatários. Confira.

Por que reformar antes de alugar?

A quantidade de pessoas que precisam alugar um imóvel, seja uma casa ou apartamento, é muito grande. 

Seja pelo fato de não possuírem um imóvel próprio ou por diversas outras razões, o fato é que a locação de imóveis é muito rentável para os proprietários. 

Por haverem muitas pessoas que precisam alugar, existem muitas opções disponíveis, por conta disso, os proprietários precisam garantir que seus imóveis sejam os mais atraentes e confortáveis possível.

Obviamente, não é só isso que conta. Afinal, quando você reforma sua casa ou apartamento, você valoriza o seu bem. Isso porque trata-se de um investimento de alto valor e você não quer vê-lo em más condições.

Por esse motivo as manutenções são tão importantes quanto as reformas, apesar de serem distintas.

Para se ter uma ideia, existem imóveis que precisam apenas de algumas manutenções, como uma limpeza especializada, mas existem outros que dependem de uma boa reforma para aparentarem novos.

Entre os diversos pontos que sofrem mais desgaste com o tempo estão:

  • Pisos;
  • Pintura;
  • Telhado;
  • Portas;
  • Janelas.

Sendo assim, é ideal estar atento a todos os aspectos do seu imóvel e cuidar bem dele para que a locação valha a pena. 

No próximo tópico nós vamos dar algumas dicas de reformas importantes para que você avalie as reais condições e necessidades de sua casa ou apartamento. Acompanhe.

Principais necessidades de reforma de um imóvel

O tempo de uso de um imóvel causa diversos desgastes que, mais do que prejudicar a aparência dele, podem causar diversos problemas. 

Um exemplo disso é o ar condicionado, um aparelho muito comum nos imóveis brasileiros devido as altas temperaturas no decorrer do ano.

Por conta disso, é importante estar atento ao funcionamento e providenciar o conserto de ar condicionado antes de alugar o imóvel. 

Se você anunciou esse benefício, ele deve estar funcionando para que o locatário não pense que você fez um anúncio enganoso.

Os pisos também sofrem bastante desgaste ao longo do tempo e o seu material é determinante para a sua manutenção.

Como existem diversos tipos de piso, é importante saber as especificidades de cada material para mantê-lo saudável.

Nesse cenário, um dos mais bonitos e presentes nos imóveis é o piso de madeira. A madeira é um material nobre e que valoriza o imóvel.

No entanto, se não tiver as manutenções adequadas, ela sofre danos e daí é importante procurar por restauração de piso de madeira.

Essa restauração só deve ser realizada por profissionais especializados para devolver a vitalidade e a beleza do piso. 

Além disso, esse cuidado evita a necessidade de troca do assoalho, portanto, se você tem esse tipo de piso em seu imóvel, cuide dele antes que precise gastar ainda mais com a troca. 

Para esse cuidado, diversos procedimentos podem ser realizados pelos profissionais, como raspagem, calafetação, aplicação de verniz, dentre outros.

Já para os imóveis que possuem piscina, este é outro ponto que precisa de muitos cuidados. 

De modo geral, um imóvel com piscina é muito mais valorizado e tem o valor de aluguel elevado. No entanto, nenhum inquilino vai gostar de descobrir que a piscina está cheia de problemas.

Desse modo, se o seu imóvel possui aquecedor de piscina externo, deve estar atento ao funcionamento desse equipamento e trocá-lo, caso haja algum problema. 

A piscina aquecida é um luxo e se o seu locatário se sentiu atraído por esse benefício, você precisa garantir que ele funcione adequadamente.

Por falar em área externa, garantir que ela esteja bem cuidada é fundamental, afinal, a aparência do imóvel é o cartão de visita dele. 

Se o seu imóvel possui tapete de grama esmeralda, com certeza ele vai chamar mais atenção. Esta grama tem origem japonesa e é a mais comercializada no Brasil, no entanto, é importante que esteja bem conservada. 

Agora, se ainda não tem, investir nessa opção antes de alugar o seu imóvel vai fazer com que ele se torne mais atraente aos olhos do seu futuro inquilino. 

Além disso, o uso dessa grama traz diversas vantagens como:

  • Tolerância à escassez de água;
  • Resistente a pragas e infestações;
  • Fácil adaptação climática;
  • Baixo custo com manutenção.

Outro fator que conta muito na aparência dos imóveis é a sua pintura externa. Afinal, manter a pintura de fachada de casas em ordem é importante para que os imóveis estejam sempre com boa aparência.

Além disso, esse aspecto é a primeira impressão que o inquilino terá do imóvel e, como sabemos, a primeira impressão é a que fica. 

Desse modo, mesmo que sua casa esteja perfeita e bem conservada, mas a fachada apresentar alguns problemas na pintura, o inquilino irá considerar o aluguel, afinal, ele vai acabar tendo gastos com isso.

Itens feitos com materiais como mármore e granito também precisam de atenção. Com o passar do tempo, eles acabam apresentando desgaste e, por isso, é fundamental se preocupar com polimento de mármore e granito.

Isso deve ser feito de modo a garantir a preservação desses materiais e deixá-los sempre bonitos. 

Muitas pessoas são apaixonadas por esses materiais, afinal, eles enriquecem qualquer ambiente. Contudo, isso só é garantido se forem bem cuidados e receberem todas as manutenções necessárias.

O funcionamento da rede elétrica de um imóvel é outro ponto extremamente importante. O uso da energia elétrica está presente em nossa vida para quase tudo o que fazemos, por isso, o imóvel deve estar com seu sistema elétrico impecável. 

Para garantir isso, é importante verificar itens como fios, interruptores e caixa de entrada de energia. Mais ainda, é necessário contar com profissionais especializados como eletricistas e engenheiros elétricos para que as instalações sejam eficientes.

Na prática, esses profissionais avaliarão todos os itens que compõem o sistema elétrico do seu imóvel e realizar todas as manutenções necessárias. 

Fios expostos, tomadas que não funcionam, riscos de curto-circuito, dentre outros problemas devem ser imediatamente solucionados. Isso porque, além de desvalorizar o imóvel, eles apresentam riscos para todos.

Existem outras modificações que podem ser feitas por opção, como a modernização do imóvel. 

Para fazer isso e garantir a harmonia e estilo de sua casa e apartamento, é importante contar com profissionais. 

Isso também é importante para garantir a segurança das intervenções, portanto, contratar uma consultoria de projetos de arquitetura é uma maneira de garantir que seu imóvel ficará lindo e que as reformas que você deseja fazer serão seguras.

Por falar em modernização do imóvel, existem alguns itens que você pode modernizar de maneira mais simples, como troca de lustres, maçanetas, uso de papel de parede, torneiras e outros itens. 

Móveis como box de banheiro, gabinetes, portas e janelas podem ser modernizados optando pelas variedades que você encontra no mercado. 

Os imóveis antigos estão sujeitos a serem rejeitados mais frequentemente, por mais bonitos e luxuosos que sejam.

Atualmente, as pessoas buscam por imóveis práticos e que não demandam muito trabalho na hora de limpar e manter, por isso, esteja atento à contemporaneidade do seu imóvel e garanta que ele acompanhe as novas tendências.

Lembre-se, no entanto, que interferências mais invasivas como quebra de parede, principalmente em apartamentos, devem ser analisadas por um profissional como engenheiro ou arquiteto. Dessa forma, você realiza qualquer mudança com segurança.

Considerações finais

Um imóvel é um bem que pode trazer muito lucro, como no caso da locação. Mas é importante estar atento à competitividade do mercado.

Desse modo, torná-lo mais atraente trará benefícios para você por tornar o imóvel mais valorizado e confortável. 

Isso porque, um imóvel é um investimento que traz excelentes retornos e muitos benefícios porque, quanto mais ele é otimizado, mais consegue-se valoriza-lo, trazendo um ótimo retorno do investimento feito.

Por isso, conte sempre com os melhores profissionais e materiais para garantir o sucesso da reforma e um imóvel perfeito para locação.  

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

contato whats
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-