Investir em salas comerciais é rentável? Entenda!

investir em salas comerciais
6 minutos para ler

Muitas pessoas ficam na dúvida diante da oportunidade de um investimento — principalmente quando o assunto é a locação de um imóvel. Porém, uma das melhores escolhas que alguém pode fazer nesse momento é investir em salas comerciais.

Optar por esse tipo de investimento é uma escolha vantajosa no atual cenário econômico, já que o valor de imóveis comercias tem mostrado queda. Segundo o vice-presidente da Ademi (Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário), Rubem Vasconcelos, até que se forme um novo ciclo de vendas, o preço dos imóveis deve continuar em conta. Isso é um prato cheio para os investidores.

No entanto, as salas comerciais têm sido as melhores alternativas. Acompanhe nosso post e conheça as vantagens da aquisição de uma como forma de investimento!

Veja as vantagens de investir em salas comerciais

Há alguns descontos básicos que podem favorecer o investidor que pretende alugar uma sala comercial, porém as principais vantagens são bastante numerosas e envolvem desde o tempo de contrato, até a possibilidade de renda extra, passando pelo baixo custo de manutenção e pela demanda frequente. Confira abaixo.

Maior tempo de contrato

Existem contratos para esse tipo de imóvel que podem chegar a 10 anos, isso facilita os planos de um investidor que pretende adquiri-lo e mantê-lo como um locador. Afinal, uma vez que uma empresa ou um empreendedor consiga estabelecer um ponto no local, é altamente provável que ele queira permanecer por ali, não é mesmo?

Isso sem falar na estabilidade financeira que esse tipo de contrato possibilita, tendo em vista que boa parte dos imóveis não comerciais, de modo algum, oferecem uma opção tão vantajosa. O acordo costuma estipular multas mais altas, o que também reduz consideravelmente as chances de um distrato inesperado.

Possibilidade de renda extra

A possibilidade de ganhar um valor a mais no final do mês é um dos grandes motivos para alguém investir no mercado imobiliário. Sendo assim, a compra de uma sala comercial pode ser uma excelente alternativa para quem pretende ter uma renda extra de forma tranquila, pois muitos empreendedores procuram salas para alugar e instalar suas empresas.

Diante desse contexto, você pode comprar o imóvel e alugar de forma segura para ter um dinheirinho a mais em seu orçamento ou até mesmo, dependendo do tamanho do local, do número de unidades ou da valorização do bairro, conseguir viver apenas com o que receber do aluguel do(s) estabelecimento(s).

Baixos custos de manutenção

Várias pessoas acham que a aquisição de um imóvel comercial com o intuito de fazer locação para terceiros poderá trazer muitas despesas extras, pois, dependendo do tipo de negócio e do segmento do locatário, pode haver um movimento intenso de pessoas no lugar e também o recebimento de mercadorias ou maquinários pesados.

Muito embora isso realmente possa acontecer, o fato é que, na maioria das vezes, os custos de manutenção acabam sendo muito baixos para o locador. Além de estipular regras e multas no contrato, o próprio inquilino tem interesse em manter a unidade em ordem, pois ali é o cerne do seu negócio e a imagem da sua marca.

Demanda frequente para locação

Como dissemos no início do texto, a economia brasileira vem apresentando sólidos sinais de recuperação. Isso mostra que esse é um bom momento para investir e reflete não apenas o setor imobiliário, com também praticamente todas as áreas do mercado. Dessa forma, o número de interessados em locação será cada vez maior.

Novas empresas e pequenos negócios surgem a todo instante, ainda mais em um país com um povo tão criativo quanto o Brasil. Essa conjuntura abre portas para uma boa demanda na locação de salas comerciais. Sobretudo por conta da instabilidade normal de quem está começando, é normal que prefiram locar a comprar para reduzir riscos.

O que avaliar antes de investir em salas comerciais

Agora que já conheceu algumas das vantagens de investir em salas comerciais, é bem provável que você esteja considerando essa possibilidade. Pensando nisso, vamos mostrar alguns dos principais itens que você deve analisar antes de formalizar uma proposta e fechar o negócio. Veja abaixo quais são.

A localização do imóvel

Investir em uma boa localização é o principal fator na hora de adquirir um imóvel, seja o aluguel, seja a compra. É essencial verificar as questões de segurança do local e, se o investimento for visando a instalação de uma empresa, é preciso considerar o fluxo de pessoas que passam por ali.

Afinal, uma empresa pretende situar-se onde há a possibilidade de atrair mais clientes. Após escolher o imóvel que mais lhe agrada, em uma localização agradável e segura, é a hora de focar na documentação.

O espaço disponível no local

Outro ponto que você deve avaliar antes de adquirir salas comerciais é o espaço disponível. Quando estiver procurando um imóvel desse tipo para investir, é preciso considerar que ali funcionará um empreendimento e ele pode ter demandas específicas no que diz respeito à metragem e outras características.

Se deseja investir para locação, suas chances de uma boa lucratividade disparam quando você disponibiliza uma propriedade capaz de possibilitar que o locatário faça as adaptações necessárias, instale mobílias pesadas, comporte o maquinário ou viabilize fácil acesso para os consumidores. Releve esses pontos antes de fazer uma proposta.

A documentação do estabelecimento

Ficar atento à documentação antes de fazer a aquisição de um imóvel é indispensável, pois essa é a melhor maneira de evitar problemas futuros. Então, verifique se a planta está aprovada, se o “habite-se” foi emitido e leia com atenção todos os detalhes antes de assinar qualquer papel.

Além disso, para ter ainda mais segurança na hora de fechar o negócio, opte por uma boa imobiliária, pois essa empresa tem expertise no ramo e conta com profissionais que podem ajudar a fazer a melhor escolha.

A escolha de uma imobiliária séria

Na hora de procurar um imóvel, é muito importante optar por uma imobiliária séria que, além de facilitar seu cadastro por e-mail, disponibilize formulários no site e ajude com assinatura remota, mandando o contrato para ser assinado em outras cidades.

Uma imobiliária séria confere, inclusive, a possibilidade de escolher imóveis on-line, porém orienta o investidor, sempre que possível, a conhecer o local pessoalmente antes de fechar negócio.

Agora você já sabe que investir em salas comerciais é rentável. Se caso tiver alguma dúvida ou opinião sobre isso, faça um comentário no post!

contato whats
Você também pode gostar

Um comentário em “Investir em salas comerciais é rentável? Entenda!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-