O que levar em consideração ao procurar novo lugar para morar?

procurar novo lugar para morar
6 minutos para ler

O momento de escolher um apartamento ou uma casa é marcante na vida de qualquer pessoa. No entanto, trata-se também de um período repleto de dúvidas, pois uma decisão errada pode significar uma bela dor de cabeça por anos.

Por isso, é essencial saber o que levar em consideração ao procurar novo lugar para morar. O fato é que a moradia perfeita precisa reunir algumas características fundamentais para se adequar ao seu perfil e às necessidades de sua família.

A seguir, mostraremos alguns cuidados que devem ser tomados antes da escolha de um novo imóvel para morar. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e confira a lista que preparamos especialmente para você.

Escolha o bairro com inteligência

A primeira coisa que você precisa fazer ao procurar por um novo lugar para morar é escolher o bairro com inteligência. Nesse momento, o preconceito não deve ter vez: uma região que era nobre pode estar em decadência ou uma área pouco procurada no passado tem chance de estar em franco desenvolvimento.

Verifique, sobretudo, os itens que considera mais importantes para seu estilo de vida. Caso você tenha filhos em idade escolar, busque por bons colégios. Se não abre mão da saúde, parques e academias de ginástica são essenciais. Supermercados, farmácias e padarias também são indispensáveis.

Decida sobre o tipo de moradia ideal para seu perfil

Outro ponto importante é a escolha do tipo de moradia, pois o mercado imobiliário brasileiro é muito variado e oferece uma série de alternativas completamente diferentes umas das outras.

Para profissionais solteiros ou jovens casais, por exemplo, kitnets em áreas centrais podem ser opções dinâmicas e economicamente vantajosas. Já para quem tem uma família estabelecida, contar com metragens mais amplas é fundamental.

Uma casa com quintal pode ser perfeita especialmente para quem tem filhos pequenos e animais de estimação. Um condomínio com áreas comuns, por sua vez, é o ideal para aliar espaço e praticidade.

Opte entre comprar ou alugar um imóvel

Ao procurar por um novo lugar para morar, uma decisão fundamental a ser tomada é quanto a adquirir uma propriedade ou aderir a um contrato de aluguel. O que mais pesa nesse momento, logicamente, é a situação financeira da família e a quantia disponível no banco para pagar à vista ou dar uma boa entrada.

Alguns financiamentos, por exemplo, podem ser vantajosos, especialmente se você for correntista de um banco há muito tempo e conseguir negociar taxas de juros mais amenas com o seu gerente. No entanto, com a recente estabilização do mercado, também é possível encontrar tarifas interessantes para locação.

Conte com a ajuda de profissionais

Você precisa considerar a ajuda de um bom profissional para encontrar um novo lugar para morar. Ainda que seja tentador conduzir todo esse processo por conta própria, somente o corretor experiente e os demais funcionários de uma imobiliária podem ajudá-lo a tomar a melhor decisão.

Além de terem uma ampla carteira de imóveis, esses profissionais estão acostumados com todos os meandros do setor. Portanto, eles são capazes de indicar as melhores oportunidades e identificar propriedades com valores compatíveis ao mercado.

Priorize a proximidade de seu trabalho

Outro aspecto muito relevante a ser considerado na hora de procurar por um novo lugar para morar é a proximidade do apartamento que pretende comprar ou alugar em relação ao local onde trabalha.

Além do fato de o bairro atender a todas as suas necessidades, é importante que as vias de acesso sejam fluidas. Afinal, você não vai querer se estressar todos os dias por encontrar dificuldades para ir e voltar do trabalho, concorda?

Sendo assim, considere regiões que tenham acesso facilitado com base no meio de transporte usado para ir trabalhar. Prefira os pontos de ônibus ou metrô que possam ser acessados a pé ou localidades com pouco trânsito, caso você tenha um automóvel.

Escolha uma região com boa infraestrutura

Ainda falando sobre a proximidade de seu futuro apartamento em relação às vias de acesso, escolha uma região que ofereça uma boa infraestrutura para você e sua família.

Leve em conta a qualidade do saneamento básico do bairro e se existem hospitais ou unidades de atendimento médico de urgência nas proximidades. Informe-se com moradores da área se há policiamento e qual é o índice de criminalidade, entre outros aspectos capazes de garantir uma boa qualidade de vida.

Verifique as opções de lazer

Ao procurar por um novo lugar para morar, as opções de lazer devem ser parte de suas prioridades. Isso vale principalmente se você tem ou pretende ter filhos, já que as crianças precisarão de uma área segura e espaço aberto para brincarem e se desenvolverem.

Além disso, que tal você contar com um local propício ao descanso e tranquilidade para praticar exercícios ao ar livre ou, simplesmente, ler seu livro preferido sob a sombra de uma árvore aos finais de semana? Nada mal, não acha?

Portanto, antes de tomar sua decisão, verifique se existem boas opções de lazer que estejam a uma distância razoável de sua futura casa. Assim, você poderá usufruir de uma vida de qualidade e com o menor estresse possível.

Considere o tamanho de sua família

Não poderíamos concluir este artigo sem citar a importância do tamanho da família. Trata-se de um dos pontos imprescindíveis a serem observados nesse processo de tomada de decisão.

Analise o tamanho do imóvel que você pretende comprar, conferindo a quantidade quartos e banheiros. Projete como será a convivência, o conforto e a qualidade de vida da sua família no local a médio e a longo prazo.

Lembre-se ainda de que, se o ambiente for demasiadamente pequeno e não atender às necessidades de todos, os problemas aparecerão a curto prazo. Você não quer conviver com brigas para ver quem será o primeiro a usar o banheiro pela manhã, não é verdade?

Como vimos, existem diversos aspectos importantes a serem levados em consideração na hora de procurar um novo lugar para morar. Não se trata de uma decisão a ser tomada por impulso.

Sua qualidade de vida e o bem-estar de sua família a longo prazo podem ser garantidos se você observar atentamente as características internas e externas da sua futura moradia. Além disso, lembre-se de sempre contar com o auxílio de profissionais experientes durante esse processo.

Ainda tem dúvidas sobre o que levar em consideração na hora de procurar novo lugar para morar? Quer entender melhor como nossa equipe pode ajudar você? Então, não deixe de entrar em contato com a gente!

contato whats
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-