Dicas para fazer a limpeza de sua piscina de forma correta

9 minutos para ler

O sonho da piscina própria acomete a maioria dos brasileiros, até porque moramos em um país tropical, ou seja, ter uma piscina em casa, para utilizar de modo privativo, é o desejo de muitas pessoas, principalmente em épocas mais quentes.

Entretanto, uma piscina demanda muito cuidado e atenção, afinal, quem tem uma, não vai querer vê-la suja ou mal cuidada. Se uma rotina de cuidados forem mantidos e ela for bem conservada, será o motivo da sua alegria durante muitos e muitos anos. 

Neste artigo vamos falar de tudo sobre piscinas, inclusive dicas de limpeza para que a sua dure muitos anos e, se você ainda não tem uma, vamos preparar seu bolso e seu psicológico para a próxima compra. 

Atente-se para os equipamentos necessários, produtos químicos e manutenção correta. Dessa forma, sua aquisição vai durar muitos e muitos anos, bem como vai compensar cada moeda gasta.

Inclusive, é importante dizer que grande parte dos problemas que se tem com a piscina pode ser evitada seguindo o passo a passo da limpeza dela. Fique atento às dicas!

Manutenção e conservação da piscina

Como dito anteriormente, a conservação da piscina garantirá durabilidade e, obviamente, mais beleza. Óbvio que a água cristalina e límpida é muito mais atraente do que uma água suja e verde, por isso, a limpeza precisa acontecer de tempos em tempos.

Não deixe os primeiros sinais de sujeira aparecerem na sua piscina, antecipe-se. O primeiro passo é saber o nível de pH que a água se encontra, pois essa é uma característica muito importante que está relacionada diretamente com a nossa saúde.

O pH da água da piscina é considerado essencial para manter um equilíbrio saudável, bem como para ajudar na conservação do item e de seus equipamentos. Para isso, existe uma escala ácida que varia de 0 a 14. 

Para aproveitar com mais tranquilidade, estando livre dos riscos à saúde, é preciso manter o pH da água entre 7,2 e 7,6.

Entretanto, para aumentar o nível de pH e a alcalinidade da sua piscina, precisará utilizar produtos diferentes. Para ajustar a acidez da água, o pH, recomenda-se o carbonato de sódio, também conhecido comercialmente por barrilha (Na2CO3).

Além disso, para a alcalinidade total é usado o bicarbonato de sódio (NaHCO3). Ao aumentar o pH com a barrilha, a alcalinidade aumenta.

Dicas limpeza de sua piscina de forma correta

Agora que já sabemos sobre como funcionam algumas características da água, vamos aprender dicas de limpeza de piscinas como um todo. Não é difícil e, se não for possível a contratação de serviço de limpeza profissional, você pode mantê-la mesmo assim.

Vamos começar pensando que a piscina ficou lá, parada durante todo o inverno. Está coberta e suja por todos os lados, e você ainda nem viu direito como a água está. Comece o trabalho varrendo todas as sujeiras que estão dispostas do lado de fora da piscina.

Isso inclui flores, folhas, sujeiras de cachorro, resquício de festas, musgo e qualquer outra sujeira que possa ameaçar a limpeza. Quando for abrir a rede de proteção de piscina, tome muito cuidado para não deixar com que a sujeira que está acima da rede caia dentro da água. 

Puxe com cuidado, mantendo a superfície em equilíbrio. Se puder pedir uma ajuda para que a rede seja elevada por entre as duas extremidades, será melhor.

Após esta tarefa, certifique-se que nenhuma impureza caiu na água. Comece passando a peneira em tudo que achar que pode contribuir para a sujeira do espaço. Tenha sempre à disposição uma distribuidora de produtos para piscina, porque você vai precisar.

Caso a água esteja turva, será necessário retirar os sólidos em suspensão. O carbonato de sódio possibilita a formação de hidróxido de alumínio, substância gelatinosa que tem função para atuar na retirada de todos os sólidos que estão em suspensão.

Deixando em repouso durante quatro horas, a massa gelatinosa ficará no fundo da piscina e poderá ser retirada por meio da aspiração, com equipamento especial. O cloro para limpeza deve ser aplicado na água limpa, a quantidade de 1.0 até 3.0 ppm (partes por milhão). 

Inclusive, se ultrapassar essa quantidade, poderá causar irritação na pele e nos olhos dos banhistas. Também não é uma substância química inofensiva. Se forem ingeridas grandes quantidades, podem prejudicar a saúde de quem bebeu.

Se resolver fazer estas manutenções por conta própria, nunca se esqueça de desligar a bomba de piscina para um melhor aproveitamento do espaço. 

A própria bomba precisa passar por uma limpeza, pois a falta de retrolavagem também pode trazer problemas, tais como: 

  • Comprometimento de todo o sistema de filtração da piscina;
  • Falta de limpeza periódica do skimmer, uma espécie de coador;
  • Acúmulo de detritos;
  • Diminuição da circulação da água da piscina.

E, por último, e não mais importante: a escada de piscina inox. Também é necessário produto específico para a limpeza da escada, já que ela está diretamente dentro da água e não pode ficar gordurosa, pois ninguém conseguirá apoio na hora de sair.

Erros que você deve evitar na hora de limpar sua piscina

Neste artigo aprendemos a fazer a manutenção e conservação, com os equipamentos e os produtos certos. Porém, mesmo entendendo sobre como deve ser realizada, ainda há possibilidade de cometer erros no meio desse processo.

Aqui vamos listar cinco erros comumente cometidos pelas pessoas na hora da limpeza da sua piscina:

1 – Usar a bomba por um tempo inferior ao necessário

Esse erro é bastante comum, principalmente porque as pessoas querem resolver tudo rápido. Entretanto, é importante que você deixe a bomba atuar pelo tempo recomendado de 8 horas, não tenha pressa.

2 – Despejar a água diretamente para o esgoto

Nesse caso, reforçamos que a água pode ser filtrada e utilizada de outras formas, ou seja, fazer o despejo nunca é uma saída, pois além de machucar o bolso, também não é considerado bom para o meio ambiente.

3 – Manutenção inadequada das peças e equipamentos

Como já dito nos trechos anteriores, além da piscina em si, é necessário estar sempre de olho nas peças e equipamentos que fazem parte do todo, além de se atentar para a limpeza dos equipamentos e tempo de vida útil.

4 – Não testar a química da água

Essa ação é perigosa e pode comprometer a água, deixando-a de outras cores e com vermes e bactérias presentes.

5 – Utilizar produtos químicos pela manhã

Pois bem, nesse último caso, é necessário sempre optar por utilizar produtos químicos de tarde ou à noite, principalmente para que a ação seja feita da maneira correta.

Pode ter certeza de que, realizando de forma correta as ações descritas acima, sua piscina estará sempre limpa e utilizável. Isso prolongará a vida útil dela e você terá um refúgio nos dias quentes de verão e primavera.

Contrate serviços terceirizados

Se por algum acaso, você não tiver tempo para executar todas essas tarefas acima, não entre em pânico, já é possível contratar serviços de limpeza e conservação para manter sua piscina sempre pronta para o uso.

Este serviço é disponibilizado no mercado por empresas responsáveis que optam por profissionais capacitados e que entendem do assunto. Não é qualquer pessoa que pode realizar uma limpeza em um item tão complexo, sem causar nenhum dano. 

Com horário agendado, o técnico realizará visitas na residência ou no clube para avaliação do estado que a piscina se encontra. O cliente pode optar pelo plano diário, semanal ou mensal. A limpeza e conservação precisa ser feita periodicamente e de forma correta.

Até para fechá-la durante o inverno, utilizando a rede de apoio, é necessário que ela esteja limpa, suas bordas também precisam estar livres de qualquer sujeira ou resíduo, pois pode prejudicar na limpeza que ocorrerá dias antes do verão chegar.

Serviço de manutenção de lazer

É cada vez mais comum a oferta de serviços de terceirização de mão de obra limpeza para piscinas, jardins e áreas externas, pois muitas pessoas estão optando sair dos centros urbanos para viverem em cidades mais distantes, no interior.

Consequentemente, escolhem casas com piscinas e áreas de lazer maiores, pois o custo de vida tende a ser mais baixo. É por esta razão que a oferta de trabalho no setor de conservação e limpeza tem aumentado exponencialmente.

Na hora de realizar um sonho, não devemos desistir por conta de algumas dificuldades que iremos enfrentar, devemos levantar a cabeça e seguir em frente. Se olharmos bem, tudo é trabalhoso e difícil, mas não devemos considerar um obstáculo.

Ter uma piscina em casa é maravilhoso, a maioria das pessoas que possuem recomendam. É legal juntar a família para aproveitar um dia ensolarado, comendo alguma coisa e bebendo drinks bem gelados. Se este é o seu sonho, vá atrás dele.

Manutenção e conservação podem ser feitas por você mesmo ou por serviços terceirizados, lembre-se que o importante é realizá-las.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos. 

contato whats
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-
Open chat