O mercado imobiliário de 2021 e as perspectivas para 2022 em Toledo – PR

4 minutos para ler

O ano esta iniciando e mais uma vez o mercado imobiliário aparece em destaque em diversas análises econômicas que vemos e lemos por ai. Pra tentar entender melhor como investir bem, vamos fazer um balanço desse ano que passou e falar um pouco também do que a gente espera pro ano de 2022.

Esses últimos 2 anos de pandemia afetaram a nossa vida e consequentemente o mercado imobiliário, já que mudamos a forma como nos relacionamos com os imóveis e os lugares onde moramos e trabalhamos.

Como foi 2021

Pra fazer uma retrospectiva desse ano que passou, observamos que muitas pessoas buscaram imóveis maiores, mais confortáveis, buscando atender uma nova necessidade que surgiu com a pandemia.

Seja por conta de uma necessidade de ter um escritório em casa, ou  simplesmente para deixar de ver o imóvel apenas como um local para dormir, mas também como um espaço para viver confortavelmente e passar momentos mais agradáveis em família.

Imóveis alugados

No mercado de aluguel, e seguindo essa percepção dos clientes, observamos um aumento significativo na demanda por casas, em especial com 3 quartos. Mesmo na busca por apartamentos, vemos que cada vez mais o pessoal busca comodidade como elevador, sacada, churrasqueira…

Foi também um ano de um desafio bem grande na renovação dos contratos de aluguel, já que vimos o IGPM chegar a 37% lá na metade do ano… E isso, é claro, fez com que fosse necessário fazer muita negociação e ajustes nos valores dos aluguéis. Afinal, apesar do aumento no custo de vida que observamos, como é o caso dos alimentos e combustível, não se observou um aumento semelhante na renda da população. Então realmente ficou difícil aumentar em 30, 35% o aluguel de uma família que teve um aumento na renda de menos de 10%. Mas com bom senso e empatia conseguimos superar esse obstáculo para que todos continuassem a ter seus contratos vigentes.

No caso dos alugueis comerciais, com a retomada da abertura dos estabelecimentos, vimos que várias empresas começaram a buscar locais mais adequados, e em alguns casos, saindo de locais com grande fluxo, no centro, e indo para regiões com mais espaço e facilidade de estacionamento, por exemplo. E ainda assim reduzindo custos com o aluguel.

Compras e Vendas

E no mercado de vendas também observamos um movimento parecido. Muitos clientes em busca de imóveis melhores e investindo em espaços para suas empresas. Vimos que o mercado imobiliário atraiu muitos investidores, por gerar segurança em meio as incertezas que passamos, e superamos nossas metas estabelecidas no inicio do ano.

Apesar dos aumentos da SELIC, ainda vemos boas oportunidades nos financiamentos. E excelentes oportunidades de imóveis com preços abaixo da média do mercado.

Expectativa para 2022

A expectativa é que em 2022 a gente observe os valores dos imóveis ainda subindo, principalmente devido ao aumento no custo da construção. E vai continuar sendo uma excelente oportunidade para que você invista seu dinheiro com segurança.

O mercado imobiliário e da construção civil deve continuar sendo um dos pilares do crescimento econômico brasileiro. Então fica a dica pra vc que ainda esta pensando em comprar um imóvel. Os imóveis, de uma maneira geral, estão sempre com valores maiores, mas você ainda pode aproveitar boas oportunidades de mercado.

Obrigado por acompanhar nossos textos e vídeos durante esse ano que passou e continue fazendo suas perguntas que a gente vai respondendo também durante o ano q vem!

Bom final de ano pra todo mundo!

contato whats
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-