Mercado Imobiliário: 4 dicas para não ter problemas com locatários

mercado imobiliário locação
3 minutos para ler

Se você pensa em entrar para o mercado imobiliário mas está preocupado com a relação entre locador e locatário, saiba que ela pode ser muito mais simples do que parece! Alugar seu imóvel é mesmo um grande investimento, mas para tanto é necessário ficar atento não só à Lei do Inquilinato como também a algumas atitudes que podem evitar problemas com locatários.

Veja a seguir 4 dicas que te ajudarão a entender melhor:

Contrate uma imobiliária e evite problemas do mercado imobiliário

Para evitar problemas contratuais e garantir sua segurança, a primeira dica é deixar a locação de seu imóvel sob a administração de uma imobiliária. Além de elaborar o contrato e mediar as negociações, a imobiliária também é responsável por entrar em contato com o inquilino em casos de inadimplência. 

Outro ponto importante é que, com a orientação de um especialista, você poderá analisar melhor o preço a ser cobrado pelo aluguel do imóvel. A consultoria evita que esse valor esteja muito acima ou abaixo do ideal no mercado imobiliário.

Elabore um relatório de vistoria

Antes de fechar o contrato de locação, elabore um relatório detalhado sobre o estado do imóvel. É importante que o locatário acompanhe essa tarefa e que assine uma via do documento de vistoria.

O relatório deve, preferencialmente, conter fotos e especificar a quantidade de itens e a situação não só estrutural do imóvel, mas também de peças embutidas – como armários, por exemplo. 

Ao final do contrato, um novo relatório deverá ser feito e comparado com o anterior. Se houver danos no imóvel ou falta de alguma peça, o locador precisará calcular as despesas e negociar o pagamento com o inquilino.

Faça um bom planejamento quanto à função do imóvel

Se você possui um imóvel residencial e quer alugá-lo para fins comerciais, por exemplo, é aconselhável que seja feita uma reforma de adaptação para evitar problemas futuros. A estrutura residencial — divisão dos cômodos, tipos de janelas e equipamentos de segurança — muitas vezes não é suficiente para o bom funcionamento de uma empresa. 

Por isso, invista em um bom planejamento para que seu imóvel atenda às necessidades da função a qual será destinado.

Fique em dia com a manutenção do imóvel

É muito importante estar em dia com a manutenção para que o seu imóvel não desvalorize. É inevitável que entre uma locação e outra você precise fazer reparos que garantirão o conforto dos próximos inquilinos. Reserve uma porcentagem de cada parcela do aluguel para obras de manutenção do imóvel.

Para garantir tranquilidade na hora de alugar seu imóvel, leve sempre em consideração a contratação de uma imobiliária para facilitar a comunicação entre você e o inquilino. Isso evita transtornos e desgaste no relacionamento entre inquilino e proprietário, além de uma série de outras dores de cabeça ligadas a procedimentos burocráticos. Seguindo essas dicas você perceberá como simples atitudes e o bom planejamento podem ser suficientes para não ter problemas no mercado imobiliário.

Gostou das nossas dicas para nunca ter problemas com locatários? Então assine a nossa newsletter e receba conteúdo como esse em primeira mão, na sua caixa de e-mail!

contato whats
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-