9 motivos para investir e morar em uma kitnet

kitnet
12 minutos para ler

Optar por morar em kitnet traz inúmeros benefícios, como praticidade no dia a dia e facilidade para decorar, limpar e conservar a residência. Além disso, há uma ótima relação custo-benefício!

Esses atrativos se estendem também a quem decide investir em kitnets como um modelo de negócio. Os investimentos nessas edificações são muito atraentes e a demanda por moradias desse tipo só tende a aumentar.

As kitnets, bastante comuns principalmente em cidades universitárias ou com demanda de residências para jovens solteiros, são apartamentos mais compactos, com cerca de 15 m2 a 40 m2. Geralmente, elas são compostas de um dormitório, sala e cozinha integrada com a área de serviço.

Para explorar melhor as vantagens de investir e morar em kitnet e conhecer nove motivos para fazer isso, continue lendo este post aprofundado no assunto que apresenta tudo o que você precisa saber!

O que é uma kitnet?

Como mostramos, uma kitnet (também chamada de quitinete) é um apartamento bastante compacto que costuma medir entre 15 m² e 40 m². Geralmente, esse tipo de imóvel é constituído por apenas três cômodos: uma sala/quarto, um banheiro e uma cozinha, que pode ter uma pequena área de serviço como seu anexo.

As kitnets foram muito populares no Brasil nas décadas passadas e vêm chamando bastante atenção do mercado imobiliário atual. Isso acontece porque elas podem ser uma alternativa bastante prática e econômica, uma vez que custam menos e geram gastos menores, como nas taxas de IPTU e, até mesmo, na sua manutenção.

Qual é a diferença entre uma kitnet, um studio e um loft?

Quando estamos falando de apartamentos compactos, existem três tipos diferentes disponíveis no mercado. Vamos conhecer os studios e os lofts?

Studio

O studio é uma construção com estética de cômodos integrados, exceto o banheiro, para garantir a privacidade. Apesar de ser compacto, esse tipo de imóvel tem plantas mais modernas e é bastante confortável, dispondo de área de lazer e serviços amplos.

Loft

Os lofts são os modelos americanos de edificação que contam com plantas modernas e sem divisórias. Nem sempre esses imóveis são pequenos, o diferencial deles é que são integrados, têm pé-direito alto e construção no estilo industrial.

A diferença entre a kitnet e os outros dois modelos está na composição das plantas, que, no caso da kitnet, podem não ser integradas e têm uma metragem menor.

Quais são as principais características da kitnet?

Como mostramos, a principal característica de uma kitnet é a sua metragem reduzida e o número menor de cômodos. Geralmente, elas estão inseridas em prédios ou condomínios que têm muitas unidades por andar, o que ajuda ainda mais a diminuir as despesas com a manutenção de funcionários e das áreas comuns.

É um espaço que oferece aconchego e tende a tornar os moradores conscientes, estimulando-os a dar preferência a uma decoração funcional, que possibilite a realização de diversas atividades em cada ambiente, objeto ou móvel. Quando localizada em bairros centrais, uma boa kitnet é a opção perfeita para universitários, jovens profissionais e executivos.

Por que investir em kitnets?

Para quem tem dúvidas sobre as vantagens de morar em uma kitnet, separamos alguns dos principais benefícios. Confira nove motivos para investir nesse negócio.

1. É uma moradia ideal para públicos variados

Engana-se quem pensa que morar em kitnet é uma prática exclusiva de universitários. É claro que os estudantes representam uma grande parcela dos interessados nesse tipo de imóvel, pois ficam menos tempo em casa, estão fora da cidade natal, não têm muitos móveis etc.

Contudo, residências menores já são consideradas tendências, principalmente nas capitais, onde o preço do metro quadrado é muito mais caro. Esse fato faz com que as habitações mais compactas conquistem o gosto de diferentes públicos.

Escolher uma kitnet é uma decisão inteligente para quem está chegando em uma cidade. Ao contrário dos hotéis, esses alojamentos são muito mais acessíveis financeiramente e oferecem espaço suficiente para a instalação de uma cozinha.

Vale lembrar que esse conforto é importante para quem realiza viagens longas e precisa de um local mais adequado para descansar. Já para aqueles que decidiram sair da casa dos pais ou conquistar sua própria independência, é natural querer “um canto” só para eles.

Morar sozinho é uma decisão que exige muitos custos. Comprar ou alugar um imóvel é um investimento caro dependendo da situação da pessoa. Por esse motivo, a kitnet é sempre apontada como a melhor solução, já que solteiros podem conviver bem em espaços menores e têm melhor custo-benefício em relação à sua moradia.

2. Tem menor sazonalidade

Pelo fato de serem feitas em muitas unidades, quando uma das kitnets se encontra vazia, o aluguel é logo compensado pelo dos demais imóveis. Esse fator diminui consideravelmente a sazonalidade dos rendimentos no fim do mês.

Além disso, o período de locação é menor em comparação com locações de imóveis mais tradicionais, o que torna muito mais fácil manter a frequência dos reajustes dos valores por parte do investidor. Isso nos leva ao próximo tópico.

3. Gera mais rentabilidade para o investidor

O aluguel por metro quadrado de uma kitnet costuma ser mais alto quando comparado ao de outros imóveis da mesma cidade ou região. Então, proporcionalmente, o locatário consegue lucrar mais.

Além disso, o investidor também tem ganhos de escala com a manutenção, visto que são espaços menores e requerem processos mais simples de conservação.

No entanto, antes de comprar um terreno e iniciar a obra, é fundamental que você calcule todos os gastos da construção para ter uma noção de como será o planejamento e uma expectativa melhor dos rendimentos e do prazo para retorno.

4. Permite que o morador economize

Kitnets garantem mais economia para os moradores. Isso acontece porque os valores do aluguel e dos impostos são menores. Outros motivos são as taxas geralmente bem mais baixas para manter o imóvel, como água, luz, entre outros.

Além disso, por se tratar de um espaço pequeno, não requer muitos móveis, objetos de decoração, roupas e acessórios, visto que não há espaço para guardá-los. Ou seja, o morador passa a comprar somente o que é realmente necessário.

Por outro lado, o morador também pode economizar de outras formas, por exemplo, pagando taxas de condomínio mais baratas, diferentemente de quem aluga apartamentos maiores e com mais infraestrutura de lazer, ou tendo suas contas reduzidas, já que os cômodos são menores e necessitam de poucos gastos.

Com essa economia, é possível investir em outros pontos importantes, como a segurança, instalando câmeras de segurança e alarmes.

Falando em economia, já imaginou quanto alguém gastaria ao construir um imóvel do zero? Sem dúvidas, esse não é o melhor investimento para universitários, solteiros e turistas, já que inclui despesas com compra de materiais, arquitetura, móveis, documentação, entre outros gastos que podem comprometer o orçamento.

5. É mais prático e fácil de limpar

Uma grande vantagem de morar em locais pequenos é a facilidade da limpeza. Quanto menor o local, mais rápida é a faxina. Desse modo, o tempo que seria gasto para limpar todos os cômodos de um apartamento ou casa grande pode ser usado para fazer atividades mais produtivas.

Outro ponto importante é que os moradores de kitnet aprendem a reaproveitar, reutilizar, doar e descartar as coisas, já que não podem se dar ao luxo de ter muitos objetos em desuso dentro de casa, pois isso só gera acúmulo.

Com o espaço reduzido, tudo fica bem perto do morador. Dessa forma, ele sempre tem uma visão de todo o ambiente, além de uma boa noção de onde as coisas estão. Portanto, não é necessário se deslocar tanto para pegar algo que deseja.

6. É uma boa opção para quem passa o dia todo em casa

Uma kitnet é uma excelente opção para quem mora sozinho ou para casais, mesmo aqueles que passam a maior parte do dia em casa. Quando bem decorada e com móveis sob medida, ela é capaz de trazer aconchego e oferecer espaço suficiente para a rotina diária do home office.

Um ponto muito positivo da kitnet para pessoas com esse perfil está ligado aos custos de manutenção e eletricidade. Mesmo passando o dia inteiro em casa, os gastos não são altos para manter a rotina em um imóvel pequeno.

7. Oferece segurança

As novas construções de kitnet são projetadas para serem mais automatizadas e, com isso, mais seguras. Muitas vezes sem a presença do porteiro, os condomínios em que estão localizadas investem na segurança 24 horas por monitoramento e sistemas de identificação de entrada e saída tanto dos moradores como dos visitantes.

8. Facilita a decoração

Imóveis pequenos são muito aconchegantes e a decoração tende a tornar esses locais mais agradáveis. Devido ao tamanho, não é preciso muito investimento para chegar a um estilo arrojado que combine com a personalidade do morador.

9. Otimiza o tempo

Uma kitnet não só tem custos mais baratos para a sua manutenção, como também requer menos tempo para realizar a limpeza e outros serviços. As facilidades otimizam o tempo de quem tem uma rotina agitada, mas não abre a mão da organização do local.

Qual é o custo médio para investir em uma kitnet?

Vale muito a pena investir em uma kitnet, principalmente em regiões próximas de centros industriais, universitários e comerciais. Para quem pensa em rentabilizar com o imóvel, nesses locais, a locação é mais rápida e costuma ter valores mais altos, principalmente pela demanda.

O investimento também é menor do que em imóveis com maior metragem e número de cômodos. Principalmente para os investidores, esse é um excelente atrativo, porque traz mais retorno financeiro em um prazo mais curto.

Quais são as melhores dicas de decoração para kitnets?

As kitnets podem ser ótimas habitações que se adaptam de acordo com as necessidades dos moradores, principalmente os jovens estudantes e/ou solteiros. Elas são práticas e econômicas para quem está morando e rentáveis para o investidor.

Apesar de oferecerem um espaço menor, é possível aplicar algumas dicas de decoração para tornar o ambiente mais atraente para o morador. Tenha em mente que o tamanho da sua moradia não influencia o bom gosto, então, veja algumas sugestões para decorar o seu lar!

Use cores claras nas paredes e coloque acessórios coloridos

Definitivamente, uma das melhores dicas de decoração para kitnets é usar cores claras nas paredes, visto que essa é uma escolha que deixa o ambiente mais agradável e contemporâneo. Com isso, você pode ousar em outros itens, como acessórios coloridos, que fazem um bonito contraponto com os tons sóbrios.

Use espelhos e objetos transparentes que ampliem a claridade

Não é novidade que os espelhos proporcionam uma maior sensação de amplitude, o que é bastante desejável para um imóvel pequeno como uma kitnet. Além disso, você pode utilizar objetos transparentes, que também não obstruem o campo de visão e aumentam a claridade do espaço.

Encoste a mobília na parede para deixar a área de passagem livre

Como a metragem das kitnets é menor, qualquer pequeno ganho de espaço pode fazer toda a diferença na funcionalidade de um cômodo. Por isso, é fundamental apostar em uma estratégia bastante prática que é a de sempre encostar a mobília na parede para deixar a área de passagem livre.

Escolha móveis multifuncionais que tenham prateleiras e balcões

A beleza e a funcionalidade de qualquer apartamento também passam pela escolha de uma mobília adequada para o tamanho do local e para o estilo de vida dos moradores. Por esse motivo, você deve adquirir, preferencialmente, móveis multifuncionais que tenham prateleiras e balcões adicionais para armazenamento.

Isole o seu quarto do resto do imóvel usando cortinas ou biombos

Em muitas kitnets, não há divisões claras entre os ambientes e isso pode trazer alguns problemas de privacidade ou, até mesmo, de funcionalidade para os moradores. Uma estratégia boa e pouco dispendiosa para minimizar essa situação é isolar o seu quarto do resto do imóvel usando cortinas ou biombos.

Como escolher uma imobiliária para encontrar uma kitnet?

Se você está pensando em investir em uma kitnet, a melhor opção é procurar uma imobiliária especializada nesse tipo de imóvel. Por isso, uma grande dica é conhecer a Imobiliária Panorama, que conta com um portfólio amplo e kitnets ideais para todo tipo de demanda.

Depois de ler este artigo, você já sabe o que é uma kitnet e, até mesmo, em linhas gerais, quanto custa esse tipo de imóvel, uma vez que é uma ótima opção para quem quer gastar menos e viver com qualidade.

Agora que você conhece os motivos para morar em kitnet, ficou interessado? Então entre em contato conosco agora mesmo e conheça o nosso portfólio!

contato whats
Você também pode gostar

6 comentários em “9 motivos para investir e morar em uma kitnet

  1. TENHO UMA KITNET DE 30M2 COMPREI PARA DAR ENTRADA EM UMA CASA NO FUTURO.
    MAS PERCEBO QUE AS PESSOAS QUE A OFEREÇO DIZEM SER MUITO PEQUENO.
    INVESTI EM ARMARIOS PLANEJADOS, PORCELANATO, E DIVISÃO DA SALA COM PAINEL PARA TV GIRATORIO. SERÁ QUE ME PRECIPITEI COM TAIS INVESTIMENTOS?

    1. Bom dia Ana Cristina!
      Mesmo sem conhecer a sua kitnet, tenho certeza de q seu investimento vai valer a pena.
      Considerando essas benfeitorias q vc tem realizado, penso que pode ser uma ideia apresentá-lo para os possíveis clientes como um investimento tbm, com a possibilidade de retorno com locação.
      Pode ser uma saída para ficar mais fácil essa permuta.
      Se seu imóvel for aqui em Toledo, ficaremos felizes em te ajudar nessa negociação. Se não for, sugiro consultar um corretor q pode te auxiliar nessa ideia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-
Open chat