Confira agora o que é taxa Selic e como ela impacta o mercado imobiliário

3 minutos para ler

O desejo de comprar uma propriedade é comum para boa parte dos brasileiros, tendo em vista que é um investimento que pode trazer benefícios por décadas e oferece uma grande segurança patrimonial. Entretanto, para fazer isso da melhor maneira, você não pode deixar de compreender o que é taxa Selic e como ela impacta o mercado imobiliário.

Ela está fortemente relacionada com quase tudo no segmento, desde os financiamentos e o reajuste de parcelas até a correção dos valores de aluguel, tendo uma influência direta no orçamento de todos nós. Quer aprender um pouco mais sobre o tema? Então, continue lendo o conteúdo de hoje!

Afinal, o que é a taxa Selic?

A Selic é considerada a taxa básica de juros da economia brasileira. A sigla significa Sistema Especial de Liquidação e Custódia, um programa virtual de compra e venda de títulos do Tesouro Nacional, sendo estipulado em reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom). Este último sendo parte integrante do Banco Central (BC).

Na prática, a taxa Selic é um indicador utilizado para balizar os juros de empréstimos e aplicações, sobretudo de bancos e instituições financeiras. Quando eles aumentam, é esperado que o cidadão comum compre menos e que as empresas solicitem menos crédito, reduzindo a atividade econômica, o que tende a diminuir a pressão inflacionária.

Como a Selic impacta o mercado imobiliário?

Se você está pensando em comprar uma casa ou apartamento, é muito provável que esteja cogitando fazer um financiamento imobiliário, correto? Pois saiba que a taxa Selic influencia diretamente no seu bolso, pois os reajustes da parcela utilizam esse indicador como parâmetro para que mantém os custos das prestações do imóvel em um patamar positivo para o credor.

Quando o indicador aumenta, menos pessoas estarão dispostas ou aptas a financiar, o que reduz a procura. Por outro lado, se ele cair, a consequência tende a ser um aquecimento do setor, algo que vem sendo observado no Brasil recentemente. Caso você ainda não saiba, nos últimos meses a taxa Selic esteve nos menores patamares da história.

Quais as expectativas da taxa Selic?

Como dissemos, a taxa Selic esteve muito baixa, mas vem experimentando um ciclo de alta. Isso está ocorrendo devido a pressão inflacionária decorrente das oscilações econômicas advindas da pandemia. Por isso, a previsão é que ela aumente ainda mais, de forma a conter a inflação.

No entanto, essa estimativa não deve impactar tanto o custo do crédito imobiliário imediatamente, pois os bancos e instituições ainda levarão um tempo para rever os juros de seus contratos. Por isso, este pode ser um momento excelente para investir em propriedades, conseguindo excelentes condições de financiamento.

Como você pôde ver, a taxa Selic é muito importante, além de estarmos em um período certeiro para quem pensa em investir no mercado imobiliário. Faça simulações e conte com ajuda especializada para encontrar o imóvel que você deseja por uma prestação que cabe no seu bolso!

Gostou de aprender o que é taxa Selic e como ela impacta o mercado imobiliário? Quer conferir mais conteúdos como este? Então, não deixe de curtir a nossa página no Facebook!

contato whats
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-
Open chat