Os 5 tipos de investimentos mais seguros

Todo investimento traz riscos a quem aplica seu dinheiro. Porém, existem várias opções de investimentos mais seguros que, se usados como forma de diversificação da carteira de aplicações de um investidor, vão garantir ainda mais segurança a seu patrimônio.
4 minutos para ler

Todo investimento traz riscos a quem aplica seu dinheiro. Porém, existem várias opções de investimentos mais seguros que, se usados como forma de diversificação da carteira de aplicações de um investidor, vão garantir ainda mais segurança a seu patrimônio.

No Brasil, fundos de investimento privados, como a poupança e o Certificado de Depósito Bancário (CDB), por exemplo, têm a garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) em um limite de até R$ 250 mil por CPF e por banco, reembolsando o investidor em caso de falência da instituição. Já os títulos públicos possuem a garantia de pagamento do governo federal, sendo considerado um tipo de investimento de baixíssimo risco.

Conheça os 5 tipos de investimentos mais seguros para aplicar seu dinheiro:

1- Poupança

A velha conhecida caderneta de poupança ganha muitos adeptos por sua simplicidade e facilidade de uso. Suas principais vantagens são a liquidez e a isenção de taxas e impostos. Ou seja, além de não gastar com o investimento em si, pode-se sacar o dinheiro a qualquer momento. Porém, é um investimento pouco rentável.

2- Tesouro Direto

Os títulos públicos vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado devido a uma gama de vantagens, como: segurança, liquidez, baixo valor de investimento (a partir de R$ 30 já se pode comprar um título) e alta rentabilidade, que independe do quanto foi aplicado.

O Tesouro Direto é a plataforma de compra de títulos públicos, que podem ser pré ou pós-fixados, atrelados à taxa de juros básico Selic ou ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Com a taxa de juros em alta atualmente, investir no Tesouro Selic é vantajoso, em especial para investimentos de menor prazo. Já para quem pensa em se aposentar, por exemplo, o Tesouro IPCA é interessante, pois considera a variação da inflação e garante o poder de compra do dinheiro investido.

Para investir no Tesouro Direto, porém, é preciso escolher uma instituição financeira habilitada para fazer a aplicação. Também é importante ficar atento às taxas cobradas.

3- CDB

Com um retorno que pode chegar a duas vezes o da poupança, o CDB é uma boa opção para quem busca investimentos mais seguros. Sua remuneração, geralmente, é pós-fixada e atrelada à taxa DI, o que dá a possibilidade de negociação com o banco.

Quem tem mais recursos para investir, por exemplo, pode conseguir receber uma porcentagem maior da taxa DI. Também é importante considerar que há a cobrança do Imposto de Renda no CDB.

4- Imóveis e terrenos

Adquirir imóveis ou terrenos também é uma boa alternativa para quem busca diversificar a carteira de investimentos e aumentar seu patrimônio. 

Esse tipo de investimento, porém, exige um pouco mais de estudo de mercado e pesquisa por parte do investidor, que vai se deparar com as diversas possibilidades do mercado imobiliário. O importante é ficar atento às boas oportunidades e aproveitá-las

5- LCA e LCI

As Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) e de Crédito Imobiliário (LCI) possuem a vantagem de serem isentas do Imposto de Renda e terem boas taxas de rendimento. Entretanto, são aplicações que exigem valores mais altos e um investimento mais longo. 

Assim como o CDB e a poupança, os investimentos nas Letras de Crédito são garantidos pelo FGC. Mas, antes de investir, é recomendado que se faça uma boa pesquisa entre as instituições financeiras e negocie condições melhores de remuneração. 

Diversificar os investimentos é uma forma de assegurar que seus recursos estejam sempre disponíveis e seguros. Caso haja algum problema com um dos investimentos, os outros servirão de recurso para eventuais necessidades.

Ficou com alguma dúvida ou quer compartilhar sua experiência em investimentos conosco? Comente aqui!

contato whats
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-