Passo a passo: conheça o processo de compra de imóvel por meio de de uma imobiliária

processo de compra de imóvel
4 minutos para ler

A aquisição de um imóvel não é, definitivamente, uma compra por impulso. Trata-se de uma transação um tanto complexa, sob diversos aspectos, que demanda um bom planejamento e bastante cuidado para garantir a satisfação do comprador.

E para vencer cada etapa do processo de compra de imóvel é essencial contar com o suporte de profissionais experientes no mercado imobiliário, que podem alertar sobre riscos e propor as melhores opções. Daí a importância do apoio de uma boa imobiliária. Confira neste post os as principais etapas deste processo.

Defina o seu foco

O primeiro passo é determinar o tipo de imóvel que deseja comprar. Sua pretensão é uma casa ou apartamento? A unidade deve ser nova ou usada? Qual a metragem necessária? Em qual bairro?

Esse é o ponto de partida para definir como será a sua busca. Talvez você não encontre um imóvel que atenda a todos as suas necessidades, mas ao definir o que procura já é possível estabelecer prioridades. Você pode escolher um imóvel menor, mas próximo do seu trabalho, ou outro mais espaçoso, porém em um bairro afastado.

Estabeleça o seu orçamento

Determinar um orçamento para a aquisição é fundamental para o seu planejamento. Para fazer isso é preciso considerar não apenas a situação atual das suas finanças, mas também projetar o futuro.

O financiamento para a compra de um imóvel, por exemplo, é um compromisso que pode acompanhar você por anos. Por isso é importante ter uma ideia de como sua renda deve evoluir no futuro. Deve-se considerar também a disponibilidade de alguma reserva que possa ser utilizada como entrada.

Inicie a busca

Definidos o tipo de imóvel e o orçamento disponível, é hora de começar a busca. Atualmente, portais e sites imobiliários apresentem milhares de anúncios dos mais diferentes tipos de casas e apartamentos. Assim, mesmo sem sair de casa, é possível ter uma ideia das suas possibilidades nesta transação.

Analise a documentação

A parte burocrática do processo de compra de imóvel é um dos pontos mais delicados. É necessário analisar a papelada tanto do bem, quanto do proprietário para avaliar se não há nenhum entrave legal para a operação.

O comprador também precisa reunir uma série de documentos, especialmente se optar pelo financiamento bancário. Em todos os casos é preciso juntar certidões em diferentes órgãos, algumas com prazo de validade. Não é difícil se complicar nessa etapa.

Cuide do contrato

Uma vez acertado o negócio é preciso providenciar o contrato de compra e venda e o registro do imóvel. Trata-se de mais uma etapa burocrática, que exige atenção e conhecimento dos processos legais para a transferência do bem. Aqui, é praticamente indispensável o suporte de um profissional da área.

Lembre-se das despesas extras

Quando parece que o mais difícil já está resolvido (especialmente a parte financeira) o comprador se depara com as taxas e despesas extras que, caso não tenha sido planejadas, podem provocar um grande susto.

Somente o imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) pode chegar a 4% do valor do negócio, dependendo do município. Ou seja, se você está adquirindo um imóvel de R$ 200 mil, terá que desembolsar R$ 8 mil somente para o pagamento deste tributo na hora de transferi-lo para o seu nome.

E há ainda os custos de cartório, taxas de corretagem, pagamento pelas certidões e despesas com a mudança, entre outras. Se esses valores não estiverem no seu planejamento, podem ocasionar um belo rombo no seu orçamento.

Estes são os principais passos do processo de compra de imóvel. Em praticamente todas as etapas, a imobiliária pode ajudar você a realizar a aquisição do imóvel de forma mais rápida e segura.

Desde a pesquisa do imóvel, até a transferência, passando pela análise da documentação e do contrato, tudo pode ser facilitado pelo apoio especializado que a empresa pode conceder. Lembre-se que este é um investimento em sua tranquilidade, por isso, não vale arriscar-se.

Gostaria de saber mais sobre com o papel da imobiliária no processo de compra de imóvel? Então siga nossos perfis nas redes sociais. Estamos presentes no Facebook, Twitter e YouTube.

contato whats
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-
Open chat