Principais avenidas da cidade de Toledo – PR

9 minutos para ler

A cidade de Toledo completou 69 anos em 2021 e vem observando um grande crescimento nas últimas décadas. E é claro que esse crescimento passa pelo planejamento urbano e pelas principais avenidas e vias que levam pessoas e riquezas de um lado para outro.

As arborizadas ruas e avenidas da cidade trazem mobilidade, acessibilidade e facilidade para a população no dia a dia, além de serem a história viva, acontecendo e se modificando bem aos nossos olhos, quando observamos todas as construções e melhorias com o passar do tempo.

Por isso, preparamos um texto para que vocês conheçam as principais ruas e avenidas da cidade de Toledo – PR, para onde elas te levam, quais bairros elas ligam, e quais estabelecimentos comerciais importantes estão localizados nelas.

Av. Maripá

Uma das primeiras e mais importantes vias da cidade até os dias de hoje.

Corta a cidade no sentido leste-oeste, sendo um dos principais acessos dos viajantes que chegam de Cascavel – PR, e que leva também aos distritos de Xaxim, Concórdia do Oeste e Dez de Maio.

Atravessa a cidade nos bairros Jd. Europa/América, Vila Pioneiro, Centro, Jd. La Salle e Jd. Pancera, terminando na Vila Becker.

É na Av. Maripá que esta localizado o Supermercado Muffato, Cidade Canção e Primato, a agência da Caixa Econômica, e, é claro, a Imobiliária Panorama!

Seu nome foi uma homenagem à empresa responsável pela colonização da região, a Colonizadora e Madeireira do Rio Paraná (MARIPÁ). Com sede administrativa em Porto Alegre, a MARIPÁ organizou uma filial de sua empresa no Oeste do Paraná, preocupada principalmente com a extração, a exportação e a industrialização de madeiras e com a comercialização de terras. A área que passou a ser colonizada pela MARIPÁ no Oeste paranaense foi adquirida em 1946, através da compra da “Fazenda Britânia”, pertencente até então à Companhia de Maderas del Alto Paraná, empresa de capital inglês com sede em Buenos Aires. A MARIPÁ estruturou-se pela associação de vários acionistas, a maioria deles proveniente do Rio Grande do Sul e com larga experiência no ramo comercial.

Rua Barão do Rio Branco

Talvez seja a rua mais comercial da cidade, onde estão concentradas as principais lojas de varejo.

Corta a cidade no sentido norte-sul, sendo um dos acessos dos viajantes que chegam de Marechal Cândido Rondon, Palotina e Assis Chateaubriand – PR.

Atravessa a cidade nos bairros Centro, Jd. Gisela e Vila Industrial.

Na Rua Barão do Rio Branco fica localizada a Cervejaria Colônia, a Rodoviária, e na parte mais comercial algumas das principais lojas de varejo como a Pernambucanas, Hering e Magazine Luiza.

Foi nomeada em homenagem a José Maria da Silva Paranhos Júnior, o Barão do Rio Branco, advogado, diplomata, geógrafo, professor, jornalista e historiador brasileiro.

É o patrono da diplomacia brasileira e uma das figuras mais importantes da história do Brasil. Foi ainda indicado ao Prêmio Nobel da Paz em 1911.

Av. Parigot de Souza

Também é umas das principais avenidas da cidade, amplamente revitalizada recentemente. Corta a cidade no sentido leste-oeste, desde a entrada pelo viaduto com a BR-467, até a Fiasul, indústria têxtil de renome nacional.

Atravessa os bairros: Jd. Porto Alegre, Jd. Gisela, Vila Industrial, Centro, Jd. Santa Maria e Tocantins, chegando, finalmente no Jd. Coopagro.

Ás suas margens estão sediadas concessionárias de veículos, como FIAT Fipal e Toyota Zeni Motors, Supermercados, como o Muffato Gourmet e o Primato, além de grandes empresas da cidade, como a MG Peças e as futuras instalações da HAVAN.

A avenida recebeu esse nome em homenagem a Pedro Viriato Parigot de Souza (Curitiba, 26 de fevereiro de 1916 — 11 de julho de 1973), um engenheiro civil e político brasileiro, formado em engenharia civil pela Universidade Federal do Paraná, e que elegeu-se vice-governador do estado do Paraná em 1971, por via indireta, visto que no mesmo ano, o governador Haroldo Leon Peres foi acusado de corrupção e renunciou, ocasião em que assumiu o governo do estado.

Rua Santos Dumont

Mais uma via de grande importância para a cidade, fazendo a ligação entre os dois Lagos Municipais: o primeiro, no Parque Diva Paim Barth e o mais recente, situado no Parque Luiz Cláudio Hoffmann.

Corta a cidade no sentido norte-sul, saindo do Centro em direção a Vila Industrial.
Tem uma grande oferta de estabelecimentos comerciais e de serviços, e também é sede do Restaurante Filezão, do Hospital Campagnolo e Supermercado Allmayer.

O nome da rua veio como uma homenagem a Santos Dumont (1873-1932) foi um inventor e aeronauta brasileiro, conhecido como “O pai da aviação”, que foi o primeiro a projetar e construir um balão dirigível que decolou, contornou a Torre Eiffel e aterrizou valendo-se somente da força de um motor a gasolina e se consagrou com o 14 Bis, um aparelho mais pesado que o ar, que decolou sem a ajuda dos ventos, com um motor de 50 cavalos de potência e pousou na presença dos membros do Aeroclube da França.

Av. Senador Atilio Fontana / Rua São João

Uma rua/avenida que corta a cidade bem no meio…

Essa é a Rua São João que muda de nome se se transforma na Av. Senador Atilio Fontana a partir da rotatória com a Av. Maripá.

No sentido norte-sul, ela é caminho desde o Jd. Gisela, passando pelo Centro, pela Vila Pioneiro, bem em frente a BRF (Sadia), e chega até o Jd. Panorama.

Ela também faz alguns cruzamentos importantes com a Av. Egydio Munaretto, com a Rua dos Pioneiros, com a Av. Maripá e com a Av. Parigot de Souza.

Muitas empresas e estabelecimentos comerciais estão localizados ao longo dessa avenida, como D’Paschoal, Faxtemaq e o Posto Senador, já que facilita o acesso a qualquer região da cidade.

O nome veio em homenagem a Attilio Francisco Xavier Fontana, um empresário e político brasileiro, fundador e proprietário do Grupo Sadia.

Av. Primeiro de Maio

Uma homenagem aos trabalhadores da cidade Labor, a Avenida 1º de Maio é a principal via da Vila Pioneiro.

Cruza o bairro no sentido norte-sul, com um belo canteiro central, e nela que estão localizadas a maior parte das lojas e do comércio de rua do bairro, além de ser o principal acesso do bairro a outras regiões da cidade, devido a sua ligação com a Av. Maripá.

Também tem saída para a Av. Egydio Munaretto, facilitando a saída dos moradores da região para Cascavel através da BR-467.

Na avenida fica a Loja Kelly, Loja Veneza, uma agência do Sicredi, Shopping do Real e muitos outros.

Largo São Vicente de Paulo

É uma avenida curta, mas com um peso histórico importante para a cidade e que não poderia faltar na lista de principais avenidas de Toledo – PR.

Cruza a região central no sentido leste-oeste, ligando o Colégio INCOMAR, na Rua Rui Barbosa, até a Gruber Contabilidade, na esquina com a Rua Santos Dumont.

Passa entre a Catedral Cristo Rei e a Praça Willy Barth, e também pelo Edifício CCCT, onde esta localizada a Associação Comercial e Empresarial de Toledo.

Tem dezenas de estabelecimentos comerciais e amplas áreas para estacionamento.

Foi nomeada em homenagem a Vicente de Paulo, sacerdote católico francês, declarado santo pelo Papa Clemente XII em 1737, uma das inspirações para o surgimento e a criação da Educação Vicentina, sob a qual o Colégio INCOMAR realiza seus trabalhos.

Av. Ministro Cirne Lima

Cruzando a cidade na região norte,a Av. Ministro Cirne Lima é uma importante ligação aos moradores do Jd. Coopagro para o restante da cidade.

No sentido norte-sul, ela começa ainda no Jd. Pancera, no trevo de ligação da cidade de Toledo com o município de Ouro Verde do Oeste, e passando pela Vila Becker e Jd. Santa Maria, chegando no Jd. Coopagro, até a outra rodovia, a BR-163, que liga a outro município vizinho, Marechal Cândido Rondon.

O recente crescimento da avenida se deu principalmente pela instalação de algumas importantes empresas, como o Max Atacado, a Unopar e Supermercado Primato, mas nela também sem encontra a Fiasul, além de agências bancárias e muita diversidade de comércios e serviços.

O nome da via veio de Luís Fernando Cirne Lima (Porto Alegre, 1 de janeiro de 1933) é um político brasileiro, que foi ministro da Agricultura no governo Emílio Garrastazu Médici, de 30 de outubro de 1969 a 9 de maio de 1973.

Av. Jose João Muraro

Uma avenida larga, com boa visibilidade e que desvia e traz o movimento da entrada da cidade pelo viaduto da Av. Parigot de Souza, em direção ao Centro. Passa pelo Jd. Concórdia e pelo Jd. Porto Alegre e é o endereço de diversos estabelecimentos comerciais importantes para a cidade, com o Stock Atacadista e a concessionária Honda Enjin.

Tem ainda uma ampla pista de caminhada e ciclovia no canteiro central, trazendo segurança e lazer aos cidadãos.

Saber um pouco mais da cidade onde moramos ou planejamos morar pode ser o diferencial para ter boas experiências, e para ajudar na escolha pelo local ideal para morar.

Se você gostou desse texto, compartilha com seus amigos e nos ajude a melhorá-lo comentando quais pontos de cada avenida ou rua você acha importante.

E se faltou aqui alguma rua que é importante pra você, é só comentar que a gente vai escrever sobre ela também!

contato whats
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-