Qual o tipo de financiamento de imóvel ideal para seu perfil?

financiamento de imóvel
4 minutos para ler

Adquirir uma casa própria é o objetivo de muitos brasileiros, seja como primeiro imóvel ou para investimento. As transações no mercado imobiliário, entretanto, são caracterizadas por altos valores financeiros, um dos fatores pelo qual cada vez mais as pessoas adiam ou desistem desse sonho. Nesse caso, porém, existe a alternativa de buscar um financiamento de imóvel, que facilita a aquisição do bem.

Financiar, entretanto, traz mais dúvidas sobre o processo de compra, que por si já é complexo. Por isso, neste post vamos falar sobre uma das questões mais comuns para quem compra um imóvel: qual a diferença entre utilizar a tabela Price ou SAC como modalidade de crédito?

Price ou SAC: entenda ostipos de financiamento de imóveis

No Brasil, as prestações de financiamentos imobiliários podem ser calculadas por três modalidades diferentes, SACRE, Price ou SAC, sendo as duas últimas as mais comuns para quem procura crédito para a compra do imóvel. Neste post, vamos justamente esclarecer as diferenças entre as tabelas Price e SAC.

Vale lembrar que, apesar de o comprador poder escolher aquela mais adequada para seu perfil, há o risco de não ser aceito para determinado tipo de financiamento e ter suas opções limitadas. Por isso, é fundamental conhecer bem as opções e os prós e contras de cada uma antes de assinar um contrato com o banco.

Tabela Price

O sistema Price, também chamado de Sistema Francês de Amortização, é um dos mais utilizados no mundo para financiamento imobiliário. Sua principal característica é manter as prestações constantes: enquanto o valor da amortização aumenta progressivamente, os juros decrescem ao longo do tempo. Ou seja, nos primeiros meses a parcela é formada por maior taxa de juros, que vão diminuindo a cada mês. Em compensação, demora-se algum tempo para ver o valor total da dívida diminuir, em função do crescimento progressivo do valor amortizado.

No país, porém, foi feita uma adaptação ao sistema Price, devido aos altos índices de inflação. Existem, então, indexadores para ajustar os valores das parcelas e da dívida, fazendo com que as prestações não sejam exatamente iguais. O indexador mais comum utilizado é a taxa referencial (TR), que acompanha a inflação.

Os financiamentos com prestações calculadas com base na Tabela Price são ideais para contratos com menor valor e menor prazo para pagamento: dessa forma garante-se que não haja grande inflação acumulada no período, aumentando o valor da dívida. Também é a melhor opção para pessoas que têm perspectiva de aumento de renda ao longo do contrato, diminuindo o percentual da parcela em relação ao orçamento total. 

SAC

SAC é a sigla para Sistema de Amortização Constante, ou seja, aquele no qual os descontos do valor total da dívida se mantém constantes. Esse é o modelo mais adotado no Brasil e nele os juros variam ao longo do tempo como na Tabela Sacre, diminuindo conforme os pagamentos. Nessa modalidade, as prestações são maiores no início do contrato, por isso é a escolha mais recomendada para quem quer reduzir o total da dívida mais rapidamente, principalmente no caso de financiamentos mais longos e de maior valor.

Quais critérios devo utilizar para escolher um financiamento de imóvel?

Para escolher o sistema de seu financiamento imobiliário, é preciso comparar as tabelas, fazendo simulações com o valor total do imóvel, número de prestações e taxas de juros aplicadas. Do ponto de vista financeiro, SAC e Price são equivalentes, com pequenas variações no valor a ser pago. O que deve ser considerado, entretanto, é o total de cada parcela ao longo do tempo e o quanto isso estará de acordo com o seu próprio orçamento. Para isso, é fundamental levar em conta alguns critérios:

  • Tempo de financiamento;

  • Valor do imóvel;

  • Situação financeira atual;

  • Estabilidade do emprego;

  • Chances de altos gastos futuramente;

  • Valor da taxa de juros.

Todos esses fatores, ao serem estudados e identificados com clareza, levam o comprador a ter um real conhecimento de sua situação econômica. Apenas com a consciência dessa situação é possível escolher qual o melhor financiamento e realizar o sonho da compra do imóvel de forma segura e tranquila.

Conseguiu descobrir qual formato de financiamento de imóvel mais combina com você? Assine nossa newsletter para receber mais conteúdos sobre o mercado imobiliário diretamente no seu e-mail!

contato whats
Você também pode gostar

4 comentários em “Qual o tipo de financiamento de imóvel ideal para seu perfil?

  1. Boa tarde, gostaria de saber se tem alguma casa que eu possa estar dando uma entrada de 15 mil, qual seria o valor da parcela !

    1. Mesmo tendo outros financiamentos, ainda é possível financiar sim, Wilson! Temos que fazer uma análise da renda e capacidade de pagamento.
      Mas de fato uma entrada é sempre necessária. Essa entrada, porém, pode ser negociada com o vendedor e ser parcelada ou ainda representada por um carro ou outro bem.
      Que tal conversarmos melhor sobre isso ao vivo?
      Estamos sempre a sua disposição aqui na Av. Maripá, 4707, perto do camelô.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-