Saiba como comprar apartamento que combine com o seu perfil

comprar apartamento
4 minutos para ler

Comprar apartamento é um sonho de muitos brasileiros. Apesar desse desejo, muitas vezes, fazer a escolha certa não é nada fácil. Afinal, essa é uma decisão que envolve comprar algo muito maior do que um simples bem material, estamos falando de um patrimônio.

Por isso, tenha em mente que, para realizar esse processo da melhor maneira possível, será preciso passar por algumas etapas. Dentre elas, destacamos escolher um apartamento que combine com o seu perfil.

Para que você não acumule arrependimentos no futuro, preparamos aqui 5 dicas para que você acerte no processo de comprar apartamento. Confira!

1. Entenda qual tipo de apartamento lhe agrada mais

O primeiro passo para decidir qual é o melhor imóvel para você, é entendendo que tipo de apartamento lhe agrada mais: se é um imóvel novo ou usado. Avalie os pontos positivos e negativos de cada um, para entender qual se encaixa ao seu perfil.

Geralmente, os apartamentos novos oferecem uma estrutura melhor, mais segura, geram menos gastos com manutenção, dentre outras coisas. Apesar disso, podem ser bem mais caros e necessitar de mais gastos com acabamento, por exemplo.

Já os usados, podem ser bem mais acessíveis e também oferecer áreas mais amplas. Mas, os gastos com manutenção são maiores, além de não contar com muitos recursos no condomínio. É importante que você consiga encontrar um apartamento que ofereça um custo-benefício ideal para o seu bolso.

2. Avalie a localização do imóvel

Um dos principais motivos para que o imóvel se encaixe no seu perfil é você se sentir bem em sua localização. Então, procure fazer uma avaliação da vizinhança do prédio, principalmente em relação à sua segurança.

Para isso, faça visitas ao local em diversos horários, fique atento na movimentação da rua e na rotina do comércio da região. Avalie se o local supre as necessidades do seu dia a dia, se há supermercados, farmácias e outros estabelecimentos de fácil acesso por perto.

Avaliando esse e outros pontos relacionados à sua localização, será possível entender se aquele é um bom lugar para se morar ou não.

3. Verifique a incidência da luz solar

Não se esqueça de verificar também a incidência de luz solar. Isso é algo muito importante para quem quer morar em apartamentos.

Saiba que se a face do imóvel estiver voltada para o sul, recebem luz solar somente pela manhã durante o verão. Avalie bem, pois, esses são bons candidatos em apresentar um alto índice de umidade, podendo trazer transtornos para a sua rotina.

Já os apartamentos com a face virada para o norte, recebem luz quase o ano todo, o que mata a proliferação de fungos que são adeptos à umidade.

Esses imóveis são os mais indicados, exceto em lugares muito quentes, em que a luz solar incidindo todo tempo pode ser um problema. Analise qual é a melhor opção dentro do contexto de onde você vai morar!

4. Pense no seu futuro

Um fator importante que deve ser avaliado ao comprar o apartamento é o futuro que você planeja para a sua vida. Um imóvel pode ser útil hoje, mas pode deixar de atender às suas necessidades em poucos anos.

Por exemplo, se você comprar um apartamento com 1 quarto, mas pretende ter filhos em breve, ele não será mais útil no curto prazo. Então, não deixe de verificar se o apartamento será adequado, tendo em vista essa linha de raciocínio, caso contrário pode ser que esteja fazendo um mal negócio.

5. Verifique a valorização da região

Por fim, não se esqueça que comprar um apartamento é um investimento. Então, certifique-se de que fará uma boa aplicação ao realizar essa transação. Uma das maneiras de fazer isso é analisando a sua região.

Pesquise sobre ela, entenda se ela tem tendência em valorizar ou depreciar. Nesse sentido, é possível avaliar vários fatores, tal como, se há a previsão de investimentos futuros para o bairro, por exemplo. Saiba que uma imobiliária poderá ajudar muito nessa avaliação.09

Reforçamos que comprar apartamento envolve uma certa dedicação. Então, não deixe de visitá-lo o quanto for preciso para verificar essas e outras questões, a fim de evitar transtornos futuros.

Que tal assinar a nossa newsletter, para receber todas as novidades em primeira mão?

contato whats
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-